O ROSTO HISTÓRICO

O ROSTO HISTÓRICO

Traçar a trajetória do pesquisador e cientista baseado nos métodos e técnica ortodoxa é impossível e inviável, pois, pela logica cientifica, os métodos e as técnicas são tão importantes quanto os ocorrido ou para alguns juízes dos conhecimentos científicos, os procedimentos técnicos são mais importante que os acontecimentos. Portanto, a ideia aqui, não é produzir um texto no rigor da estética metodológica cientifica, mas, provar que os conhecimentos, aqui construídos e demostrados, foram confeccionados com idoneidade e responsabilidade. Eles foram elaborados processualmente durante um tempo de vida de uma pessoa, em espaços educacionais formais e não formais, com auxilio e sem auxilio institucionais e paradigmas.

Como foi dito escrever uma trajetória de pesquisa e ciência baseado em ortodoxia cientifica não é possível nessa obra, mas a abra não ficará sem apresentar procedimentos, métodos e técnica nessa trajetória de pesquisador e cientista. Sabe-se que; os procedimentos, os métodos e as técnicas, estão ligados intimamente as quatro fontes ou tipos de conhecimento, que são: o empírico, o filosófico, o religioso e o cientifico.

Os conhecimentos filosóficos, o religioso e o cientifico não são comuns a todas as pessoas e a todas as culturas, nem estão disponíveis a todas as fazes da vida de um homem ou individuo, mas, o empírico sim. Então, os outros conhecimentos, para fazer parte da educação do homem, as atividades sociais, dependerão de múltiplas variáveis psicossociais. Assim sendo, não se deveria exigir conhecimento e procedimento formal e institucional a uma vida de pesquisa e construção de conhecimento.

Mas como foi dito o objetivo é fornecer procedimentos métodos e técnicas não ortodoxos, mas, de mesmo rigor e seriedade.

Então para se entender melhor o exposto se traz para dialogo uma contribuição de CURY 2006, onde ele diz: elementos psicossociais que contribuíram para promover minha trajetória de pesquisa.

Então, só por este pequeno trecho; pode-se afirmar: que há contribuições nas pesquisas que vão além da ortodoxia. E em outros textos ele denuncia que a cultura acadêmica engessa a pesquisa além de nos tornar prisioneiros intelectuais. (CURY 2006).

E começado a apresentar hábitos científicos, salienta-se um dos instrumentos aqui utilizados na trajetória de pesquisador: a observação, a pratica com reflexão e nova pratica com reflexão. E isso seguidamente, em diversos contextos, em diversos momentos do desenvolvimento da pesquisa, com pessoas em diversas faixas etárias.

Esse procedimento durou cerca de trinta anos (de 1987 – 2015) fornecendo um acumulado significativo de conhecimento empírico-pratico-reflexivo; replicável. E aliado a esse costume empírico acrescentou-se o hábito de literatura ligada a pratica empírica.

Com verificação e comparação entre teoria e pratica, considerando quais teorias coincidia com a pratica empírica, ao mesmo tempo em que se aplicavam as coisas contidas na teoria que não se fazia na pratica, deu-se então a auto didatologia, uma busca própria responsável pelo conhecimento teórico do movimento, do movimento porque esse era o objeto mais pesquisado na época.

Agora essa trajetória de pesquisador e cientista não ortodoxo se fundamentava em duas fontes a pratica e a teoria de livros diversos sobre a área.

Nesse ínterim de trajetória de pesquisador e cientista, houve também a contribuição da educação formal de nível médio nas matérias especificas do curso. E principalmente das matérias de: Educação Física, Psicologia, Filosofia e Sociologia no Curso de Administração de Empresas. (Colégio Estadual Helena Celestino de Magalhães)

Então essa trajetória cientifica de pesquisa empírica, chamada assim por que não foi inicialmente orientada por mecanismos metodológicos acadêmicos propositadamente. Como também não foi uma única “metodologia”, nem tudo se deram constantemente em instituições de ensino.

Nem, na medida em estavam acontecendo os processos mentais dialéticos acadêmicos, os pensamentos e os mecanismos mentais dispensaram os conhecimentos empíricos.

Começa-se a ter acesso com a introdução dessa Educação Formal de Segundo Grau a métodos e técnicas de estudos e apreensão de conhecimento, ainda que segundo o tribunal intelectual esses estudos sejam precários e inferiores.

Pode-se concluir segundo o que foi exposto até aqui que de fato há métodos e técnicas de apreensão de conhecimento tão digna e idônea quanto, os construídos por graduados nos muros de uma Universidade. Seja lá qual for a sua capacidade de validação e titularizarão da instituição.

Mas a trajetória aqui relatada de pesquisador e cientista não parou no empirismo, nem no autodidatismo nem tão pouco nas matérias humanas bem como nas técnicas de estudos aprendidas no curso médio de Administração de Empresa. Ver-se-á que, foi muito além.

Além dessa capacitação de nível médio houve cursos de capacitação continua; em Universidade como a Católica e a Convenção Nordeste de Fitness, chamada Fitness Brasil.

Agora junto com todas as vivencias, conhecimento de mundo, Educação Formal de Segundo Grau, acrescenta-se a essa trajetória de pesquisador e cientista, os métodos as técnicas e os conhecimentos de nível superior, ainda que parcial.

O primeiro curso feito foi Pedagogia do Lúdico com o professor: Acúrsio. Nesse tempo de trajetória já se tinha desenvolvido critérios de pesquisa, o volume de conhecimento adquirido eram sobremodo grande. E era como é impossível guardar ou considerar todo tipo de saberes, adotaram-se então os seguintes critérios de pesquisa ou de verdade: os conhecimentos teriam que ter uma aplicabilidade pratica (social profissional ou pessoal); os conhecimentos teriam que melhorar a realidade social, e ainda os conhecimentos não poderiam contradizer os outros conhecimentos já adquiridos, bem como, as outras fontes consagradas e utilizadas na formulação de conhecimentos.

Pois, esses também foram adquiridos mediante critérios rigorosos de apreensão de saberes. Os cursos Universitários parciais não graduais, aqui chamados, são os mesmo exigidos como atividades complementares validos em todos os cursos de nível superior, não sendo poucos os cursos feitos.

Assim pouco a pouco vão se configurando a memoria essencial de pesquisador e cientista que serão acessadas no curso de licenciatura em Educação Física, que dará um diferencial como graduando da FAMAM. Além de lhe fornecer condições de refutar e questionar muitos ensinamentos, agora, dentro de um lugar onde se constrói conhecimentos científicos.

Havia uma motivação intrínseca pelo conhecimento, como diz Cury; uma sede de conhecimento que respirava a pesquisa empírica inicialmente. Com tudo isso, já havia uma consciência de pesquisa ou um desejo de conhecer mediante critérios rigorosos, ou rigor cientifico, porém não ortodoxos, a veracidade dos conhecimentos analisados.

Assim, com uma consciência critica acuradíssima, um senso critico extraordinário. Ou altamente desenvolvido, partiu para mais uma capacitação, a capacitação de professor primário.

Ingressou no curso normalista; no INSTITUTO CENTRAL DE ENSINO ISAÍAS ALVES, com uma consciência critica acuradíssima, já tinha também um senso critico extraordinário e altamente desenvolvido. Essa desenvoltura critica era fruto das inúmeras criticas que recebia, aprendeu e aperfeiçoou a ação de criticar, as que recebia eram infundadas, a que ele fazia era fruto de pesquisa, inicialmente empírica. .

O ingresso no curso normalista; no INSTITUTO CENTRAL DE ENSINO ISAÍAS ALVES, era um curso que forneceria o titulo de professor primário para ministrar aulas nas escolas de Salvador.

Esse curso foi de extraordinário direcionamento na trajetória de pesquisador e cientista, pois exigiu uma aquisição especifica sobre o conhecimento Educação, além dos seus métodos e técnicas de didática e aprendizagem.

Esse aluno normalista, embora, não conhecesse ainda a frase de Sócrates: o que sei é que nada sei, sabia que nada sabia sobre a Educação bem como seus Métodos, Técnicas de Ensino Aprendizagem, Teorias e Tendências Pedagógicas bem como toda a problemática envolvida nessa área de nível primário do saber. Conscientizou-se da sua ignorância educacional.

E motivado pela sua real ignorância, espirito de pesquisador e cientista chega a uma conclusão: precisa investigar a Educação, toma a decisão de resolver esse problema, decide atuar como pesquisador e cientista, entra mais uma vez em ação a auto didatologia e a pesquisa semi-cientifica.

Há uma busca intencional sobre a Educação. Ele pesquisa em livros mais livros e muitos livros na biblioteca do ICEIA, sua biblioteca particular, (pois já tinha uma) e em outros lugares; reflete e faz inúmeras anotações.

Não admitia a existência de um professor ignorante, este tinha que saber e mais do que os alunos no mínimo. Então se passou a conhece-se sobre o objeto de estudo Educação também desenvolveu um conhecimento acurado sobre métodos, técnicas e pedagogias ligadas a Educação brasileira e do mundo bem como pensadores e educadores.

Esse objeto Educação bem como toda sua problemática criou raízes no pesquisador e cientista e o instigava a estudar, a saber muito mais do que os cursos e os professores das aulas passavam.

O desejo de conhecer sobre a Educação frutificava e aumentava a cada descoberta mesmo quando as conclusões sobre os achados eram frustrantes e desanimadoras. Com todo esse zelo e desenvoltura na pesquisa cientifica não ortodoxas já era possível: selecionar, fazer comparações, tirar conclusões em muitos aspectos de inúmeros assuntos, disciplinas, assim como refutar a práxis de professores do curso Normal.

Aliado a isso houve uma possibilidade de se testar as teorias educacionais, teria mais uma atitude de pesquisador e cientista, a experimentação, ir a campo para estagiar em diversos níveis do ensino primário, poderia observar no seu local de trabalho a atuação de outros professores, além da sua própria pratica. Esse pesquisador e cientista, aplicaria uma pesquisa de campo, onde o pesquisador participa do experimento.

Trabalhou então, de tempo integral em escolas publicas e privadas de Salvador. A trajetória traçada configura-se a cada momento em pesquisa e ciência. Talvez não admitida pela comunidade acadêmica; mas que ocorreu de fato.

Trajetória por que os relatos da uma ideia de caminho percorrido em uma direção linear, e pesquisador e cientista porque houve uma busca, pesquisa, investigação e aquisição de conhecimentos com critérios rigorosos, e ainda, muito mais, uma aplicação de conhecimento, ligados a ensino, pesquisa e extensão.

A ortodoxia acadêmica valoriza a defesa de uma tese para consagrar uma pessoa pesquisador e cientista. No entanto se houver estudo comparativo sobre trajetória de pesquisador ortodoxo e não ortodoxo, pode-se chegar a conclusão que a realidade social valida muito mais os conhecimentos de um pesquisador do que uma banca. E sem fazer tal estudo e analise, chega-se a conclusão que: o aqui exposto supera e muito em todos os aspectos aos pesquisadores e cientistas institucionais.

Há de fato nesses relatos muitos procedimentos de pesquisa e inúmeras atitudes de pesquisador e cientista. Os cursos de nível médio em muitos casos fornece uma gama de conhecimento muito maior do que muitas especializações.

Neste curso de Magistério alguns matérias tiveram carga horaria de três anos, a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia por exemplo, além de: Jogos Recreações e Brincadeiras.

Com esse curso de capacitação de professores para ministrar aulas no primário, são agora dois objetos pesquisados: o Movimento a Educação, as inter-relações (Educação e Educação Física), bem como toda problemática ligada a eles.

Logo baseados em estudos históricos filosóficos específicos já era possível perceber a grande importância da Educação, assim como, pontuar as relações entre o ensino das serie iniciais e a Educação Física.

Foi possível também aperfeiçoar Método e Técnica sobre a Educação, reavaliar concepções pedagógicas e tudo mais relacionado a esses objetos de estudo, conheceu-se sobre Paulo Freire, Emília Ferreira de Almeida, Anísio Teixeira, Jean Piaget, Rui Barbosa, Skinner, Pestalozzi, Freud e muitos outros personagem e pensadores da Educação mundial e brasileira.

Houve uma busca pelo conhecimento em cursos de capacitação continuada, Pedagogia do Lúdico, Step Aero Local, Manifestações Afrodescendentes e inúmeros outros de Educação formal.

Até aqui algumas questões relacionada a Educação e o movimento já haviam sido solucionada, o que é e qual a função social de ambos. O pesquisador e cientista agora com um acumulado de conhecimento prévios e de mundo com uma consciência critica e reflexiva estuda para o ingresso no curso superior de Educação com duas opções licenciatura em Educação Física e Pedagogia. Estuda para o vestibular da UFBA, em poucos meses pesquisa em dezenas de livros, busca a leitura de mais de 15 romances, mas lê só: Iracema, Vidas Secas, Jubiaba, Dom Casmurro.

Resgata o Inglês, faz as provas sendo reprovado, no entanto, adquire mais conhecimento. Tenta posteriormente em 2009 o vestibular da FAMAM, em Cruz das Almas-Ba sendo, aprovada no curso de Licenciatura em Educação Física, com uma duração de quatro anos fora a atividade complementar de 200 horas.

Inicia-se as aulas, sua turma era a de 2010.1 no turno noturno.

Agora o pesquisador e cientista teria acesso a métodos e técnica de pesquisas cientifica, um conhecimento elevado, em muitos sentidos comparados aos outros, teria acesso há milhares de livros nessa instituição agora superior, e seu local de habitual permanência, e mais frequentado durantes os quatro anos de curso foi a biblioteca da Faculdade Maria Milza.

Mas nesse ínterim ele já tinha uma consciência de pesquisador e cientista também já tinha desenvolvido um método particular de aprendizagem já sabia o que era o jargão aprender a aprender. Começou então a construir sua Epistemologia no nível superior.