"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS em LEMBRANÇAS ENRAIZADAS em NOSSO SUBCONSCIENTE ETERNO = por GÉSNER LAS CASAS =

"RETALHOS D'ALMA & ESTOU EM CHAMAS em LEMBRANÇAS ENRAIZADAS em NOSSO SUBCONSCIENTE ETERNO” "LUCY a EVA AFRICANA" = por GÉSNER LAS CASAS = “O SER HUMANO EM SUA PRESUMÍVEL ORIGEM E FORMAÇÃO NO PLANETA TERRA” = PESQUISAS E ESTUDOS POR GÉSNER LAS CASAS = <COMO LER UMA INFOCAIXA DE TAXONOMIA DO SER HUMANO EM DENSIDADE POPULACIONAL NO MUNDO E OS SINÔNIMOS: HUMANO, TAXONOMICAMENTE HOMO SAPIENS, TERMO QUE DERIVA DO LATIM "HOMEM SÁBIO", SER HUMANO, SER PESSOA, GENTE OU HOMEM, É A ÚNICA ESPÉCIE ANIMAL AINDA VIVA DE PRIMATA BÍPEDE DO GÊNERO HOMO. A ESPÉCIE SURGIU HÁ CERCA DE 350 MIL ANOS NA REGIÃO LESTE DA ÁFRICA E, ADQUIRIU O COMPORTAMENTO MODERNO HÁ CERCA DE 50 MIL ANOS. ENTRETANTO, EVIDÊNCIAS ARQUEOLÓGICAS PUBLICADAS EM 2017 SUGEREM QUE A HUMANIDADE PODE TER SE ESPALHADO POR TODO O CONTINENTE AFRICANO AINDA ANTES, CERCA DE 300 MIL ANOS ATRÁS. OS MEMBROS DESSA ESPÉCIE TÊM UM CÉREBRO ALTAMENTE DESENVOLVIDO, COM INÚMERAS CAPACIDADES COMO O RACIOCÍNIO ABSTRATO, A LINGUAGEM, A INTROSPECÇÃO E, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPLEXOS. ESTA CAPACIDADE MENTAL, ASSOCIADA A UM CORPO ERETO POSSIBILITARAM O USO DOS BRAÇOS PARA MANIPULAR OBJETOS, FATOR QUE PERMITIU AOS HUMANOS A CRIAÇÃO E, A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA ALTERAR O AMBIENTE À SUA VOLTA MAIS DO QUE QUALQUER OUTRA ESPÉCIE DE SER VIVO. OUTROS PROCESSOS DE PENSAMENTO DE ALTO NÍVEL, COMO A AUTOCONSCIÊNCIA, A RACIONALIDADE E A SAPIÊNCIA, SÃO CONSIDERADOS CARACTERÍSTICAS QUE DEFINEM UMA "PESSOA". O HOMO SAPIENS SURGIU NA ÁFRICA ORIENTAL ENTRE 190 MIL E 160 MIL ANO ATRÁS DEPOIS SE ESPALHOU PARA O LESTE DO MEDITERRÂNEO EM TORNO DE 100 MIL A 60 MIL ANOS ATRÁS, E PODE TER CHEGADO NA CHINA 80 MIL ANOS ATRÁS. ATUALMENTE OS SERES HUMANOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS EM TODA A TERRA. ANTES DISTO TUDO, HÁ TEMPOS IMEMORÁVEIS, SERES ALIENÍGENAS VINDOS EM ORDAS DE EXTRATERRESTRES DE GALAXIAS EM CORPOS CELESTES À MILHARES DE ANOS LUZ DISTANTES, TERIAM OCUPADO O NOSSO PLANETA EM FORMAÇÃO PRIMITIVA E, AÍ, PLANTARAM AQUI AS PRIMEIRAS SEMENTES EM SERES QUE HABITAVAM AS TERRAS SELVAGENS E NÃO DENSAMENTE POVOADAS. OS ALIENÍGENAS EXTRATERRESTRES CRIARAM DIVERSOS E, VARIADOS LOCAIS ISOLADOS DE EXPERIMENTOS PARA APLICAÇÃO DE ENGENHARIA GENÉTICA DIVERSA EM TODOS OS SERES EXISTENTES NA OCASIÃO. ESTA AÇÃO TERIA DADO LUGAR ÀS LENDAS SOBRE MONSTROS E OUTROS SERES ESTRANHOS E ATÉ ALADOS. AS MONSTRUOSIDADES E ABERRAÇÕES FIZERAM SURGIR OS CARNÍVOROS E HORROROSOS PREDADORES CANIBAIS. TERIAM ENTÃO OS ALIENÍGENAS CIENTISTAS DE ENTÃO, OPTADO POR ELIMINAR TODOS E TUDO PARA RECRIAR A VIDA EM TODOS OS SEUS ASPECTOS NO PLANETA TERRA. ENTÃO COM SUA AVANÇADA TECNOLOGIA PROVOCARAM AS INUNDAÇÕES PARA COM ONDAS AVASSADORAS DESTRUIR TUDO EM SUA PASSAGEM INEXORÁVEL. O RESTO DESTA HISTÓRIA, CONTADA DE BOCA EM BOCA, TODOS CONHECEM. EM NOVEMBRO DE 2011, A POPULAÇÃO HUMANA FOI ESTIMADA EM CERCA DE SETE BILHÕES DE INDIVÍDUOS PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. DESDE O SURGIMENTO DA CIVILIZAÇÃO, OS HUMANOS SÃO UMA FORMA DOMINANTE DE VIDA BIOLÓGICA, EM TERMOS DE DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL E EFEITOS SOBRE A BIOSFERA DO PLANETA. COMO A MAIORIA DOS PRIMATAS SUPERIORES, OS SERES HUMANOS SÃO SOCIAIS POR NATUREZA, SENDO PARTICULARMENTE HÁBEIS EM UTILIZAR SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO, PRINCIPALMENTE VERBAL, GESTUAL E ESCRITO, PARA SE EXPRESSAR, TROCAR IDEIAS E SE ORGANIZAR. OS HUMANOS CRIARAM COMPLEXAS ESTRUTURAS SOCIAIS COMPOSTAS DE MUITOS GRUPOS COOPERANTES E CONCORRENTES, DE FAMÍLIAS ATÉ NAÇÕES. AS INTERAÇÕES SOCIAIS ENTRE OS HUMANOS CRIARAM UMA VARIEDADE EXTREMAMENTE GRANDE DE TRADIÇÕES, RITUAIS, NORMAS SOCIAIS E ÉTICAS, LEIS E VALORES, QUE EM CONJUNTO FORMAM A BASE DA SOCIEDADE HUMANA. A CULTURA HUMANA É MARCADA PELO APREÇO PELA BELEZA E ESTÉTICA O QUE, COMBINADO COM O DESEJO DE EXPRESSÃO, LEVOU A INOVAÇÕES COMO A ARTE, A ESCRITA, A LITERATURA E A MÚSICA. O HOMO SAPIENS, COMO ESPÉCIE, TEM COMO CARACTERÍSTICA O DESEJO DE ENTENDER E INFLUENCIAR O AMBIENTE À SUA VOLTA, PROCURANDO EXPLICAR E MANIPULAR OS FENÔMENOS NATURAIS ATRAVÉS DA FILOSOFIA, ARTES, CIÊNCIAS, MITOLOGIA E DA RELIGIÃO. ESTA CURIOSIDADE NATURAL LEVOU AO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS E HABILIDADES AVANÇADAS.

O SER HUMANO É A ÚNICA ESPÉCIE CONHECIDA CAPAZ DE CRIAR O FOGO, COZINHAR SEUS ALIMENTOS, VESTIR-SE, ALÉM DE UTILIZAR VÁRIAS OUTRAS TECNOLOGIAS. OS HUMANOS PASSAM SUAS HABILIDADES E CONHECIMENTOS PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES E, PORTANTO, SÃO CONSIDERADOS DEPENDENTES DA CULTURA.

TERMINOLOGIA: EM LATIM, HUMANUS É A FORMA ADJETIVAL DO NOME HOMO, TRADUZIDO COMO HOMEM, PARA INCLUIR MACHOS E, FÊMEAS. POR VEZES, EM FILOSOFIA, É MANTIDA UMA DISTINÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE SER HUMANO, OU HOMEM, E DE PESSOA. O PRIMEIRO REFERE-SE À ESPÉCIE BIOLÓGICA ENQUANTO QUE O SEGUNDO REFERE-SE A UM AGENTE RACIONAL, VER, POR EXEMPLO, A OBRA DE JOHN LOCKE, ENSAIO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO II 27, E A OBRA DE IMMANUEL KANT, INTRODUÇÃO À METAFÍSICA DA MORAL.

SEGUNDO A PERSPECTIVA DE JOHN LOCKE, A NOÇÃO DE PESSOA PASSA A SER A DE UMA COLEÇÃO DE ACÇÕES E, OPERAÇÕES MENTAIS. O TERMO PESSOA PODERÁ ASSIM SER UTILIZADO PARA REFERIR ANIMAIS PARA ALÉM DO HOMEM, PARA REFERIR SERES MÍTICOS, UMA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL OU UM SER EXTRATERRESTRE. NO GERAL, A PALAVRA PESSOAS É UTILIZADA QUANDO SE QUER REFERIR A UM GRUPO ESPECÍFICO DE INDIVÍDUOS. NO ENTANTO, QUANDO SE QUER REFERIR A UM GRUPO QUE POSSUI SEMELHANÇA ÉTNICA, CULTURAL OU DE NACIONALIDADE, UTILIZA-SE O TERMO POVO, EXEMPLOS: POVO ÍNDIO, POVO FALANTE DE PORTUGUÊS.

O MACHO JUVENIL DESTA ESPÉCIE É DENOMINADO RAPAZ, NO BRASIL, TAMBÉM PODENDO SER USADO O TERMO "MOÇO".

À FÊMEA JUVENIL DÁ-SE O NOME DE RAPARIGA, NO BRASIL, ESSE TERMO PODE SER CONSIDERADO PEJORATIVO, SENDO MAIS USUAL O TERMO "MOÇA".

O TERMO HOMEM, COM INICIAL MAIÚSCULA, É GERALMENTE UTILIZADO PARA REFERIR O CONJUNTO DE TODOS OS SERES HUMANOS, EM CONTRASTE COM HOMEM, O MACHO DA ESPÉCIE, TAL COMO O TERMO HUMANIDADE, RAÇA HUMANA OU GÊNERO HUMANO. O TERMO HUMANO É UTILIZADO COMO SINÔNIMO DE SER HUMANO. COMO ADJECTIVO, O TERMO HUMANO TEM SIGNIFICÂNCIA NEUTRA, MAS PODERÁ SER UTILIZADO PARA ENFATIZAR OS ASPECTOS POSITIVOS DA NATUREZA HUMANA E SER SINÓNIMO DE BENEVOLÊNCIA, EM CONTRAPOSIÇÃO COM O TERMO INUMANO OU DESUMANO. O TERMO BINOMIAL HOMO SAPIENS FOI CUNHADO POR CARL LINNAEUS EM SEU TRABALHO DO SÉCULO XVIII SYSTEMA NATURAE E TAMBÉM É O LECTÓTIPO DO ESPÉCIME. O TERMO PARA O GÊNERO HOMO É UMA DERIVAÇÃO DO SÉCULO XVIII DO LATIM HOMO;, "HOMEM", EM ÚLTIMA INSTÂNCIA "SER TERRESTRE", DO LATIM ANTIGO HEMEM;. CRONOLOGIA DA EVOLUÇÃO HUMANA: EM MILHÕES DE ANOS, A CRONOLOGIA EVOLUTIVA DA VIDA E, CRONOLOGIA NATURAL E, A ARTIFICIALMENTE PROVOCADA POR ‘ET’: O ESTUDO CIENTÍFICO DA EVOLUÇÃO HUMANA ENGLOBA O DESENVOLVIMENTO DO GÊNERO HOMO, MAS GERALMENTE ENVOLVE O ESTUDO DE OUTROS HOMINÍDEOS E HOMININAES, TAIS COMO O AUSTRALOPITHECUS. O "HUMANO MODERNO" É DEFINIDO COMO MEMBRO DA ESPÉCIE HOMO SAPIENS, SENDO A ÚNICA SUBESPÉCIE SOBREVIVENTE, HOMO SAPIENS-SAPIENS. O HOMO SAPIENS IDALTU E O HOMO NEANDERTHALENSIS, ALÉM DE OUTRAS SUBESPÉCIES CONHECIDAS, FORAM EXTINTOS HÁ MILHARES DE ANOS POR AÇÕES VIOLENTAS DA NATUREZA AMBIENTAL PROVOCADAS PROPOSITADAMENTE PELOS SERES EXTRATERRESTES CRIADORES, SUPÕEM O CIENTISTAS ESTUDIOSOS. O HOMO NEANDERTHALENSIS, QUE SE TORNOU EXTINTO HÁ 30 MIL ANOS, TEM SIDO OCASIONALMENTE CLASSIFICADO COMO UMA SUBESPÉCIE CLASSIFICADA COMO "HOMO SAPIENS NEANDERTHALENSIS", MAS ESTUDOS GENÉTICOS SUGEREM UMA DIVERGÊNCIA ENTRE AS ESPÉCIES NEANDERTHAL E, HOMO SAPIENS QUE OCORREU HÁ CERCA DE 500 MIL ANOS COM A INTERVENÇÃO DE ENGENHARIA GENÉTICA DE EXTRATERRESTRES. DA MESMA FORMA, OS POUCOS ESPÉCIMES DE HOMO RHODESIENSIS SÃO TAMBÉM CLASSIFICADOS COMO UMA SUBESPÉCIE DE HOMO SAPIENS, EMBORA ISSO NÃO SEJA AMPLAMENTE ACEITO. OS HUMANOS ANATOMICAMENTE MODERNOS TÊM SEU PRIMEIRO REGISTRO FÓSSIL NA ÁFRICA, HÁ CERCA DE 195 000 ANOS, E OS ESTUDOS DE BIOLOGIA MOLECULAR DÃO PROVAS DE QUE O TEMPO APROXIMADO DA DIVERGÊNCIA ANCESTRAL COMUM DE TODAS AS POPULAÇÕES HUMANAS MODERNAS É DE 200 000 ANOS ATRÁS. O AMPLO ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE GENÉTICA AFRICANA CHEFIADO PELA DOUTORA SARAH TISHKOFF ENCONTROU NO POVO SAN A MAIOR EXPRESSÃO DE DIVERSIDADE GENÉTICA ENTRE AS 113 POPULAÇÕES DISTINTAS DA AMOSTRA, TORNANDO-OS UM DE 14 "GRUPOS ANCESTRAIS DA POPULAÇÃO". A PESQUISA TAMBÉM LOCALIZOU A ORIGEM DAS MIGRAÇÕES HUMANAS MODERNAS NO SUDOESTE DA ÁFRICA, PERTO DA ORLA COSTEIRA DA NAMÍBIA E DE ANGOLA.

A RAÇA HUMANA TERIA COLONIZADO A EURÁSIA E A OCEANIA HÁ 40 MIL ANOS; E AS AMÉRICAS APENAS HÁ CERCA DE 10 MIL ANOS. A RECENTE DESCOBERTA EM 2003 DE OUTRA SUBESPÉCIE DIFERENTE DA ATUAL HOMO SAPIENS-SAPIENS, O HOMO SAPIENS IDALTU, NA ÁFRICA, REFORÇA ESTA TEORIA, POR REPRESENTAR UM DOS ELOS PERDIDOS NO CONHECIMENTO DA NOSSA EVOLUÇÃO.

OS PARENTES VIVOS MAIS PRÓXIMOS DOS SERES HUMANOS SÃO OS GORILAS E OS CHIMPANZÉS, MAS OS HUMANOS NÃO EVOLUÍRAM A PARTIR DESSES MACACOS: EM VEZ DISSO, OS SERES HUMANOS MODERNOS COMPARTILHAM COM ESSES MACACOS UM ANCESTRAL COMUM.

OS SERES HUMANOS SÃO PROVAVELMENTE OS ANIMAIS MAIS ESTREITAMENTE RELACIONADOS COM DUAS ESPÉCIES DE CHIMPANZÉS: O CHIMPANZÉ-COMUM E, O BONOBO. O SEQUENCIAMENTO COMPLETO DO GENOMA LEVOU À CONCLUSÃO DE QUE "DEPOIS DE 6,5 MILHÕES DE ANOS DE EVOLUÇÕES DISTINTAS, AS DIFERENÇAS ENTRE CHIMPANZÉS E HUMANOS SÃO DEZ VEZES MAIORES DO QUE ENTRE DUAS PESSOAS INDEPENDENTES E DEZ VEZES MENORES DO QUE AQUELAS ENTRE RATOS E, CAMUNDONGOS" . A CONCORDÂNCIA ENTRE AS SEQUENCIAS DO DNA HUMANO E O DO CHIMPANZÉ VARIAM ENTRE 95% E 99%. ESTIMA-SE QUE A LINHAGEM HUMANA DIVERGIU DA DOS CHIMPANZÉS HÁ CERCA DE CINCO MILHÕES DE ANOS ATRÁS E, DA DOS GORILAS HÁ CERCA DE OITO MILHÕES DE ANOS. NO ENTANTO, UM CRÂNIO DE HOMINÍDEO DESCOBERTO NO CHADE, EM 2001, CLASSIFICADO COMO SAHELANTHROPUS TCHADENSIS, POSSUI CERCA DE SETE MILHÕES DE ANOS, O QUE PODE INDICAR UMA DIVERGÊNCIA MAIS ANTERIOR. A EVOLUÇÃO HUMANA É CARACTERIZADA POR UMA SÉRIE DE IMPORTANTES ALTERAÇÕES MORFOLÓGICAS, DE DESENVOLVIMENTO, FISIOLÓGICO E COMPORTAMENTAL, QUE TIVERAM LUGAR DESDE QUE A SEPARAÇÃO ENTRE O ÚLTIMO ANCESTRAL COMUM DE HUMANOS E CHIMPANZÉS. A PRIMEIRA GRANDE ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA FOI A EVOLUÇÃO DE UMA FORMA DE ADAPTAÇÃO DE LOCOMOÇÃO ARBORÍCOLA OU SEMI-ARBORÍCOLA PARA UMA FORMA DE LOCOMOÇÃO BÍPEDE, COM TODAS AS SUAS ADAPTAÇÕES DECORRENTES, TAIS COMO UM JOELHO VALGO, UM ÍNDICE INTERMEMBRAL BAIXO, PERNAS LONGAS EM RELAÇÃO AOS BRAÇOS, E REDUÇÃO DA FORÇA SUPERIOR DO CORPO. OS HOMINÓIDEOS SÃO DESCENDENTES DE UM ANCESTRAL COMUM. MAIS TARDE, OS HUMANOS ANCESTRAIS DESENVOLVERAM UM CÉREBRO MUITO MAIOR, NORMALMENTE DE 1.400 CM³ EM SERES HUMANOS MODERNOS, MAIS DE DUAS VEZES O TAMANHO DO CÉREBRO DE UM CHIMPANZÉ OU GORILA. O PADRÃO DE CRESCIMENTO PÓS-NATAL DO CÉREBRO HUMANO DIFERE DO DE OUTROS PRIMATAS, HETEROCRONIA, E, PERMITE LONGOS PERÍODOS DE APRENDIZAGEM SOCIAL E, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM NOS SERES HUMANOS JUVENIS. ANTROPÓLOGOS FÍSICOS ARGUMENTAM QUE AS DIFERENÇAS ENTRE A ESTRUTURA DOS CÉREBROS HUMANOS E, OS DOS OUTROS MACACOS SÃO AINDA MAIS SIGNIFICATIVAS DO QUE AS DIFERENÇAS DE TAMANHO.

OUTRAS MUDANÇAS MORFOLÓGICAS SIGNIFICANTES FORAM: A EVOLUÇÃO DE UM PODER DE ADERÊNCIA E PRECISÃO; UM SISTEMA MASTIGATÓRIO REDUZIDO; A REDUÇÃO DO DENTE CANINO; E A DESCIDA DA LARINGE E, DO OSSO HIOIDE, TORNANDO A FALA POSSÍVEL. UMA IMPORTANTE MUDANÇA FISIOLÓGICA EM HUMANOS FOI A EVOLUÇÃO DO ESTRO OCULTO, OU OVULAÇÃO OCULTA, O QUE PODE TER COINCIDIDO COM A EVOLUÇÃO DE IMPORTANTES MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS, TAIS COMO A LIGAÇÃO EM CASAIS. OUTRA MUDANÇA SIGNIFICATIVA DE COMPORTAMENTO FOI O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA MATERIAL, COM OBJETOS FEITOS PELOS HUMANOS CADA VEZ MAIS COMUNS E DIVERSIFICADOS AO LONGO DO TEMPO. A RELAÇÃO ENTRE TODAS ESTAS MUDANÇAS É AINDA TEMA DE DEBATE. AS FORÇAS DA SELEÇÃO NATURAL CONTINUAM A OPERAR EM POPULAÇÕES HUMANAS, COM A EVIDÊNCIA DE QUE DETERMINADAS REGIÕES DO GENOMA EXIBIRAM SELEÇÃO DIRECIONAL NOS ÚLTIMOS 15 MIL ANOS. A COMPOSIÇÃO E EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA NO PLANETA TERRA: ARDIPITHECUS RAMIDUS; AUSTRALOPITHECUS AFARENSIS; HOMO HABILIS, O PRIMEIRO A USAR FERRAMENTAS DE PEDRA; HOMO ERECTUS, FOI O PRIMEIRO SER VIVO A USAR O FOGO. H. HEIDELBERGENSIS; H. NEANDERTHALENSIS; SURGIMENTO DO HOMO SAPIENS: MAPA DAS PRIMEIRAS MIGRAÇÕES HUMANAS, DE ACORDO COM ANÁLISES EFECTUADAS AO DNA MITOCONDRIAL, UNIDADES: MILÊNIOS ATÉ AO PRESENTE. A PERSPECTIVA DESTE PLANISFÉRIO CENTRA-SE NO PÓLO NORTE, PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS ROTAS DAS MIGRAÇÕES ANATOMICAMENTE O SER HUMANO MODERNO EVOLUIU DO HOMO SAPIENS ARCAICO NA ÁFRICA DURANTE O PALEOLÍTICO MÉDIO, HÁ CERCA DE 200 MIL ANOS. ATÉ O INÍCIO DO PALEOLÍTICO SUPERIOR, HÁ CERCA DE 50 MIL AP, O COMPORTAMENTO MODERNO, QUE INCLUI A LINGUAGEM, A MÚSICA E, OUTRAS EXPRESSÕES CULTURAIS UNIVERSAIS, JÁ TINHAM SE DESENVOLVIDO. UM ESTUDO SOBRE A DIVERSIDADE GENÉTICA AFRICANA CHEFIADO PELA DOUTORA SARAH TISHKOFF, UNIVERSIDADE DA PENSILVÂNIA, ENCONTROU NO POVO SAN A MAIOR EXPRESSÃO DE DIVERSIDADE GENÉTICA ENTRE 113 POPULAÇÕES DISTINTAS, SUGERINDO QUE O "BERÇO DA HUMANIDADE" FICARIA NA REGIÃO DOS KHOISAN, ANTES CHAMADOS DE HOTENTOTES, NA ÁREA DE KALAHARI MAIS PRÓXIMA DA COSTA DA FRONTEIRA ANGOLA-NAMÍBIA, INDICANDO UMA POSSÍVEL MIGRAÇÃO DE ANCESTRAIS PARA O NORTE E PARA FORA DA ÁFRICA HÁ CERCA DE 250 GERAÇÕES. ESTIMA-SE QUE A MIGRAÇÃO PARA FORA DA ÁFRICA OCORREU HÁ CERCA DE 70 MIL ANOS AP. OS SERES HUMANOS MODERNOS, POSTERIORMENTE DISTRIBUÍDOS POR TODOS OS CONTINENTES, SUBSTITUÍRAM OS HOMINÍDEOS ANTERIORES. ELES HABITARAM A EURÁSIA E, A OCEANIA HÁ 40 MIL ANOS AP E, AS AMÉRICAS HÁ PELO MENOS 14 MIL E 500 ANOS AP. ELES ACABARAM COM O HOMO NEANDERTHALENSIS E COM OUTRAS ESPÉCIES DESCENDENTES DO HOMO ERECTUS, QUE HABITAVAM A EURÁSIA HÁ DOIS MILHÕES DE ANOS, ATRAVÉS DO SEU MAIOR SUCESSO NA REPRODUÇÃO E NA COMPETIÇÃO POR RECURSOS. EVIDÊNCIAS ACUMULADAS DA ARQUEOGENÉTICA, DESDE A DÉCADA DE 1990, DERAM FORTE APOIO AO "HIPÓTESE DA ORIGEM ÚNICA", E TÊM MARGINALIZADO A HIPÓTESE DE COMPETIÇÃO MULTIRREGIONAL, QUE PROPUNHA QUE OS HUMANOS MODERNOS EVOLUÍRAM, PELO MENOS EM PARTE, DE INDEPENDENTES DE POPULAÇÕES DE HOMINÍDEOS. OS GENETICISTAS LYNN JORDE E HENRY HARPENDING, DA UNIVERSIDADE DE UTAH, PROPÕEM QUE A VARIAÇÃO NO DNA HUMANO É MINUTA QUANDO COMPARADA COM A DE OUTRAS ESPÉCIES. ELES TAMBÉM PROPÕEM QUE DURANTE O PLEISTOCENO SUPERIOR, A POPULAÇÃO HUMANA FOI REDUZIDA A UM PEQUENO NÚMERO DE PARES REPRODUTORES, NÃO MAIOR DE 10 MIL E, POSSIVELMENTE, NÃO MENOR DE UM MIL, RESULTANDO EM UM POOL GENÉTICO RESIDUAL MUITO PEQUENO. VÁRIAS RAZÕES PARA ESSE GARGALO HIPOTÉTICO TÊM SIDO POSTULADAS, SENDO UMA DELAS A TEORIA DA CATÁSTROFE DE TOBA. EM UMA SÉRIE DE ANÁLISES GENÉTICAS SEM PRECEDENTES, PUBLICADAS NO JORNAL NATURE, EM SETEMBRO DE 2016, TRÊS TIMES DE PESQUISADORES CONCLUÍRAM QUE TODOS OS NÃO AFRICANOS DESCENDEM DE UMA ÚNICA POPULAÇÃO QUE EMERGIU NA ÁFRICA ENTRE 50 E 80 MIL ANOS ATRÁS. TRANSIÇÃO PARA A CIVILIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA E, HISTÓRIA DO MUNDO: O SURGIMENTO DA AGRICULTURA E, A DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS, RESULTOU EM ASSENTAMENTOS HUMANOS ESTÁVEIS. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOI UM PROCESSO DE MUDANÇA ECONÔMICA E, SOCIAL QUE POSSIBILITOU UM AUMENTO POPULACIONAL E DO PADRÃO DE VIDA INÉDITO NA HISTÓRIA HUMANA.

HÁ 10 MIL ANOS, A MAIORIA DOS SERES HUMANOS VIVIA COMO CAÇADOR-COLETORES, EM PEQUENOS GRUPOS NÔMADES. O ADVENTO DA AGRICULTURA LEVOU À REVOLUÇÃO NEOLÍTICA, QUANDO O ACESSO A GRANDE QUANTIDADE DE ALIMENTOS LEVOU À FORMAÇÃO DE ASSENTAMENTOS HUMANOS PERMANENTES, A DOMESTICAÇÃO DOS ANIMAIS E A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS METÁLICOS. A AGRICULTURA INCENTIVOU O COMÉRCIO E A COOPERAÇÃO, RESULTANDO EM SOCIEDADES COMPLEXAS. DEVIDO À IMPORTÂNCIA DESTA ÉPOCA PARA O SURGIMENTO DAS CIVILIZAÇÕES HUMANAS, ESSA ERA FICOU CONHECIDA COMO "ERA DOS HUMANOS". HÁ CERCA DE 6 MIL ANOS, OS PRIMEIROS PROTESTADOS DESENVOLVERAM-SE NA MESOPOTÂMIA, NO SAARA/NILO E NO VALE DO INDO. FORÇAS MILITARES FORAM FORMADAS PARA A PROTEÇÃO DAS SOCIEDADES E, BUROCRACIAS GOVERNAMENTAIS FORAM CRIADAS PARA FACILITAR A ADMINISTRAÇÃO DOS ESTADOS. OS ESTADOS COLABORARAM E CONCORRERAM ENTRE SI EM BUSCA DE RECURSOS E, EM ALGUNS CASOS, TRAVARAM GUERRAS. ENTRE 2 000 E 3 000 ANOS ATRÁS, ALGUNS ESTADOS, COMO A PÉRSIA, A ÍNDIA, A CHINA, O IMPÉRIO ROMANO E, A GRÉCIA, DESENVOLVERAM-SE E EXPANDIRAM SEUS DOMÍNIOS ATRAVÉS DA CONQUISTA DE OUTROS POVOS. A GRÉCIA ANTIGA FOI A CIVILIZAÇÃO QUE CONSTRUIU AS FUNDAÇÕES DA CULTURA OCIDENTAL, SENDO O LOCAL DE NASCIMENTO DA FILOSOFIA, DEMOCRACIA, OS PRINCIPAIS AVANÇOS CIENTÍFICOS E MATEMÁTICOS, OS JOGOS OLÍMPICOS, LITERATURA E HISTORIOGRAFIA OCIDENTAIS, ALÉM DO DRAMA, INCLUINDO A COMÉDIA E A TRAGÉDIA. RELIGIÕES INFLUENTES, COMO O JUDAÍSMO, ORIGINÁRIO DO ORIENTE MÉDIO, E O HINDUÍSMO, UMA TRADIÇÃO RELIGIOSA QUE SE ORIGINOU NO SUL DA ÁSIA, TAMBÉM AUMENTARAM DE IMPORTÂNCIA NESTE MOMENTO. NO FINAL DA IDADE MÉDIA OCORRE O SURGIMENTO DE IDEIAS E TECNOLOGIAS REVOLUCIONÁRIAS. NA CHINA, UMA AVANÇADA E URBANIZADA SOCIEDADE PROMOVEU INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, COMO A IMPRESSÃO. DURANTE A "ERA DE OURO DO ISLAMISMO" OCORRERAM GRANDES AVANÇOS CIENTÍFICOS NOS IMPÉRIOS MUÇULMANOS. NA EUROPA, A REDESCOBERTA DAS APRENDIZAGENS E INVENÇÕES DA ERA CLÁSSICA, COMO A IMPRENSA, LEVOU AO RENASCIMENTO NO SÉCULO XIV. NOS 500 ANOS SEGUINTES, A EXPLORAÇÃO E O COLONIALISMO DEIXARAM AS AMÉRICAS, A ÁSIA E A ÁFRICA SOB O DOMÍNIO EUROPEU, LEVANDO À POSTERIORES LUTAS POR INDEPENDÊNCIA. A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA NO SÉCULO XVII E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NOS SÉCULOS XVIII E XIX PROMOVERAM IMPORTANTES INOVAÇÕES NO SETOR DOS TRANSPORTES (TRANSPORTE FERROVIÁRIO E O AUTOMÓVEL), NO DESENVOLVIMENTO ENERGÉTICO, CARVÃO E A ELETRICIDADE, E AVANÇOS NAS FORMAS DE GOVERNO, DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E O COMUNISMO. COM O ADVENTO DA ERA DA INFORMAÇÃO, NO FINAL DO SÉCULO XX, OS HUMANOS MODERNOS PASSARAM A VIVER EM UM MUNDO QUE SE TORNA CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO E INTERLIGADO. EM 2008, CERCA DE 1,4 BILHÕES DE SERES HUMANOS ESTAVAM LIGADOS UNS AOS OUTROS ATRAVÉS DA INTERNET, E 3,3 BILHÕES PELO TELEFONE CELULAR. EMBORA A INTERLIGAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS TENHA ESTIMULADO O CRESCIMENTO DAS CIÊNCIAS, DAS ARTES E DA TECNOLOGIA, OCORRERAM TAMBÉM CONFRONTOS CULTURAIS, O DESENVOLVIMENTO E A UTILIZAÇÃO DE ARMAS DE DESTRUIÇÃO EM MASSA. A CIVILIZAÇÃO HUMANA TEM LEVADO À DESTRUIÇÃO AMBIENTAL E À POLUIÇÃO, CONTRIBUINDO SIGNIFICATIVAMENTE PARA UM EVENTO, AINDA EM CURSO, DE EXTINÇÃO EM MASSA DE OUTRAS FORMAS DE VIDA CHAMADAS DE EXTINÇÃO DO HOLOCENO, PROCESSO QUE PODE SER ACELERADO PELO AQUECIMENTO GLOBAL NO FUTURO. DEMOGRAFIA E POPULAÇÃO MUNDIAL: CONJUNTO DE IMAGENS MOSTRANDO A TERRA VISTA DO ESPAÇO À NOITE E QUE MOSTRA A EXTENSÃO DA OCUPAÇÃO HUMANA NO PLANETA. AS LUZES BRILHANTES SÃO AS ÁREAS URBANAS MAIS DENSAMENTE HABITADAS E OUTROS IMPACTOS HUMANOS NA SUPERFÍCIE DO PLANETA. OS PRIMEIROS ASSENTAMENTOS HUMANOS ERAM DEPENDENTES DA PROXIMIDADE DE ÁGUA E, DEPENDENDO DO ESTILO DE VIDA DAQUELE GRUPO, OUTROS RECURSOS NATURAIS, TAIS COMO TERRAS ARÁVEIS, PARA A PRÁTICA DA AGRICULTURA E CRIAÇÃO DE ANIMAIS HERBÍVOROS, E PRESENÇA DE POPULAÇÕES DE ANIMAIS SELVAGENS PARA A CAÇA. NO ENTANTO, GRAÇAS A GRANDE CAPACIDADE DOS SERES HUMANOS DE ALTERAR O SEU PRÓPRIO HABITAT ATRAVÉS DE MÉTODOS COMO A IRRIGAÇÃO, O PLANEJAMENTO URBANO, A CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS, O TRANSPORTES DE SUPRIMENTOS E PESSOAS, A FABRICAÇÃO DE MERCADORIAS, A AGRICULTURA E A PECUÁRIA, A PROXIMIDADE DE ASSENTAMENTOS HUMANOS A FONTES DE RECURSOS NATURAIS TORNOU-SE DESNECESSÁRIA E, EM MUITOS LUGARES, ESSE FATOR JÁ NÃO É UMA FORÇA MOTRIZ NO CRESCIMENTO OU DECLÍNIO DE UMA POPULAÇÃO. A MANEIRA PELA QUAL UM HABITAT É ALTERADO MUITAS VEZES É FATOR DETERMINANTE NA EVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA HUMANA. A TECNOLOGIA PERMITIU AO SER HUMANO COLONIZAR TODOS OS CONTINENTES E ADAPTAR-SE A PRATICAMENTE TODOS OS CLIMAS. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, OS SERES HUMANOS TÊM EXPLORADO A ANTÁRTIDA, AS PROFUNDEZAS DOS OCEANOS E O ESPAÇO EXTERIOR, EMBORA EM LONGO PRAZO A COLONIZAÇÃO DESSES AMBIENTES AINDA SEJA INVIÁVEL. COM UMA POPULAÇÃO DE MAIS DE SETE BILHÕES DE INDIVÍDUOS, OS SERES HUMANOS ESTÃO ENTRE OS MAIS NUMEROSOS GRANDES MAMÍFEROS DO PLANETA. A MAIORIA DOS SERES HUMANOS 61%, VIVE NA ÁSIA. O RESTANTE VIVE NAS AMÉRICAS 14%, NA ÁFRICA 14%, NA EUROPA, 11% E, NA OCEANIA, 0,5%. OS SERES HUMANOS MUITAS VEZES VIVEM EM FAMÍLIA CRIANDO COMPLEXAS ESTRUTURAS SOCIAIS E, ABRIGOS ARTIFICIAIS.

A HABITAÇÃO HUMANA EM SISTEMAS ECOLÓGICOS FECHADOS E EM AMBIENTES HOSTIS, COMO A ANTÁRTIDA E O ESPAÇO EXTERIOR, É CARA, NORMALMENTE LIMITADA NO QUE DIZ RESPEITO AO TEMPO E RESTRITA A AVANÇOS E EXPEDIÇÕES CIENTÍFICAS, MILITARES E INDUSTRIAIS. A VIDA NO ESPAÇO TEM SIDO MUITO ESPORÁDICA, COM NÃO MAIS DO QUE TREZE PESSOAS VIVENDO NO ESPAÇO POR VEZ. ENTRE 1969 E 1972, DUAS PESSOAS DE CADA VEZ ESTIVERAM NA LUA. DESDE A CONQUISTA DA LUA, NENHUM OUTRO CORPO CELESTE FOI VISITADO POR SERES HUMANOS, EMBORA TENHA HAVIDO UMA CONTÍNUA PRESENÇA HUMANA NO ESPAÇO DESDE O LANÇAMENTO DA PRIMEIRA TRIPULAÇÃO A HABITAR A ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, EM 31 DE OUTUBRO DE 2000. NO ENTANTO, OUTROS CORPOS CELESTES FORAM VISITADOS POR OBJETOS CRIADOS PELO SER HUMANO.

DESDE 1800, A POPULAÇÃO HUMANA AUMENTOU DE UM BILHÃO A MAIS DE SETE BILHÕES DE INDIVÍDUOS. EM 2001, CERCA DE 2,5 BILHÕES DO TOTAL DE 6,3 BILHÕES DE PESSOAS, 39,7% DELAS, RESIDIAM EM ÁREAS URBANAS, E ESTIMA-SE QUE ESSE PERCENTUAL CONTINUE A AUMENTAR DURANTE O SÉCULO XXI, GERANDO CONFLITOS E DISPUTAS POR TERRAS, ALIMENTOS E RIQUEZAS EM GERAL.

EM FEVEREIRO DE 2008, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ESTIMOU QUE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL VIVERIA EM ZONAS URBANAS ATÉ AO FINAL DAQUELE ANO. EXISTEM MUITOS PROBLEMAS PARA OS SERES HUMANOS QUE VIVEM EM CIDADES COMO A POLUIÇÃO, FALTA DE ESPAÇO PARA AGRICULTURA, A CRIMINALIDADE, ESPECIALMENTE NOS CENTROS E FAVELAS DE CADA CIDADE, ALÉM DE GUERRAS SEM FRONTEIRAS EM TODOS OS CONTINENTES. ENTRE OS BENEFÍCIOS DA VIDA URBANA INCLUEM O AUMENTO DA ALFABETIZAÇÃO, ACESSO À GLOBAL AO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO HUMANO E, DIMINUIÇÃO DA SUSCETIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA FOME. OS SERES HUMANOS TIVERAM UM EFEITO DRAMÁTICO SOBRE O MEIO AMBIENTE AUMENTANDO O EFEITO ESTUFA QUE AQUECE E DESESTABILIZA O CLIMA DO PLANETA. A ATIVIDADE HUMANA TEM CONTRIBUÍDO PARA A EXTINÇÃO DE INÚMERAS ESPÉCIES DE SERES VIVOS. COMO ATUALMENTE OS SERES HUMANOS RARAMENTE SÃO PREDADOS, ELES TÊM SIDO DESCRITOS COMO SUPERPREDADORES. ATUALMENTE, ATRAVÉS DA URBANIZAÇÃO E DA POLUIÇÃO, OS HUMANOS SÃO OS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS GLOBAIS. A ESPÉCIE HUMANA É TIDA COMO A PRINCIPAL CAUSADORA DA EXTINÇÃO EM MASSA DO HOLOCENO, UMA EXTINÇÃO EM MASSA, QUE, SE CONTINUAR AO RITMO ATUAL, PODERÁ ACABAR COM METADE DE TODAS AS ESPÉCIES AO LONGO DO PRÓXIMO SÉCULO.>

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 30/03/2018

Código do texto: T6295219

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 30/03/2018
Reeditado em 31/03/2018
Código do texto: T6295219
Classificação de conteúdo: seguro