Evite: REDUNDÂNCIA...

REDUNDÃNCIA é algo que já está implícito numa palavra, numa expressão, numa idéia do texto, algo desnecessário e que na maioria das vezes escrevemos sem perceber...

Eis alguns exemplos corriqueiros. Eu sempre dou uma conferida em meus textos para tentar encontrá-las, pois escrevemos sem percebê-las...

1- AMBOS OS DOIS...- Tolerado. (segundos alguns é pleonasmo estilístico, talvez não fique claro a idéia de dois). Mas, eis uma questão: seria certo escrever ambos os quatro!

2- VER COM OS PRÓPRIOS OLHOS...- tolerado. (considerado estilístico, apesar de que ninguém vê com a perna, braços, bumbum etc... por causa de "próprios" é aceito).

3- SUICIDAR-SE... Tolerado. Suicídio..."sui" -de si- + "cídio" -assassinato, morte- O "se" é redundância, mas o uso se consagrou.

4- NOITE ESCURA... neca de pitibiriba! Mesmo com lua clara toda noite é escura. Evite, noite escura.

5- CONSENSO GERAL, CONSENSO DA MAIORIA... - neca de pitibiraba! Ora, se é consenso é geral! Não existe consenso parcial...Portanto, somente, consenso.

6- ELO DE LIGAÇÃO... - neca de pitibiriba! Jamais! Argola, elo, dá a idéia de ligação. Portanto, apenas, elo!

7- CRIAR CEM NOVOS EMPREGOS. CRIAR DEZ NOVAS VAGAS... neca de pitibiriba! Se se criou é coisa nova. Portanto, criar cem empregos, criar dez vagas.

8- NA MINHA OPINIÃO PESSOAL... neca de pitibiriba! Se é a minha opinião, ela é pessoal, não é dos outros, certo! Portanto: na minha opinião.

9 - ABISMO SEM FUNDO... neca de pitibiriba! O sentido literal da palavra "abismo" é sem fundo! Portanto: somente, abismo.

10 - ACABAMENTO FINAL... neca de pitibiriba! Acabamento já está implícito o termo "final"! Ninguém dá acabamento no começo.

11- EM TODOS OS PAÍSES DO MUNDO... neca de pitibiriba! Pelo menos, ainda não conhecemos países em outros mundos, somente por aqui. Portanto: em todos os países.

(obrigado ao leitor ROBERTO BARROS pela lembrança)

Fim.