Deus não está numa nuvem

DEUS NÃO ESTÁ NUMA NUVEM

Miguel Carqueija

Quando comecei a discutir com ateus e descrentes, tempo faz, tive a surpresa de descobrir que alguns nos atribuem (a nós católicos) a estranha crença de que Deus seja um velho de barba que fica flutuando “lá por cima” e de lá controlando tudo. Ou então que Ele se encontre numa nuvem qualquer, destribuindo de lá favores ou maldições, e que seja um sujeito “carrancudo”.

De onde os adversários do Cristianismo (e em especial da Igreja Católica, sempre o principal alvo) tiram ideia tão exdrúxula? Parece uma infantilidade de anedotas desenhadas ou historinhas infantis como as do Maurício de Sousa, onde aparece um tal de “Anjinho” amigo da Turma da Mônica, um garotinho de asinhas e auréola que fica observando de uma nuvem muito próxima ao chão (nuvens em geral são altíssimas).

Imaginar Deus desse jeito... custa a crer que os adversários da Fé Católica atribuam a católicos adultos semelhante crença. Ora, Deus é puro espírito e portanto em sua essência eterna não tem corpo, não é composto de partes; diferente portanto dos “deuses” do paganismo, Deus não está limitado no tempo e no espaço. Como poderia então estar posicionado numa nuvem aqui na atmosfera? Esses desenhos de Deus e anjos e almas de defuntos nas nuvens (vestindo camisolas) fazem parte da infantilidade humana e têm ligação com a nossa tendência de pensar o Céu teológico como algo “lá em cima” mas isso é apenas modo de dizer, o céu teológico não é o céu astronômico e menos ainda o céu atmosférico. O céu teológico é como outra dimensão.

Peço aos leitores não católicos ou mesmo aos católicos mal informados que vierem a ler estas linhas: se ouvirem ou lerem ataques contra a doutrina católica, antes de acreditar procurem saber o que a Igreja tem a dizer. É muito fácil espalhar inverdades, lendas negras, ou as hoje famosas notícias falsas.