Culto à aparência no mundo contemporâneo: Valores Destruidores

Todos já escutaram a história do patinho feio, que sofre por se achar fora do padrão, contudo tem um final feliz. No entanto, não é bem assim que acaba corpolátras , deprimidos, anoréxos, etc. A aparência no centro do mundo causa danos extremos por uma busca nada bela. Por isso, devemos rever alguns valores.

A sociedade e seus valores deturpados, no qual o corpo deixa de ser um corpo e passa a ser um troféu, que necessita ser mostrado. Prova disso, são fisiculturistas, modelos, Paniquetes, que muitas vezes apelam para anabolizantes, cirurgias que podem acabar não dando certo. Como no caso de Andressa Urach, que quase morreu por usar hidrogel, pois tinha a finalidade de ter um corpo competitivo.

Além de exemplos midiáticos, que são divulgados por todo lado, há consequências ruins para todos: a insatisfação, pois nunca é suficiente. O padrão é inatingível, não é saudável retirar costelas para parecer com a Barbie, pessoas que se odeiam. Olham no espelho e não se veem, apenas enxergam que não são o ideal, se cortam chegam a se matar, pessoas doentes por uma construção social: o padrão estético.

Tendo o exposto, podemos afirmar que a sociedade contribui para pandemia do culto à beleza em detrimento da saúde. Logo, essa construção só pode ser mudada com a desconstrução do conceito de padrão de beleza. As instituições precisam se reunir as instituições de Lazer, Econômica, Família, Educação, bem como o Governo com campanhas de esclarecimento dos problemas causado pela distorção de imagem com o apoio dos Ministérios da Saúde, Educação e Mídia. Já que é preciso descontruir, para podermos construir novos valores.