INTOLERÂNCIA RACIAL ATÉ QUANDO?

Primeiramente para falarmos em intolerância racial, devemos nos preocupar com a ideia que este termo nos traz, seguindo o que aprendemos, em nossos estudos durante o período escolar, podemos dizer que intolerância nos traz a ideia de repugnância, de um determinado ato odioso que um indivíduo faz a outrem, em razão de seu gênero, modo de pensar, ou até mesmo pelo seu simples ato de ser viver.

Podemos observar através do dia a dia, e dos diversos casos que a mídia nos relata que apesar da evolução da sociedade, infelizmente diversos atos repugnantes continuam a acontecer, contra pessoas de algum determinado gênero.

Pode-se notar que, muitas das vezes a intolerância racial acontece de uma maneira silenciosa, o que causa grande constrangimentos as vítimas, e sem ter como provar, preferem sofrer essa discriminação calados, temos o exemplo das mulheres, que mesmo exercendo a atividade que homens exercem, e até mesmo executando essa atividade de uma maneira mais eficiente, recebem menos, simplesmente pelo simples fato de seu gênero ser feminino.

Sabemos que possuímos leis para reprimir o racismo, porem o aspecto legal ainda não é capaz de reprimir a sociedade de uma maneira eficiente, onde muitos cometem atos raciais sem o menor pudor, sem medo das consequências que determinadas atitudes poderão lhe causar.

Outro exemplo que podemos citar de intolerância racial, é que, apesar do brasil conter uma população com a maioria sendo negros ou pardos, os negros possuem maiores probabilidade de serem vítimas de crimes violentos, muitas das vezes pelo simples fato da cor de sua pele ser escura.

Podemos observar que discutir com pessoas intolerantes não nos levam a lugar algum, isso porque a mesma não tem argumentos lógicos, a intolerância pode-se afirmar que é algo visceral, ou seja, está dentro das entranhas da pessoa que a possui, e mesmo com argumentos lógicos não adiantaria, para fundamentar uma atitude intolerante.

Temos o direito adquirido no brasil para todos, porém muitas pessoas são até mesmo consideradas inferiores a outras.

Para erradicarmos de vez com essa atitude totalmente primitiva, devemos ter um trabalho de educação, da construção de uma cultura mais tolerante, um conceito de empatia, para quem sabe um dia todos notarem que somos iguais, independentemente de raça, credo e do seu modo de viver.