LIBERDADE?!?

Essa é uma verdadeira Redação! Sabe aquela? Dos tempos da escola? Pois é, dos Meus tempos de escola... Fiquei apaixonada pelo texto. Ou seria pela crítica? Foi escrita em 1989:

Brasil - 100 anos de República

100 anos de República...

100 anos de liberdade...?!?

Talvez... Muitos se dizem sofredores... outros são os opressores. Não há meio termo... Não esistem sonhos ou, mesmo, ilusões...

São, talves, 100 anos divididos entre a utópica democracia, uma ditadura sangrenta ou mesmo uma dívida externa agourenta, persistente, permanente...

Já se foram 100 anos... Os sonhos de muitos brasileiros pereceram. Outros tantos andam por aí quase tipo zumbis: sem esperanças, sem ilusões, sem nem mesmo dores...

É! Foram tantos anos... um século! E nem assim esse nosso pequeno mundo melhorou. Continua acamado... sua tosse, sua dor, seus delírios, cada vez mais frequentes... Hoje, até mesmo a fome o tem rondado.

Já buscaram um médico famoso: o tal do FMI. Mas nem ele adiantou. Ao contrário, talvez. Nosso pequeno mundo tem se mantido quase um dopado, sempre anestisiado...

É... Talvez acredite em um novo amanhã... Na descoberta, apenas imaginada, de um remédio que o possa curar.

Vã esperança... Ele continua acamado, doente, febril. Quem sabe...

Afinal, somos brasileiros... O povo da esperança, do sorriso sempre presente, dos sonhos sempre aclamados, da esperança tão desejada...

É... amanhã...?!