Rascunho da pós

Atualidade

O Nível Superior é considerado na atualidade uma referencia no que diz respeito à formação profissional, no entanto há uma necessidade e um clamor do mercado de trabalho e da sociedade por uma formação universitária profissional de qualidade. Surge logo o desejo de entender esse fenômeno, que leva aos processos de ensino aprendizagem do Nível Superior, bem como, os protagonistas e os coadjuvantes desses acontecimentos. Como protagonista desses fatos se tem o Especialista em Metodologia do Ensino Superior e como coadjuvante o discente universitário. Logo se entende que se precisa de uma baliza nesse estudo trazendo o seguinte:

O QUE DEVE FAZER O ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR FRENTE A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL UNIVERSITÁRIA DE QUALIDADE?

Para responder a questão levantada se precisará de consultas a quatro obras básicas: FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL; IMBERNÓN 2011, MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES, COLETIVO DE AUTORES 2010, INTELIGENCIA MULTIFOCAL, CURY 2006 E EPISTEMOLOGIA DA INTELIGENCIA CIRCUNCISÃO 2015.

O conhecimento profissional do docente IMBERNÓN p.30, conhecimento é a palavra de ordem atualmente e principalmente na formação profissional quaisquer. CIRCUNCISÃO 2016. Diversos autores procuram analisar o tipo de conhecimento profissional que um professor ou professora deveriam ter... os problemas que dão origem a construção dos conhecimentos... IMBERNÓN p.31

Aqui se começa a encontrar indícios da solução para o problema apresentado, a saber: conhecimento, tipos de conhecimentos e como eles são construídos, visto que o conhecimento é o elemento de construção de toda atividade acadêmica, sendo a construção desse a função do universitário.

Falando ainda sobre o conhecimento destaca-se de IMBERNÓN: tipos de conhecimento profissional deixando a entender que o docente precisa selecionar seus conhecimentos e isto requer domínio da epistemologia.

Esse conhecimento pedagógico especializado legitima-se na pratica e reside, mais do que no conhecimento das disciplinas... IMBERNÓN, p. 31,32

Agora com mais precisão e clareza pode-se afirma que existe um conjunto de conhecimento especializado a ser utilizado pelo docente para formar o discente de nível superior.

Ainda raciocinando com IMBERNÓN p. 33... não pode levar mais a esquecer uma das mais importantes funções ou tarefas docentes; a de pessoa que propõe valores...

A função social do docente é cumprir com as responsabilidades assumidas de cada curso ou de cada nível de ensino e não oferecer qualidades éticas e morais descontextualizadas.

A cada investigação nos texto apresentado se descobrem elementos que são indispensáveis discutir, para se ter a certeza de uma formação profissional universitária de qualidade.

Outro fator é a não definição explicita de suas funções profissionais... já me referir ao excesso de responsabilidade que a profissão docente estar assumindo. IMBERNÓN. P 35.

Então do conhecimento profissional docente aprende-se que ter conhecimento é importante, como é importante também o tipo ou a qualidade do conhecimento e que para isso se precisa ter um domínio epistemológico, ainda que na abordagem apresentada por IMBERNÓN, isto não estar muito claro.

O modelo indagativo ou de pesquisa como ferramenta de formação do professor IMBERNÓN p.77

O professor docente precisa de se utilizar de algumas ferramentas da ciência, a pesquisa por exemplo, para melhorar sua pratica docente:

Esse modelo requer que o professor identifique uma área de interesse, colete informação, e baseando-se na interpretação desses dados realize as mudanças necessárias no ensino. IMBERNÓN p. 77

... no momento de encontrar respostas para os problemas da escola e da sala de aula. ... preencher o vazio que existe entre a pesquisa e a pratica.

Reforçando IMBERNÓN p. 77 lembra-se que ser pesquisador e cientista é um dos atributos do universitário obrigatoriamente logo que ele adentra o nível superior e não só isso todo esforço como pesquisador e cientista tem o foco nos problemas da sua realidade social. Pode-se concluir até aqui que o caminho para uma formação profissional universitária de qualidade é a pesquisa ciência e uma epistemologia própria inovadora.

Pesquisa e ciência ligada a realidade social é um principio significativo para se construir conhecimentos científicos validos que contribuirão para uma formação profissional universitária de qualidade.

A questão do dogmatismo e síntese pré fabricada apresentada por IMBERNÓN p.81 esta relacionada a subjetividade dentro da práxis pedagógica algo extremamente nocivo para a formação profissional universitária de qualidade.

Formação do professor e qualidade de ensino IMBERNÓN p. 100 entender sobre qualidade é aqui um tema elucidatório. Mas, o que é ser melhor? E ai agente começa a dar volta que não acabam mais, fazendo girar rodas mentais sem encontrar um ponto de apoio que nos possibilite a arrancada para a viagem. Que diabo é qualidade?(Pirsig, 1974). ... Conceito obsoleto que remota ao século XIX... se quisermos falar de qualidade, termos tão em moda, primeiro teremos de analisar o que mudou nestes últimos vinte anos que repercute na formação e no ensino. IMBERNÓN p. 101. Mas o conceito de qualidade não é estático, não há consenso sobre seu significado nem existe um único modelo, pois ela depende da ideia de formação e de ensino que se tem. Durante muito tempo, e por ser proveniente do mundo da produção, a qualidade foi interpretada como um conceito absoluto, próximo as dimensões de inato e de um atributo de um produto... é analisada a partir da consciência do aluno, de como ele percebe. IMBERNÓN p. 103. ... campo de conhecimento repleto de contradições... com uma marca do discurso acadêmico vago... o conformismo, desorientação generalizada , o desconcerto intelectual das universidades, a divisão dos acadêmicos com ideias alternativas etc... temos de buscar a qualidade , mas sabendo que sua riqueza se encontra já no caminho... IMBERNÓN p. 108.

Recapitulando, foi uma boa jornada com IMBERNÓN 2011, onde se pode perceber quais os entraveis como também as possíveis solução para uma formação universitária de qualidade.

O MANIFESTO DOS PIONEIRO DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E DOS EDUCADORES (1959)

Há um proverbio chinês que diz: quando não se sabe o caminho a seguir se volta ao começo ou a origem, pelo que se analisou até aqui se percebeu que a Educação estar mais perdida do que cego em tiroteio. (proverbio popular). E o nível superior não é diferente. Mas o problema apresentado ainda precisa de solução. IMBERNÓN 2011 deu boas contribuições mas, como é de costumes na ciências humanas as soluções não são precisas e claras. E no esforço de obter respostas para a necessidade uma formação profissional universitária de qualidade se aprecia o documento histórico dos pioneiros.

E o que é mais grave – além de não cuidarmos da solução de problemas fundamentais antes que viessem a se agravar sob a pressão de causas exteriores, deixamos de criar e organizar o nosso aparelho de cultura, para habilitar as novas gerações a enfrenta-los e a resolve-los, numa época em que se acentua por toda a parte a intervenção da ciência na direção dos negócios públicos, entregue até então ao instinto de dos povos e o capricho dos governantes. COLETIVO DE AUTORES 1932. P.17.

A incoerência a superficialidade e a flutuação, em que se manifesta a indisciplina mental, constitui entre nós as trocas características da literatura cientifica especialmente politica e social... nutridas de ideias e fatos enriquecidas de observações diretas retemperadas nas correntes dos pensamentos modernos. P. 18 os debates parlamentares e as lutas politicas que se travam em torno do poder e raramente em torno de problemas; poderiam satisfazer a esse pequeno publico das classes medias de formação acadêmica cujo os aplausos se reservam aos homens que se disputam a primazia na astucia dos manejos políticos ou no brilho dos torneios oratórios. p.20 compreendemos que não se forma o espirito por subterfujo, e que devemos ganhar o pão com o suor do rosto, isto é, pelo esforço, lutando contra toda resistência e subindo dolorosamente da confusão, da superficialidade e da fraqueza, para a claridade precisão e força... que a grandeza do país não romperá do seio da terra, mas do pensamento da energia e do braço de seus filhos.

P.21 ninguém contesta a necessidade de ter o educador um ideal, que lhe ofereça precisamente a matéria dos sentimentos e dos hábitos que ele trabalha por inculcar as gerações novas. P. 25. ... por isso mesmo que uma noção nítida do papel da escola na sociedade. P. 27... Tudo fragmentado desarticulado e disperso essa é a natureza dos saberes universitários descontextualizados, longe da realidade da essência das coisas... p. 33. Nunca chegamos a possuir uma cultura própria... problemas sobre objetivos e fins da educação... a luz dos fins estabelecidos os processos mais eficazes para a realização da obra educacional. P.34. ... já se despertava a consciência que para dominar a obra educacional em toda a sua extensão é preciso possuir, em alto grau o habito de se prender sobre bases solidas e largas. O axioma que se pode ser tão cientifico no estudo quanto na resolução de problemas educativos como o da engenharia e finanças. P.36. labirinto de ideias vagas. P. 37. Noções claras e definidas de suas aspirações e suas responsabilidades. P.37. verdadeira educação funcional. P. 49. Uma comunidade palpitante pela soluções de seus problemas. P. 50. ... se deixam infiltrar por desse espirito enciclopédico em que os pensamentos ganham extensão no que perdem em profundidade. P. 55. O período criador sede lugar a erudição... aparente e sem substancia dissimulando sobre a superfície, as vezes brilhante a absoluta falta de solidez de conhecimento... nessa superficialidade de cultura... cujas opiniões se mantem prisioneiras das mais variadas doutrinas... quase que anárquica... libertar de todos os males educativos de que se viciou sua formação... a ignorância da mais humanas de todas as operações intelectuais. P. 57. Posição social da escola em face da vida. P. 60 ... ao mesmo tempo em que os progressos da psicologia aplicada a criança a dar a educação bases cientificas os estudos sociológicos definindo a posição da escola em face da vida, nos trouxeram uma consciência mais nítida da função social e da estreiteza relativa de seu circulo de ação ...p.63. Demais os problemas da educação devem ser resolvidos de maneira cientifica. A complexidade trágica dos problemas postos pela sociedade modernas... devemos formarmos nos princípios fixos e inabaláveis que servem para regular de modo firme todos os nossos pensamentos devem ser em nós outros de uma só peça e formar um todo penetrante e solido... é preciso formar uma opinião clara e penetrante e responder a esses problemas, sem mas, de modo decidido e inabalável. A alta responsabilidade de seu papel social nem dispõe de quaisquer meio para revisão periódicos de seus conhecimentos. Com proliferação desordenada , sem planejamento e sem critério algum ( a não ser o eleitoral, de escolas superiores ... já se pode calcular as ameaças que pesam sobre esse nível de ensino...p. 72. Preparar cada vez mais solidamente o professorando e aparelha-lo dos recursos indispensáveis ao desenvolvimento de suas múltiplas atividades. P. 73. Cremos que não temos traído em momento algum a nossa missão e não nos cabe a mínima responsabilidade no estado desolador e inquietante a que chegou a educação no Brasil. Atacar de frente a questão ... para esclarecer a nossa posição. P. 78. ... querem fazer da religião um instrumento de politica e a politica um instrumento de religião. P.80. instituiu a liberdade sem controle... foi uma catástrofe sob todos os aspectos inclusive a moral... gravitam mais é para desordem anárquica na educação. E que alcançam largar o ensino a toda espécie de influencia de grupo de pressão divergentes e contraditórios. P85. Ciência aplicada e ciência pura e desinteressada... vão procurar as armas mais eficazes para a formação das novas gerações e execução dos planos que traçaram. P. 93 sonhos e devaneios de ideólogos políticos. P. 114. ... sem uma base instrucional solida e logica não há boa economia. P. 115... caminha-se sem direção, ao acaso de rumo egoístico. O horizonte nacional achou-se num deserto de homens e de ideias. p. 116. Revolução mental e leal e por isso eficiente e útil. P.117. ... determinar diretrizes nítidas a solução de um problema. P. 119. Pioneiro da verdade pedagógica... o quadro da ivolução atrofia da família no mundo contemporâneo... concepção ideológica que a cada período histórico predomina... toda finalidade pedagógica converge para formação de homens e mulheres capazes de desempenhar as funções que as circunstancias lhes destinam em uma organização social.

Chega-se ao fim de mais uma jornada reflexiva e desta vez com os pioneiros da verdade pedagógica, esses educadores ajudaram não só a lançar os alicerceares para construir uma formação profissional universitária de qualidade como também todas as partes do corpo teórico consistente. Mas as investidas investigativas ainda não se completaram por isso se passará a contribuição de Cury em Inteligência Multifocal 2006. Desta obra o que interessa é: infelizmente, como veremos, a tendência intelectual natural do homo sapiens, desde a aurora da vida fetal até o seu ultimo suspiro existência, é seguir uma trajetória de construção intelectual superficial. P.19. ... tem condições intelectuais de repensar seus paradigmas sócio cultural e expandir continuamente suas ideias e maturidade psicossocial.p.19. A cultura acadêmica não os libertará do cárcere intelectual. Será um homem mais capaz de dar resposta logicas, mas, com menos capacidade de dar respostas para a vida... a sede de conhecimento e o desejo de respirar a pesquisa cientifica p.24... fico imaginando quantos pensadores ilustre não tiveram sua produção de conhecimento abortada pela postura autoritária do sistema acadêmico se impondo como centro da produção e da validação do conhecimento e como centro exclusivo da produção intelectuais, de cientista de pensadores e teóricos.p. 33. Parece paradoxal, mas o sistema acadêmico não apenas forma intelectuais, mas também sufoca pensadores, mesmo dentro de sua esfera... hoje é raro encontrar pensadores fora da instituição acadêmica como ocorreu nos séculos passados. P. 34.... esses procedimentos são fundamentais para romper os paradigmas culturais, o continuísmo das ideia a mesmice do conhecimento e, consequentemente, para produzir cientistas teóricos e pensadores...por que a cada dez anos grandes verdades cientificas se tornam grandes enganos.p.45. ... um pensador precisa pesquisar com critério e rejeitar determinadas atitudes especulativas e teoricistas. P.51... sua produção de conhecimento objetiva alcançar uma aplicabilidade psicossocial na educação.p.52... a ciência e a verdade real moral na mesma casa, mais estão em dois mundos distintos.p.59... sem um sistema de relação com a verdade essencial dos objetos e fenômenos de estudo. Isso tem acontecido com frequência na ciência.p.70 ... a incapacidade que a ciência tem de resolver os problemas essenciais da sociedade.p.71 Faltam ideias e pensadores brilhantes que possam contribuir para dar soluções para os problemas humanos fundamentais.p71... as universidades foram fundamentais nesse processo. Ela se tornaram a força motriz do desenvolvimento humano. Porem com o passar do tempo como aconteceu com grandes instituições que atingiram o topo do sucesso, as universidades entraram em decadência ainda que a maioria das pessoas não consigam perceber. O conhecimento foi institucionalizado os grandes teóricos se tornaram escassos, a hierarquia acadêmica substituiu o livre pensamento, as grandes teorias desapareceram. P.72. o homem do terceiro milênio se sentiu frustrado, perdido confuso sem ancora intelectual para se segurar.p.73... o processo socioeducacional superficialista...p.184... que expressão produções de conhecimento sem embasamento cientifico, tem saturado as sociedades e contaminado essas ciências, trazendo grande confusão teórica.p. 193... atualmente, com a multiplicação do conhecimento, a expansão quantitativa das universidades e o acesso facilitado as informações, deveriam ter multiplicado a cadeia de pensadores nas ciências mas provavelmente não é isso que tem acontecido. Há sem duvida ilustre pensadores na atualidade; creio que muitos deles concordem que a grande maioria dos que cursam uma universidade e fazem uma pós graduação se tornam espectadores passivos do conhecimento, retransmissores do conhecimento, e não pensadores capazes de criticar e expandir o conhecimento que incorporam ou produzir novas teorias. p. 206. ... nos vacinamos contra o superficialismo intelectual. P.207.

A HISTORIA COMO LEME INTELECTUAL. A MORTE DA HISTORIA E SEU RENASCIMENTO. P. 224.

Provavelmente muitos professores universitários tem institucionalizado inconscientemente sua liberdade de pensar, sua consciência critica, comprometendo sua macrovisão da historia humana. Sob a luz dos holofotes dos processos de construção dos pensamentos. Essa transmissibilidade superficial despersonalizada da historia reproduz “a-historicamente” o conhecimento histórico, retransmite apenas as letras mortas dos livros de historia. A transmissibilidade unifocal a-histórica não constrói ainda que minimamente a historia real, não reaviva a historia, por isso, ela gera uma plateia de espectadores passivos do conhecimento e não de pensadores que tenham consciência critica sócio politica. A transmissibilidade despersonalizada do conhecimento histórico provoca a morte da interpretação da historia e não estimula a formação de pensadores...p. 226. ... a historia que estar morta nos livros é enterrada pelos professores universitários e secundaristas e assistida por uma plateia de espectadores passivos no velório da sala de aula. P. 226. ... um povo sem consciência critica da sua historia vive um presente sem futuro, SEM LEME INTELECTUAL, sem proteção contra seus próprios erros e SEM DIREÇÃO psicossocial...p.226... o drama intelectual da transmissibilidade fúnebre do conhecimento que informa mas não provoca inteligência, que induz a ideia mas não provoca a consciência critica, não ocorre apenas no conhecimento histórico, mas em todas as áreas da ciência, principalmente no campo das ciências da cultura, ou seja: na psicologia, na sociologia, na EDUCAÇÃO, na filosofia. p.226 ...as salas de aulas se tornam, não poucas vezes um cemitério de ideias. Nelas as informações são transmitidas com técnicas e eficiência psicopedagógica, porém de maneira fria, não viva, incapaz de provocar o desenvolvimento da inteligência estimular o debate das ideias catalisar o desenvolvimento da consciência critica. P. 226. ... o homem tem uma capacidade de psicoadaptação incrível. Ele pode se adaptar aquilo que mais rejeita. Pode se adaptar as maiores miséria sociais, as maiores injustiças, e até a sua própria doença. ... concordam que a maioria dos alunos, seja dos cursos da ciência da cultura, seja da ciência física biológica não se tornam intelectuais que apreciam e sabem utilizar a historia social, a historia da ciência ... como leme intelectual. Não há como eximir o sistema acadêmico de culpabilidade pelo menos parcial, nesse processo socioeducacional superficialisante. p. 227. ... A transmissão superficial do conhecimento, associado a redução do exercício intelectual da arte da formulação de pergunta, da arte da duvida e da critica, se tornam grandes causas que promovem a falência do sistema acadêmico. P. 228. ... os sistema socioeducacionais das sociedades modernas tornaram-se protagonista da propagação de uma doença psicossocial epidêmica que atinge a maioria dos estudantes, chamada de mal do logos estéril (mal do conhecimento estéril) o mal do logos estéril é uma doença que possui rica sintomatologia, expressa, entre outros sintomas, pela incorporação do conhecimento sem critica, sem delete, sem sabor, sem dúvida, sem utilidade humanística, sem desafio, sem aventura, o que aborta não apenas a consciência critica e sociopolítica, mais também o desenvolvimento do humanismo, da cidadania e o engajamento em projetos sociais...p. 229. ... o homem moderno tem vivido na superfície da mente. ... esconde o superficialismo intelectual... p.229.

Considerações finais

Os textos acima apresentados trouxeram muitos elementos para ajudar na compreensão do fenômeno: a necessidade de formação profissional universitária de qualidade, entendendo que atualmente ela não existe exigindo do Especialista em Metodologia do Ensino Superior uma intervenção que garanta a qualidade de sua práxis em sala de aula e consequentemente a formação universitária de qualidade de seus discentes no contexto educacional que estão inseridos. E para tanto, baseado nesse estudo concentrar-se na figura do professor, na sua epistemologia e na pratica docente. Ele passa de produtor de conhecimentos verdadeiros e absolutos a conhecimentos validos e relativos inviabilizando uma pratica docente de sucesso, porque não tem mais função social definida como se viu em IMBERNÓN 2011. Não tem um conceito claro do que é qualidade, há uma imprecisão nos seus métodos e técnicas tanto na apreensão de conhecimentos quanto que na socialização deles. Porque há uma instabilidade de suas convicções provocando uma aceitação e rejeição constante dogmas diversos sem precedentes. ... campo de conhecimento repleto de contradições... com uma marca do discurso acadêmico vago... o conformismo, desorientação generalizada , o desconcerto intelectual das universidades, a divisão dos acadêmicos com ideias alternativas etc... temos de buscar a qualidade , mas sabendo que sua riqueza se encontra já no caminho... IMBERNÓN p. 108

Com um quadro desse caótico é evidente que não se pode ter uma formação profissional universitária de qualidade. E foi por não encontra alicerceares em IMBERNÓN se reportou ao pioneiros da verdade pedagógica, e deles se obteve orientação completamente diferentes.

E o que é mais grave – além de não cuidarmos da solução de problemas fundamentais antes que viessem a se agravar sob a pressão de causas exteriores, deixamos de criar e organizar o nosso aparelho de cultura, para habilitar as novas gerações a enfrenta-los e a resolve-los, numa época em que se acentua por toda a parte a intervenção da ciência na direção dos negócios públicos, entregue até então ao instinto de dos povos e o capricho dos governantes. COLETIVO DE AUTORES 1932. P.17.

A incoerência a superficialidade e a flutuação, em que se manifesta a indisciplina mental, constitui entre nós as trocas características da literatura cientifica especialmente politica e social... nutridas de ideias e fatos enriquecidas de observações diretas retemperadas nas correntes dos pensamentos modernos. P. 18 os debates parlamentares e as lutas politicas que se travam em torno do poder e raramente em torno de problemas; poderiam satisfazer a esse pequeno publico das classes medias de formação acadêmica cujo os aplausos se reservam aos homens que se disputam a primazia na astucia dos manejos políticos ou no brilho dos torneios oratórios. p.20 compreendemos que não se forma o espirito por subterfujo, e que devemos ganhar o pão com o suor do rosto, isto é, pelo esforço, lutando contra toda resistência e subindo dolorosamente da confusão, da superficialidade e da fraqueza, para a claridade precisão e força... que a grandeza do país não romperá do seio da terra, mas do pensamento da energia e do braço de seus filhos. P.21

P.21 ninguém contesta a necessidade de ter o educador um ideal, que lhe ofereça precisamente a matéria dos sentimentos e dos hábitos que ele trabalha por inculcar as gerações novas. P. 25. ... por isso mesmo que uma noção nítida do papel da escola na sociedade. P. 27... Tudo fragmentado desarticulado e disperso essa é a natureza dos saberes universitários descontextualizados, longe da realidade da essência das coisas... p. 33. Nunca chegamos a possuir uma cultura própria... problemas sobre objetivos e fins da educação... a luz dos fins estabelecidos os processos mais eficazes para a realização da obra educacional. P.34. ... já se despertava a consciência que para dominar a obra educacional em toda a sua extensão é preciso possuir, em alto grau o habito de se prender sobre bases solidas e largas.

Com os verdadeiros pioneiros pedagógico há uma evidencia de se tratar com o real o preciso e o concreto descartando tudo que é contrario dentro do ensino superior.

Diante do exposto a solução é a utilização de uma epistemologia inteligente que é a construção de conhecimento cientifico com dois princípios básicos utilidade e verdade, baseado na:

Existência de uma VERDADE UNIVERSAL.