"SIGNIFICADO DE VIVER EM LIBERDADE" RETALHOS D'ALMA por GÉSNER LAS CASAS =

"ATÉ AQUI O SENHOR DEUS TEM ME GUIADO ORIENTADO PROTEGIDO, COLOCANDO-ME EM CONFORTÁVEL POSIÇÃO DIANTE DA SOCIEDADE MUNDIAL E DO ESPAÇO TEMPO NO UNIVERSO SIDERAL INFINITO"

SENHOR, PAI DE MINHA ALMA E AUTOR DE NOSSA EXISTÊNCIA TE AGRADEÇO TODAS AS BENESSES; TODO O CONFORTO DADO PELA TUA GRAÇA AO MEU EU INTERIOR, E TODAS AS POSSIBILIDADES EM VENCER BARREIRAS NATURAIS E IMPOSTAS PELOS PERVERSOS INIMIGOS GRATUITOS INVISÍVEIS QUE ASSOMAM EM MEUS CAMINHOS DESTA LONGA E MARAVILHOSA VIDA QUE DESFRUTO COM CARINHO E MUITO AMOR FRATERNO A TODOS EM MEU REDOR.

DIGAM À TODOS QUE EU SOU EU.

EU NEM SEI O QUE TE DIZER SENHOR DEUS.

SÓ POSSO TE AGRADECER PAI DE MINH'ALMA “Retalhos D'alma & Estou EM Chamas" por Gésner LAS Casas.

NO MOMENTO EM QUE AS CRISES DA VIDA ME INVADEM, UM ANJO DE DEUS, VEM APAZIGUANDO E APASCENTANDO MINHAS INCERTEZAS E SOLIDÃO.

DEUS ME PROTEJA PARA QUE O SENHOR NÃO SE ENVERGONHE DE MINHAS ATITUDES, FRAQUEZAS, VAIDADES E AMBIÇÕES EXAGERADAS!

Gésner Las Casas Brito

{“PARA SER INTEIRAMENTE LIVRE, O SER HUMANO DEVE ENTENDER QUE SEUS DEVERES E DIREITOS, TERMINAM ONDE SE INICIA OS DIREITOS E DEVERES DOS DEMAIS SEMELHANTES SEUS”} “DE ACORDO COM A ÉTICA, A LIBERDADE ESTÁ RELACIONADA COM RESPONSABILIDADE, UMA VEZ QUE UM INDIVÍDUO TEM TODO O DIREITO DE TER LIBERDADE, DESDE QUE ESSA ATITUDE NÃO DESRESPEITE NINGUÉM, NÃO PASSE POR CIMA DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E LEGAIS.” AÍ ENTRAM OS MANDAMENTOS QUE DETERMINAM QUE NÃO SE MATEM QUEM QUER QUE SEJA; QUE NÃO SE ROUBEM OS BENS DE OUTREM; E QUE NÃO SE COBICE NADA DO ALHEIO. A LIBERDADE GUIANDO O POVO, DE DELACROIX, EM 1830: UMA PERSONIFICAÇÃO DA LIBERDADE É PRATICÁ-LA SEM SENTIR QUE É LIVRE. A LIBERDADE, ANTIGAMENTE, ERA VISTA COMO RESULTADO DE BATALHAS E, DE IMPOSIÇÃO DE VONTADES E JUSTIÇAS. LIBERDADE, EM FILOSOFIA, PODE SER COMPREENDIDA SOB UMA PERSPECTIVA QUE DENOTA A AUSÊNCIA DE SUBMISSÃO E DE SERVIDÃO. OU SOB OUTRA PERSPECTIVA QUE É A AUTONOMIA E A ESPONTANEIDADE DE UM SUJEITO RACIONAL. RENÉ DESCARTES: PARA O FILÓSOFO RENÉ DESCARTES DE 1596 A1650, AGE COM MAIS LIBERDADE QUEM MELHOR COMPREENDE AS ALTERNATIVAS QUE PRECEDEM A ESCOLHA. DESSA PREMISSA, DECORRE O SILOGISMO LÓGICO DE QUE, QUANTO MAIS EVIDENTE A VERACIDADE DE UMA ALTERNATIVA, MAIORES AS CHANCES DE ELA SER ESCOLHIDA PELO AGENTE. NESSE SENTIDO, A INEXISTÊNCIA DE ACESSO À INFORMAÇÃO AFIGURA-SE ÓBICE À IDENTIFICAÇÃO DA ALTERNATIVA COM MAIOR GRAU DE VERACIDADE. BARUCH ESPINOZA: PARA BARUCH ESPINOZA, DE 1632 A 1677, A LIBERDADE POSSUI UM ELEMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM A NATUREZA DO "SER". NESSE SENTIDO, SER LIVRE SIGNIFICA AGIR DE ACORDO COM SUA NATUREZA. É MEDIANTE A LIBERDADE QUE O HOMEM SE EXPRIME COMO TAL E EM SUA TOTALIDADE. ESTA É TAMBÉM, ENQUANTO META DOS SEUS ESFORÇOS, A SUA PRÓPRIA REALIZAÇÃO. TENDEMOS A ASSOCIAR A FRUIÇÃO DA LIBERDADE A UMA DETERMINAÇÃO CONSTANTE E INESCAPÁVEL. CONTUDO, OS DITAMES DE NOSSA VIDA ESTÃO SENDO REALIZADOS A CADA PASSO QUE DAMOS: ASSIM, A DELIBERAÇÃO ESTÁ TAMBÉM A CARGO DA VONTADE HUMANA, NA QUAL SE INSEREM AS LEIS FÍSICAS E QUÍMICAS, BIOLÓGICAS E PSICOLÓGICAS. DIRETAMENTE ASSOCIADA À IDEIA DE LIBERDADE, ESTÁ A NOÇÃO DE RESPONSABILIDADE, VEZ QUE O ATO DE SER LIVRE IMPLICA ASSUMIR O CONJUNTO DOS NOSSOS ATOS E SABER RESPONDER POR ELES. GOTTFRIED WIHEILM LEIBNIZ: PARA GOTTFRIED WILHELM LEIBNIZ, DE 1646 A 1716, O AGIR HUMANO É LIVRE A DESPEITO DO PRINCÍPIO DE CAUSALIDADE QUE REGE OS OBJETOS DO MUNDO MATERIAL. “A AÇÃO HUMANA É CONTINGENTE, ESPONTÂNEA E REFLETIDA. OU SEJA, ELA É TAL QUE PODERIA SER DE OUTRA FORMA, NUNCA É NECESSÁRIA, E, POR ISSO, CONTINGENTE. É ESPONTÂNEA PORQUE SEMPRE PARTE DO SUJEITO AGENTE QUE, MESMO DETERMINADO, É RESPONSÁVEL POR CAUSAR OU NÃO UMA NOVA SÉRIE DE EVENTOS DENTRO DA TEIA CAUSAL. É REFLETIDA PORQUE O HOMEM PODE CONHECER OS MOTIVOS PELOS QUAIS AGE NO MUNDO E, UMA VEZ CONHECENDO-OS, LIDAR COM ELES DE MANEIRA LIVRE.” ARTHUR SCHOPENHAUER: PARA ARTHUR SCHOPENHAUER, DE 1788 A 1860, A AÇÃO HUMANA NÃO É TOTALMENTE LIVRE. TODO O AGIR HUMANO, BEM COMO TODOS OS FENÓMENOS DA NATUREZA, ATÉ MESMO SUAS LEIS, SÃO NÍVEIS DE OBJECTIVAÇÃO DA COISA-EM-SI KANTIANA QUE O FILÓSOFO IDENTIFICA COMO SENDO PURAMENTE VONTADE. PARA SCHOPENHAUER, O HOMEM É CAPAZ DE ACESSAR SUA REALIDADE POR UM DUPLO REGISTRO: O PRIMEIRO, O DO FENÔMENO, ONDE TODO O EXISTENTE REDUZ-SE, NESSE NÍVEL, A MERA REPRESENTAÇÃO. NO NÍVEL ESSENCIAL, QUE NÃO SE DEIXA APREENDER PELA INTUIÇÃO INTELECTUAL, PELA EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS, O MUNDO É APREENDIDO IMEDIATAMENTE COMO VONTADE, VONTADE DE VIDA. NESSE CASO, A NOÇÃO DE VONTADE ASSUME UM ASPECTO AMPLO E ABERTO, TRANSFORMANDO-SE NO PRINCÍPIO MOTOR DOS EVENTOS QUE SE SUCEDEM NA DIMENSÃO FENOMÊNICA SEGUNDO A LEI DA CAUSALIDADE. O HOMEM, OBJETO ENTRE OBJETOS, COISA ENTRE COISAS, NÃO POSSUI LIBERDADE DE AÇÃO PORQUE NÃO É LIVRE PARA DELIBERAR SOBRE SUA VONTADE. O HOMEM NÃO ESCOLHE O QUE DESEJA, O QUE QUER. LOGO, NÃO É LIVRE - É ABSOLUTAMENTE DETERMINADO A AGIR SEGUNDO SUA VONTADE PARTICULAR, OBJETIVAÇÃO DA VONTADE METAFÍSICA POR TRÁS DE TODOS OS EVENTOS NATURAIS. O QUE PARECE DELIBERAÇÃO É UMA ILUSÃO OCASIONADA PELA MERA CONSCIÊNCIA SOBRE OS PRÓPRIOS DESEJOS. É PODER VIVER SEM NINGUÉM MANDAR. JEAN PAUL SARTRE: PARA JEAN-PAUL SARTRE, DE 1905 A 1980, A LIBERDADE É A CONDIÇÃO ONTOLÓGICA DO SER HUMANO. O HOMEM É, ANTES DE TUDO, LIVRE. O HOMEM É LIVRE MESMO DE UMA ESSÊNCIA PARTICULAR, COMO NÃO O SÃO OS OBJETOS DO MUNDO, AS COISAS. LIVRE A UM PONTO TAL QUE PODE SER CONSIDERADA A BRECHA POR ONDE O NADA ENCONTRA SEU ESPAÇO NA ONTOLOGIA. O HOMEM É NADA ANTES DE DEFINIR-SE COMO ALGO, E É ABSOLUTAMENTE LIVRE PARA DEFINIR-SE, ENGAJAR-SE, ENCERRAR-SE, ESGOTAR A SI MESMO. O TEMA DA LIBERDADE É O NÚCLEO CENTRAL DO PENSAMENTO DO FILÓSOFO FRANCÊS E RESUME TODA A SUA DOUTRINA. SUA TESE É: A LIBERDADE É ABSOLUTA OU NÃO EXISTE. SARTRE RECUSA TODO DETERMINISMO E MESMO QUALQUER FORMA DE CONDICIONAMENTO. ASSIM, ELE RECUSA DEUS E INVERTE A TESE DE LUTERO; PARA ESTE, A LIBERDADE NÃO EXISTE JUSTAMENTE PORQUE DEUS TUDO SABE E TUDO PREVÊ. MAS COMO, PARA SARTRE, DEUS NÃO EXISTE, A LIBERDADE É ABSOLUTA. E RECUSA TAMBÉM O DETERMINISMO MATERIALISTA: SE TUDO SE REDUZISSE À MATÉRIA, NÃO HAVERIA CONSCIÊNCIA E NÃO HAVERIA LIBERDADE. QUAL É, ENTÃO, O FUNDAMENTO DA LIBERDADE? É O NADA, O INDETERMINISMO ABSOLUTO. AGORA SE ENTENDE MELHOR A MÁ-FÉ: A TENDÊNCIA A SER TERMINA SENDO A NEGAÇÃO DA LIBERDADE. SE O FUNDAMENTO DA CONSCIÊNCIA É O NADA, NENHUM SER CONSEGUE SER PRINCÍPIO DE EXPLICAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO. NÃO HÁ NENHUM TIPO DE ESSÊNCIA, DIVINA, BIOLÓGICA, PSICOLÓGICA OU SOCIAL, QUE ANTECEDA E POSSA JUSTIFICAR O ATO LIVRE. É O PRÓPRIO ATO QUE TUDO JUSTIFICA. POR EXEMPLO: DE CERTO MODO, EU ESCOLHO INCLUSIVE O MEU NASCIMENTO. POR QUÊ? SE EU ME EXPLICASSE A PARTIR DE MEU NASCIMENTO, DE UMA CERTA CONSTITUIÇÃO PSICOSSOMÁTICA, EU SERIA APENAS UMA SUCESSÃO DE OBJETOS. MAS O HOMEM NÃO É OBJETO, ELE É SUJEITO. ISSO SIGNIFICA QUE, AQUI E AGORA, A CADA INSTANTE, É A MINHA CONSCIÊNCIA QUE ESTÁ "ESCOLHENDO", PARA MIM, AQUILO QUE MEU NASCIMENTO FOI. O MODO COMO SOU MEU NASCIMENTO É ETERNAMENTE MEDIADO PELA CONSCIÊNCIA, OU SEJA, PELO NADA. A FALSIFICAÇÃO DA LIBERDADE, OU A MÁ-FÉ, RESIDE PRECISAMENTE NA INVENÇÃO DOS DETERMINISMOS DE TODA ESPÉCIE, QUE PÕEM NO LUGAR DO NADA O SER. A LIBERDADE HUMANA REVELA-SE NA ANGÚSTIA EM NÃO TÊ-LA. O HOMEM ANGUSTIA-SE DIANTE DE SUA CONDENAÇÃO À LIBERDADE. O HOMEM SÓ NÃO É LIVRE PARA NÃO SER LIVRE: ESTÁ CONDENADO A FAZER ESCOLHAS, E A RESPONSABILIDADE DE SUAS ESCOLHAS É TÃO OPRESSIVA QUE SURGEM ESCAPATÓRIAS ATRAVÉS DAS ATITUDES E PARADIGMAS DE MÁ-FÉ, ONDE O HOMEM ALIENA-SE DE SUA PRÓPRIA LIBERDADE, MENTINDO PARA SI MESMO ATRAVÉS DE CONDUTAS E IDEOLOGIAS QUE O ISENTEM DA RESPONSABILIDADE SOBRE AS PRÓPRIAS DECISÕES. PECOTCHE: PARA CARLOS BERNARDO GONZÁLEZ PECOTCHE, DE 1901 A 1963, A LIBERDADE É PRERROGATIVA NATURAL DO SER HUMANO, JÁ QUE NASCE LIVRE, EMBORA NÃO SE DÊ CONTA ATÉ O MOMENTO EM QUE SUA CONSCIÊNCIA O FAZ EXPERIMENTAR A NECESSIDADE DE EXERCÊ-LA COMO ÚNICO MEIO DE REALIZAR SUAS FUNÇÕES PRIMORDIAIS DA VIDA E, O OBJETIVO QUE CADA UM DEVE ATINGIR COMO SER RACIONAL E ESPIRITUAL. COMO PRINCÍPIO, ASSINALA AO HOMEM E LHE SUBSTANCIA SUA POSIÇÃO DENTRO DO MUNDO. É PRECISO VINCULÁ-LA MUITO ESTREITAMENTE AO DEVER E, À RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, POIS ESTES DOIS TERMOS, DE GRANDE CONTEÚDO MORAL, CONSTITUEM A ALAVANCA QUE MOVE OS ATOS HUMANOS, PRESERVANDO-OS DO EXCESSO, SEMPRE PREJUDICIAL À INDEPENDÊNCIA E À LIBERDADE DE QUEM NELE INCORRE. A LIBERDADE É COMO O ESPAÇO, E QUE DEPENDE DO SER HUMANO PARA QUE ELA SEJA TAMBÉM COMO ELE, MAIS AMPLA OU MAIS ESTREITA, VINCULADA AO CONTROLE DOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, DAS PALAVRAS E, DAS ATITUDES. O CONHECIMENTO É O GRANDE AGENTE EQUILIBRADOR DAS AÇÕES HUMANAS E, EM CONSEQUÊNCIA, AO AMPLIAR OS DOMÍNIOS DA CONSCIÊNCIA, É O QUE FAZ O SER MAIS LIVRE. INFLUENCIADO POR HEGEL, NOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS E EM “A IDEOLOGIA ALEMÔ, DE 1818 A1883, ENTENDE A LIBERDADE HUMANA COMO A CONSTANTE CRIAÇÃO PRÁTICA PELOS INDIVÍDUOS DE CIRCUNSTÂNCIAS OBJETIVAS NAS QUAIS DESPONTAM SUAS FACULDADES, SENTIDOS E APTIDÕES, ARTÍSTICAS, SENSÓRIAS, TEÓRICAS.... ELE, ASSIM, CRITICA AS CONCEPÇÕES METAFÍSICAS DA LIBERDADE. PARA ELE, NÃO HÁ LIBERDADE SEM O MUNDO MATERIAL NO QUAL OS INDIVÍDUOS MANIFESTAM NA PRÁTICA SUA LIBERDADE JUNTO COM OUTRAS PESSOAS, EM QUE TRANSFORMAM SUAS CIRCUNSTÂNCIAS OBJETIVAS DE MODO A CRIAR O MUNDO OBJETIVO DE SUAS FACULDADES, SENTIDOS E APTIDÕES. OU SEJA, A LIBERDADE HUMANA SÓ PODE SER ENCONTRADA DE FATO PELOS INDIVÍDUOS NA PRODUÇÃO PRÁTICA DAS SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA. DESSE MODO, SE OS INDIVÍDUOS SÃO PRIVADOS DE SUAS PRÓPRIAS CONDIÇÕES MATERIAIS DE EXISTÊNCIA, ISTO É, SE SUAS CONDIÇÕES OBJETIVAS DE EXISTÊNCIA SÃO PROPRIEDADE PRIVADA, DE OUTRA PESSOA, PORTANTO, NÃO HÁ VERDADEIRA LIBERDADE, E A SOCIEDADE SE DIVIDE EM PROLETÁRIOS E CAPITALISTAS. SOB O DOMÍNIO DO CAPITAL, A MANIFESTAÇÃO PRÁTICA DA VIDA HUMANA, A ATIVIDADE PRODUTIVA, SE TORNA COERÇÃO, TRABALHO ASSALARIADO; AS FACULDADES, HABILIDADES E APTIDÕES HUMANAS SE TORNAM MERCADORIA, FORÇA DE TRABALHO, QUE É VENDIDA NO MERCADO DE TRABALHO, E A VIDA HUMANA SE REDUZ À MERA SOBREVIVÊNCIA. MARX DIZ QUE AS VÁRIAS LIBERDADES PARCIAIS QUE EXISTEM NO CAPITALISMO, POR EXEMPLO, A LIBERDADE ECONÔMICA, DE COMPRAR E VENDER MERCADORIAS, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO OU A LIBERDADE POLÍTICA, DECIDIR QUEM GOVERNA, PRESSUPÕEM QUE A SEPARAÇÃO DOS HOMENS COM RELAÇÃO ÀS SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA SEJAM MANTIDAS, POIS, CASO ESSA SEPARAÇÃO SEJA ATACADA PELOS HOMENS EM BUSCA DE SUA LIBERDADE MATERIAL FUNDAMENTAL, TODAS ESSAS LIBERDADES PARCIAIS SÃO SUSPENSAS, DITADURA, PARA RESTABELECER O CAPITAL PRIVADO. MAS, SE A LUTA DOS INDIVÍDUOS PRIVADOS DE SUAS CONDIÇÕES DE EXISTÊNCIA, COMO CHEFES DE FAMÍLIA E, TRABALHADORES, TIVEREM ÊXITO E, SE ELES CONSEGUIREM A PROPRIEDADE PRIVADA INDIVIDUAL NESSAS CONDIÇÕES SERIA INSTAURADO A IGUALDADE DE CONDIÇÕES, QUE ELE ENTENDE COMO A ASSOCIAÇÃO LIVRE DOS PRODUTORES E DISTRIBUIDORES. MIKHAIL BAKUNIN: BAKUNIN, DE 1814 ª 1876, NÃO SE REFERIA A UM IDEAL ABSTRATO DE LIBERDADE. MAS, A UMA REALIDADE CONCRETA BASEADA NA LIBERDADE SIMÉTRICA DE OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. LIBERDADE CONSISTE NO "DESENVOLVIMENTO PLENO DE TODAS AS FACULDADES E, PODERES DE CADA SER HUMANO, PELA EDUCAÇÃO, PELO TREINAMENTO CIENTÍFICO, PELO DIREITO DE IR E VIR E, PELA PROSPERIDADE MATERIAL." TAL CONCEPÇÃO DE LIBERDADE É, "EMINENTEMENTE SOCIAL, PORQUE SÓ PODE SER CONCRETIZADA EM SOCIEDADE," NÃO EM ISOLAMENTO INDIVIDUAL. EM UM SENTIDO NEGATIVO, LIBERDADE É "A REVOLTA DO INDIVÍDUO CONTRA TODO TIPO DE AUTORIDADE, DIVINA, COLETIVA OU INDIVIDUAL." GUY DEBORD: NO LIVRO A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, GUY DEBORD, DE 1931 A 1994, AO CRITICAR A SOCIEDADE DE CONSUMO E, O MERCADO, AFIRMA QUE A LIBERDADE DE ESCOLHA É UMA LIBERDADE ILUSÓRIA, POIS ESCOLHER É SEMPRE ESCOLHER ENTRE DUAS OU MAIS COISAS PRONTAS, ISTO É, PREDETERMINADAS POR OUTROS. UMA SOCIEDADE COMO A DE CAPITAL PRIVADO, ONDE A ÚNICA LIBERDADE QUE EXISTE SOCIALMENTE É A LIBERDADE DE ESCOLHER QUAL MERCADORIA CONSUMIR, IMPEDE QUE OS INDIVÍDUOS SEJAM LIVRES NA SUA VIDA COTIDIANA. A VIDA COTIDIANA NA SOCIEDADE DE CAPITAL PRIVADO SE DIVIDE EM TEMPO DE TRABALHO, QUE NÃO É LIVRE, SUBMETIDO À HIERARQUIA DE ADMINISTRADORES E, ÀS EXIGÊNCIAS DE LUCRO IMPOSTAS PELO MERCADO, E DE TEMPO DE LAZER, ONDE OS INDIVÍDUOS TÊM UMA LIBERDADE DOMESTICADA QUE É ESCOLHER ENTRE COISAS QUE FORAM FEITAS SEM LIBERDADE DURANTE O TEMPO DE TRABALHO NA SOCIEDADE. ASSIM, A SOCIEDADE DA MERCADORIA FAZ DA PASSIVIDADE, ESCOLHER E CONSUMIR, A LIBERDADE ILUSÓRIA QUE SE DEVE BUSCAR A TODO O CUSTO, ENQUANTO QUE, DE FATO, COMO SERES ATIVOS, PRÁTICOS, NO TRABALHO, NA PRODUÇÃO, NÃO SOMOS LIVRES. A RELEVÂNCIA DE PHILIP PETTIT RESIDE EM SUA CONSTRUÇÃO DE UMA TEORIA DA LIBERDADE QUE TRAZ, CONSIGO IMPLICAÇÕES PRÁTICAS PARA A CONSECUÇÃO DAS FINALIDADES DE UMA DEMOCRACIA. PARA INICIAR SUA EMPREITADA FILOSÓFICA, PETTIT RESGATA DOIS PONTOS IMPORTANTES DO DEBATE FILOSÓFICO ACERCA DA LIBERDADE: O TRATAMENTO SIMBIÓTICO IMPRIMIDO À LIBERDADE DA VONTADE E, À LIBERDADE POLÍTICA; A TRADIÇÃO REPUBLICANA DE CONCEPTUALIZAÇÃO DA LIBERDADE COMO NÃO DOMINAÇÃO, POSTERIORMENTE SUBSTITUÍDA PELA PERCEPÇÃO LIBERAL DESTA ENQUANTO NÃO INTERFERÊNCIA. PHILIP INICIA SUA ABORDAGEM PELA ÓTICA DA LIBERDADE DA VONTADE. PARA TANTO, RESGATA AS IDEIAS DESENVOLVIDAS POR IMMANUEL KANT, QUANDO POSTO DIANTE DA SEGUINTE INDAGAÇÃO: EXISTE LIBERDADE DA VONTADE? O SER HUMANO DESCONHECE O VERDADEIRO SENTIDO DE LIBERDADE EM SI MESMO POR NÃO RESPEITAR OS DIREITOS DOS DEMAIS.>NOSSA OPINIÃO: AQUELE QUE PENSA E, VIVE APENAS PELO BEM MATERIAL, TORNA-SE CRUEL E AMBICIOSO EM DEMASIA. UM SER HUMANO INDIFERENTE AOS VALORES MORAES E, ESPIRITUAIS QUE, POSSAM PURIFICAR OS SENTIMENTOS APROXIMANDO OS DA MESMA ESPÉCIE EM EMOÇÕES E, SENTIMENTOS QUE ABRIGAM A SOLIDARIEDADE E O RESPEITO A TODOS NÓS EM IGUALDADE DE DIREITOS. O VERDADEIRO FATOR DA CRIAÇÃO DE DEUS NA ESPÉCIE HUMANA É O AMOR QUE NOS UNE EM RESPEITO E SOLIDARIEDADE. GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 23/03/2018
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