QUEM NÃO MENTE?

A reflexão sobre verdade ou mentira em que a mentira é condenada, tem como principal divulgador as religiões que pregam a verdade como conduta moral.

Mas onde nasce a mentira?

Talvez seja na infância quando a criança por ter apanhado pelo seu ato, quando este se repete diz aos pais que não fez nada. E apesar de toda a sociedade ser contra a mentira todos mentem, e o pior, acabam acreditando na mentira e contando para todos como se fosse verdade.

Mas falar a verdade, ou a mentira, pode não passar de uma questão de conveniência, seja para impressionar a namorada, ou uma questão política, como em 1990 quando a Ministra da Economia Zélia Cardoso de Mello, dizia a poucos dias do confisco das poupanças, que não iria precisar daquele dinheiro, e mais recentemente o atual presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva diz não saber sobre o mensalão.

Será verdade ou mais uma mentira para manter a opinião do povo a seu favor?

Apesar de todos mentirem, seja uma vez na vida ou todos os dias, a mentira é condenada pelos próprios mentirosos, pois ninguém gosta de admitir que mente, já no século XV o teatrólogo Gil Vicente disse “ninguém diz a verdade todo mundo é mentiroso”.

Não sendo tão radical a mentira está presente no nosso dia-a-dia seja para enganar, seja por conveniência.

Por fim se a sociedade não mais condenasse a mentira, quem mente não iria mentir para esconder a primeira mentirinha.

Américo Cruz
Enviado por Américo Cruz em 15/08/2007
Código do texto: T607828