Gêneros e notícias.

O GÊNERO JORNAL tem o âncora ou o repórter-fixo que transmite notícias e informações das emissoras televisivas.

A reportagem escrita em jornal tem a manchete de primeira página.

Debaixo dela, tem o LEAD ou RESUMO da temática principal.

Ao longo da notícia, existem olho (destaque de frase), imagens, legendas das fotos ou imagens, colunas do texto, autor-escritor, linguagem de acordo com o público-alvo.

Esses e outros termos, você tem que dominar. Isso é ATUALIDADES OU ABRIR-SE À JANELA PARA O MUNDO OU PLURALIDADE CULTURAL...

________________________________________

Direito cívil: .Lei nº 12.153 de 22.12.2009.

Direito a vida e ao corpo. São direitos irredutíveis à vontade do sujeito. Ninguém pode abrir mão da vida e de seu corpo. Nem por capricho tirar órgãos e amputar parte dos membros e dos órgãos.

Art. 345. A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se:

- o litígio versar sobre direitos indisponíveis; “São os direitos dos quais a pessoa não pode abrir mão, como o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade. Por exemplo: uma pessoa não pode vender um órgão do seu corpo, embora ele lhe pertença.

a) direitos que não podem sofrer ablações (Ablação é a amputação de uma parte do corpo ou excisão de um órgão ou de uma excrescência.),

────────────────────────

Significado de AFÉRESE (literatura ou gramática). Substantivo Feminino: Cirurgia. Ação de cortar, de amputar.

Supressão de um fonema ou de uma sílaba no início da palavra.

(Ex.: té por até, inda por ainda.).

────────────────────

Atualidades no GUIA DO ESTUDANTE

http://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/

Internacional: O fim da URSS

access_time29 mar 2017, 20h16

Internacional: Corrida Nuclear

access_time29 mar 2017, 19h50

Internacional: Paz distante entre Israel e Palestina

access_time29 mar 2017, 06h21

Revolução cultural: Culto à personalidade

access_time29 mar 2017, 04h57

Desmatamento: A ameaça persiste sobre a Amazônia

access_time29 mar 2017, 02h29

Indústria: Máquinas em desaceleração

access_time27 mar 2017, 07h53

Internacional: Eleições nos EUA

____________

Sabe o que é a Troika? União Europeia, Banco Central Europeu – BCE – e FMI com o direito de intervir na política econômica da Grécia e em outros países...

Sabe o que é Syriza? Sigla de Coalizão de Esquerda Radical na Grécia.

______________

GLOBALIZAÇÃO, BLOCOS, POLÍTICA ECONÔMICA...

file:///C:/Users/JOSE/Downloads/aula0_atualidades_TE_TDS_AMLURB_SP_99584.pdf

________________

Troika volta a Portugal para analisar medidas de austeridade

Os membros da CE, do BCE e do FMI se reunirão com o Executivo português para analisar os mais recentes ajustes

http://exame.abril.com.br/economia/troika-volta-a-portugal-para-analisar-medidas-de-austeridade/

Eleito em 25 de janeiro, formado majoritariamente por um partido inovador denominado Syriza (sigla de Coalizão de Esquerda Radical), o novo governo grego entusiasmou os que buscam alternativas ao sistema quando adotou, logo após assumir, medidas corajosas. Suspendeu as privatizações em curso (de portos, aeroportos, estradas, uma empresas de energia elétrica e uma refinaria de petróleo). Anunciou a volta do fornecimento de energia para 300 mil famílias que ficaram no escuro por inadimplência.

https://www.cartacapital.com.br/blogs/outras-palavras/grecia-x-troika-confronto-adiado-8078.html

Apresentou estas primeiras medidas como apenas o primeiro passo para algo maior: renegociar a dívida grega; rejeitar o acordo que hoje a representa (denominado “Programa de Assistência Econômica e Financeira”), e que dá à chamada Troika (União Europeia, Banco Central Europeu – BCE – e FMI) direito de intervir na política econômica do país.

Mas, aparentemente, Atenas tinha menos força do que pensava para alcançar este segundo objetivo. As primeiras medidas encantaram a esquerda, mas enfureceram aTroika. Na semana passada, duas reuniões do conselho dos dezenove ministros das Finanças da zona do euro (o chamado “eurogrupo”) procuraram enquadrar o Syriza. Os governos que tentam sufocar a dissidência grega lançaram mão de dois instrumentos.

O primeiro é o vencimento da dívida grega, que ocorre no próximo sábado (28/2). A falta de um acordo tornaria Atenas inadimplente. Duas semanas antes, o BCE agiu para tornar este

──────────────

(VUNESP/MPE-SP – 2016)

A polícia francesa entrou em confronto, neste sábado (9 de abril), com centenas de manifestantes em Paris, usando gás lacrimogêneo. O protesto foi um dos muitos realizados nos últimos tempos. Dezenas de milhares de manifestantes tomaram as ruas de Paris para protestar.

(Folha de S.Paulo, 09.04.2016. Disponível em: . Adaptado)

Os protestos têm como alvo:

a) a nova lei de refúgio e imigração, que transformou a França em um grande polo de atração de refugiados oriundos da Síria e da Líbia.

b) o estado de exceção, que suspende algumas garantias constitucionais em nome do combate ao terrorismo, em que a França se encontra desde os últimos atentados.

c) a reforma trabalhista defendida pelo governo, que pretende flexibilizar algumas leis trabalhistas tais como a duração da jornada semanal de trabalho.

d) a política externa francesa, bastante agressiva no Oriente Médio e muito alinhada com os EUA, o que tem provocado forte polêmica entre os franceses.

e) a fragilidade dos órgãos franceses de segurança, inteligência e informação, o que tem contribuído para fazer da França o alvo preferido de atentados do Isis.

Gabarito: C

_______________________

Agora vejamos outra questão: (VUNESP/MPE-SP – 2016)

Justiça homologa acordo de leniência com Andrade Gutierrez

O juiz federal Sérgio Moro homologou o acordo de leniência entre a empreiteira Andrade Gutierrez e o Ministério Público Federal.

(G1, 08.05.2016. Disponível em: . Adaptado)

Nos termos do acordo, em troca de poder continuar mantendo contratos com o poder público, a empresa:

a) decidiu não mais financiar campanhas de candidatos e partidos políticos, assim como se comprometeu a desmontar o seu escritório de lobby em Brasília.

b) firmou que os seus executivos devem se manifestar apenas no que for estabelecido expressamente pelos contratos firmados, para evitar práticas de suborno e corrupção.

c) resolveu submeter todos os seus contratos a auditorias externas e, a título de transparência, repatriou os seus recursos depositados em paraísos fiscais.

d) aceitou pagar R$ 1 bilhão em multas, além de garantir a colaboração em todas as investigações de corrupção em que possa estar envolvida.

e) estabeleceu limites para o valor das obras públicas das quais participará de agora em diante, evitando os projetos mais custosos e com maior risco de corrupção.

Gabarito: D

– Não bastava saber o que é acordo de leniência e que a Andrade Gutierrez fez um acordo de leniência. Precisava saber que no acordo de leniência a empreiteira “aceitou pagar R$ 1 bilhão em multas, além de garantir a colaboração em todas as investigações de corrupção em que possa estar envolvida”.

(O QUE É ACORDO DE LENIÊNCIA: Acordo de leniência é firmado entre a pessoa jurídica que cometeu ato ilícito contra a administração pública, nacional ou estrangeira, mas que se dispõe a auxiliar nas investigações que levem a captura de outros envolvidos no crime, em troca de benefícios para sua pena. O significado literal do acordo de leniência é garantir a “suavização” da punibilidade ao infrator que participou de atividade ilícita, mas que em troca passa a colaborar com as investigações com o intuito de denunciar outros infratores envolvidos no crime. As definições do acordo de leniências estão estabelecidas na lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, conhecida por Lei Anticorrupção. https://www.significados.com.br/acordo-de-leniencia/ )

– Nem tão difícil. Precisava saber sim, os termos do acordo de leniência da Andrade Gutierrez.

No entanto, se o candidato sabe o que é um acordo de leniência, sabe o que é a Operação Lava Jato, sabe quem e o que está envolvido na Operação Lava Jato, ele pode acertar facilmente esta questão, mesmo não sabendo dos termos específicos do acordo. Sabendo isso, verá que as outras alternativas têm pouca ou não tem lógica. Neste caso, ter conhecimentos contextuais sobre o que ocorre no Brasil e no mundo ajudaria muito a responder esta questão factual específica.

______________

Vejamos mais uma questão: (VUNESP/Prefeitura de SP/2016)

“Primeira grande epidemia de zika vírus acontece no Brasil”, diz infectologista

iG, 13 jan.16. Disponível em: Adaptado)

Entre as doenças possivelmente causadas pelo zika vírus, encontra-se:

a) a anencefalia.

b) a paralisia infantil.

c) a síndrome de Guillain-Barré.

d) a malária.

e) a febre amarela.

Gabarito: C

Mais uma questão: (VUNESP/TJ SP/2015)

BC acelera ritmo e sobe juro para 11,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acelerou o ritmo de alta e subiu a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (3 de dezembro), de 11,25% para 11,75% ao ano. Em outubro, os juros tinham avançado menos: 0,25 ponto percentual. Esse foi o segundo aumento seguido da taxa Selic, que está no maior patamar em três anos.

(G1, 3 dez.14. Disponível em . Adaptado)

O Banco Central justificou a sua decisão por conta

a) da alta taxa de desemprego.

b) da estagnação da economia.

c) da inflação persistente.

d) da desaceleração da economia dos EUA.

e) do quadro de recessão técnica.

Gabarito: C

Você sabe o que é o Copom? Pois, a Vunesp adora o Copom e a taxa Selic.

Nesta questão, se o candidato souber como o Copom utiliza a taxa de juros para controlar a inflação, ele não erra a resposta. Não precisava saber quanto a taxa de juros foi elevada na reunião do Copom.

Meu amigo, ficamos assim. Você tem que saber dos fatos pontuais, mas também tem que conhecer os contextos e conceitos.

Recomendo que você leia diariamente notícias e assista um telejornal diário. Os principais portais da internet utilizados como fonte para a elaboração das questões da Vunesp são o G1 e o UOL/ Folha de São Paulo. A Vunesp também utiliza como fontes o Estadão, IG, R7, revistas Veja, Exame, Carta Capital e Época, entre outros portais da internet.

A prova será em 05 de fevereiro. Em Atualidades, é bom aproximar o curso da data da prova. Ou melhor, até o dia em que o examinador entra naquela sala super-segura e elabora as questões de

Atualidades. :D

– E quando ele faz isso, professor?

– :D Geralmente de 60 a 30 dias antes da data da realização da prova. É o período crítico de acompanhamento do noticiário. Mas … podem ser cobrados conhecimentos factuais ocorridos em todo o período listado no edital. Além, dos conhecimentos contextuais e conceituais.

Certo? Futuro policial!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/atualidades-p-pm-sp-soldado/

Prof. Leandro Signori

https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-estudar-atualidades-para-pm-sp-soldado-vunesp/

http://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/ e outros
Enviado por J B Pereira em 26/12/2017
Código do texto: T6208410
Classificação de conteúdo: seguro