Doação de órgãos

Desde a antiguidade clássica, os egípcios, os mesopotâmios, os gregos, entre outros, já se pensava em estudar técnicas medicinais a fim de melhorar a qualidade de vida; esforços esses que ainda hoje são exercidos, mas sob uma base cientifica mais aprimorada. Entretanto esses avanços na medicina não são capazes de resolver determinados problemas, sendo um deles -a doação de órgãos- um fato a ser mais bem compreendido.

Nesse sentido, alguns dogmas religiosos relacionados a este assunto, fazem oposição a pratica da doação de órgãos. Durante a reforma religiosa no Sec.16, as 95 teses de Martino Lutero foram um ponto de partida para questionamentos sobre a autenticidade do que realmente pode ser cobrado pela igreja, modificando a forma das pessoas agirem na sociedade perante algumas imposições religiosas, e transformando o pensamento do mundo ocidental.

Alem disso, a má compreensão, e a forma como esse assunto é debatido na sociedade brasileira, trás a tona a fragilidade dessa situação. O comando político também tem sua parcela de culpa,devido ao pouco espaço e as tímidas ações destinadas para exposição e o debate

público-social dessa questão. Com esse pensamento, dever-se-ia fazer valer as palavras de Aristóteles quando afirmava que a política deve ser feita de modo a beneficiar a sociedade.

Sendo assim torna-se indispensável que medidas sejam tomadas para resolução deste problema. Com a criação de campanhas na televisão, internet, entre outros meios de comunicação para melhores esclarecimentos sobre a doação de órgãos, e acima de tudo, com maior participação de cada cidadão ao comunicar a seus familiares sobre sua vontade de ser doador; são ações que podem melhorar a qualidade e quantidade das doações, assim beneficiando a vida das pessoas.

Observaçao:Minha redação do enem pra esse ano,

não vale cola enh... hsuahsauhua

Carmem Treze
Enviado por Carmem Treze em 31/10/2017
Reeditado em 06/11/2017
Código do texto: T6158394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.