Viver a vida

Bem, talvez eu nem tenha vivido o suficiente até agora para realmente poder dizer o que é experiência de vida, mas pelo que já vivi tiro algumas conclusões, até porque, experiência não é tão teórica quanto prática, e percebemos que às vezes pequenas lições valem muito mais que grandes debates.

Como por exemplo, muitos vêem maturidade como algo da idade, mas eu já acompanho a tese de William Shakespeare, em que: "maturidade tem mais haver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou", essa é uma grande lição, além de que, às vezes nos parece que não há mais caminhos, parece-nos que tudo em nossa volta já não é do mesmo jeito, e que tudo o que sentimos não vale nada, enfim, parece que estamos derrotados, mas pense, não existe um grande problema sem uma solução maior ainda!, e mesmo que pareça que é só você e o mundo, sempre existe alguém olhando por você, e não se entristeça quando não vê valor dentro de si, pois para alguém você deve ser a pessoa mais importante do mundo, e não importa o que aconteça, ninguém muda isso.

Experiência às vezes soa um pouco como paciência, e essa sim, requer muito treino, e aliás, paciência também ajuda a vida a valer a pena, paciência, coragem e arriscar um pouco de vez em quando fazem parte. Não desistir, seguir em frente mesmo quando tudo parece derrotado, são algumas coisas que podem fazer a vida valer a pena, uma vez ouvi uma frase que dizia: "Se você não desistir agora, não terá algo pelo qual se arrepender pelo resto da vida", e até que ela faz muito sentido, afinal, é fato que no mundo existem muito mais pessoas que desistem do que fracassam, e isso é um bom motivo pelo qual seguir em frente, porque às vezes nos parece que o nosso problema é o maior, mas será mesmo?

Quando temos algum problema o tamanho dele nos influencia mais pelo seu valor moral do que pelo valor de fato, afinal, será que perder dinheiro na rua é maior que alguém soropositivo?, evidente que não, mas não devemos nos deixar envolver completamente por isso, e sim VIVER a vida, pois se não sabemos o amanhã ou até mesmo o hoje, só podemos mesmo fazer uma coisa: seguir, e ser persistente, otimista e até teimoso de vez em quando, pois novamente utilizarei essa pequena lição de Shakespeare para finalizar: "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar".

Pablo Nunes
Enviado por Pablo Nunes em 22/08/2007
Código do texto: T618863