"A MAIOR DÁDIVA QUE NOS É OFERECIDA PELA GRAÇA DE DEUS, É A DA VIDA" em RETALHOS D'ALMA =por GÉSNER LAS CASAS =

"A MAIOR DÁDIVA QUE NOS É OFERECIDA PELA GRAÇA DE DEUS, É

A DA VIDA"

=por GÉSNER LAS CASAS =

NOSSOS PENSAMENTOS PROFUNDOS NOS TRAZEM O AUTOCONHECIMENTO QUE FACILITARÁ NOSSA CONVIVÊNCIA COM O PRÓXIMO E NOS RELACIONAMENTOS HUMANOS DIÁRIOS.

= em RETALHOS D'ALMA = RETALHOS D'ALMA- Terça-feira, 12 de

junho de 2018 16h51min. =

‘’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’{FILOSOFIA PURA}’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’’

"PARA CONFIRMAR NOSSA EXISTÊNCIA HUMANA e, ESPIRITUAL DEVEREMOS PENSAR PROFUNDAMENTE NA EXISTÊNCIA CRIADORA DE UM SER SUPERIOR COM INFINITA BONDADE E, AMOR PELA VIDA DE SEUS FILHOS ETERNOS" PRATICAR A FILOSOFIA É EXPLORAR O PRÓPRIO NOSSO SER INTERIOR E, AINDA, AO MESMO TEMPO, BUSCAR DESCOBRIR A VERDADE SOBRE A PRÓPRIA EXISTÊNCIA. ENTENDO QUE HÁ UM VÁCUO NA ARTE DE FILOSOFAR MORALMENTE DOS DIAS DE HOJE. ÁREAS AO REDOR DA FILOSOFIA SE ESTICAM PARA A PSICOLOGIA, TEORIA DA POLÍTICA SOCIAL, OU SE DESMANCHAM DIANTE DAS RELIGIÕES SEM QUE A FILOSOFIA CONSIGA, EM UM CASO, DE ENFRENTAR, E NO OUTRO, DE RESGATAR OS VALORES HUMANOS ENVOLVIDOS. AÍ SE TORNA NECESSÁRIA UMA PSICOLOGIA FILOSÓFICA EFICAZ, QUE DEVA, AO MENOS, TENTE SE CONECTAR A TERMINOLOGIA PSICOLÓGICA ESTUDIOSA MODERNA COM UMA TERMINOLOGIA QUE SE ENCAIXE AS VIRTUDES. PRECISAMOS DE UMA FILOSOFIA MORALMENTE SOCIAL QUE POSSA FALAR, DE FORMA SIGNIFICATIVA, DE SIGMUND FREUD E, DE KARL MARX, E A PARTIR DA QUAL POSSAM SER ORIGINADAS CONCEPÇÕES ESTÉTICAS E, POLÍTICAS. PRECISAMOS DE UMA FILOSOFIA MORAL, NA QUAL O CONCEITO DE AMOR FRATERNO, TÃO RARAMENTE MENCIONADO AGORA PELOS FILÓSOFOS, POSSA NOVAMENTE SER UM TEMA DO PENSAMENTO CENTRAL DA HUMANIDADE. DIRIA O PENSADOR QUE TEMOS UMA MANEIRA DE PENSAR FILOSOFANDO COM EFICÁCIA, UMA FILOSOFIA CONDIZENTE QUE, É A HERDEIRA ADEQUADA DO PASSADO DA FILOSOFIA DOS MAIORES PENSADORES EUROPEUS: NO EXISTENCIALISMO POR EXEMPLO. ESTA FILOSOFIA DE FATO OCUPA O CENÁRIO DE FORMA TÃO ABRANGENTE QUE A MAIORIA DOS FILÓSOFOS; MUITOS ANALISTAS DA LINGUAGEM, POR EXEMPLO, QUE NÃO REIVINDICARIAM A SUA PRÓPRIA MARCA PESSOAL, NA VERDADE TRABALHAM COM CONCEITOS EXISTENCIALISTAS. ARGUMENTAREI QUE O EXISTENCIALISMO NÃO É E, NÃO PODE, POR MEIO DE REMENDOS, SER TRANSFORMADO NA FILOSOFIA QUE BUSCAMOS INCESSANTEMENTE. MUITO EMBORA, SEJA O HERDEIRO DO PASSADO, TRATA-SE, PARECE-ME, DE UMA DOUTRINA NÃO REALISTA, SUPER OTIMISTA E, FORNECEDORA DE CERTOS FALSOS VALORES. ISTO É, MAIS OBVIAMENTE, A VERDADE A RESPEITO DE DOUTRINAS FRACAS TAIS COMO O “HUMANISMO”, COM AS QUAIS AS PESSOAS PODERIAM AGORA, PREENCHEREM O VAZIO FILOSÓFICO EM SEUS PRÓPRIOS MUNDOS INSEGUROS DE UM INTERIOR INSTÁVEL. O GRANDE MÉRITO DO EXISTENCIALISMO É QUE AO MENOS PROFESSA E, TENTA SER UMA FILOSOFIA COM A QUAL PODERÍAMOS VIVER. KIERKEGAARD DESCREVEU O SISTEMA HEGELIANO COMO UM GRANDE CASTELO, CONSTRUÍDO POR ALGUÉM QUE DEPOIS VIVEU EM UM CASEBRE PAUPÉRRIMO, UMA VERDADEIRA CHOUPANA OU, NO MELHOR DOS CASOS, NA CASA DA EMPREGADA NOS FUNDOS DA MANSÃO. UMA FILOSOFIA COM PENSAMENTOS ELEVADOS E, MORALMENTE ACEITÁVEIS DEVE SER COMPREENDIDA POR TODOS. O EXISTENCIALISMO MOSTROU-SE CAPAZ DE TORNAR-SE UMA FILOSOFIA NO PENSAMENTO POPULAR E, DE CHEGAR ÀS MENTES DAQUELES, POR EXEMPLO, OS FILÓSOFOS DE OXFORD, QUE NÃO A PERSEGUEM E, QUE PODEM MESMO NÃO TER CONSCIÊNCIA DE SUA PRESENÇA EM NOSSAS VIDAS. NO ENTANTO, MUITO EMBORA POSSA CERTAMENTE INSPIRAR GESTOS E PALAVRAS PARA CONCRETIZAREM UMA AÇÃO, PARECE-ME QUE FAZ ISSO MAIS POR UM TIPO DE PROVOCAÇÃO ROMÂNTICA DO QUE POR SUA PROCURA PELA VERDADE. A VERDADE QUE LIBERTA; E SEUS INDICADORES QUE ESTÃO FREQUENTEMENTE APONTANDO NA DIREÇÃO EQUIVOCADAS. WITTGENSTEIN DIZIA QUE TINHA LEVADO A ERA CARTESIANA EM FILOSOFIA PARA UM FINAL. A FILOSOFIA MORALMENTE EXISTENCIALISTA É AINDA A CARTESIANA E EGOCÊNTRICA. EM RESUMO, NOSSA DESCRIÇÃO DE NÓS MESMOS, TORNOU-SE MUITO GRANDIOSA. NÓS NOS ISOLAMOS E, NOS IDENTIFICAMOS COM UMA CONCEPÇÃO NÃO REALISTA DA VONTADE. PORTANTO, PERDEMOS A PERSPECTIVA DE UMA REALIDADE SEPARADA DE NÓS MESMOS. AGORA, NÃO TEMOS UMA CONCEPÇÃO ADEQUADA DO PECADO ORIGINAL. KIERKEGAARD CORRETAMENTE OBSERVOU QUE “UMA ÉTICA QUE IGNORA O PECADO É UMA CIÊNCIA INTEIRAMENTE INÚTIL”, MUITO EMBORA TAMBÉM ACRESCENTASSE: “MAS SE RECONHECE O PECADO ESTÁ E O IPSO ALÉM DE SUA ESFERA”. KANT ACREDITAVA NA RAZÃO, E HEGEL ACREDITAVA NA HISTÓRIA, E PARA AMBOS ISSO ERA UMA FORMA DE CRENÇA EM UMA REALIDADE EXTERNA. OS PENSADORES MODERNOS, QUE NÃO ACREDITAM EM NENHUMA DAS DUAS. MAS, QUE PERMANECEM NO ÂMBITO DA TRADIÇÃO, É DEIXADO COM UM EU DESNUDO, CUJAS ÚNICAS VIRTUDES SÃO A LIBERDADE, OU NO MELHOR DOS CASOS, A SINCERIDADE QUE NOS TORNA RUDES, OU, NO CASO DOS FILÓSOFOS BRITÂNICOS, UMA RAZOABILIDADE COTIDIANA CONSPURCADA PELA BRUTALIDADE. A FILOSOFIA, EM SUAS OUTRAS FRENTES, TEM ESTADO OCUPADA DESMANTELANDO A VELHA DESCRIÇÃO SUBSTANTIVA DO “EU”, E A ÉTICA NÃO SE MOSTROU CAPAZ DE REPENSAR ESSE CONCEITO PARA FINALIDADES MORAIS COM PRINCÍPIOS ELEVADOS. O AGENTE MORAL É ENTÃO DESCRITO COMO UM PRINCÍPIO DE VONTADE ISOLADO, OU ESCONDENDO A POBREZA DE PENSAMENTOS NA CONSCIÊNCIA, DENTRO OU AO LADO DE UMA MASSA DE SER, QUE TEM SIDO TRANSFERIDA PARA OUTRAS DISCIPLINAS, COMO A PSICOLOGIA OU A SOCIOLOGIA. DE UM LADO, UMA FILOSOFIA ENDEMONIADA LUCIFERIANA DAS AVENTURAS DA VONTADE HUMANA QUASE ANIMAL IRRACIONAL, E, DE OUTRO, A CIÊNCIA NATURAL. A FILOSOFIA MORAL, E NA VERDADE AS MORAIS FICAM ENTÃO INDEFESAS CONTRA UMA AUTOAFIRMAÇÃO IRRESPONSÁVEL E, NÃO DIRIGIDA, QUE FACILMENTE VAI DE MÃOS DADAS COM ALGUMA MARCA DE DETERMINISMO PSEUDOCIENTÍFICO. UM SENTIDO NÃO EXAMINADO DA FORÇA DA MÁQUINA É COMBINADO COM UMA ILUSÃO DE SALTAR PARA FORA DELA. O JOVEM SARTRE E MUITOS FILÓSOFOS MORAIS BRITÂNICOS REPRESENTAM ESTA ÚLTIMA SECA SEDIMENTAÇÃO DAS CONCEPÇÕES KANTIANAS DO MUNDO. O ESTUDO DA MOTIVAÇÃO É DEIXADO À CIÊNCIA EMPÍRICA: A VONTADE TOMA O LUGAR DO COMPLEXO DE MOTIVOS E, JUNTAMENTE COM O COMPLEXO DAS VIRTUDES. A HISTÓRIA DA FILOSOFIA BRITÂNICA, DESDE MOORE, REPRESENTA INTENSIVAMENTE EM MINIATURA OS DILEMAS ESPECIAIS DA ÉTICA MODERNA. O EMPIRISMO, ESPECIALMENTE NA FORMA QUE LHE CONFERIU RUSSELL, E ULTIMAMENTE WITTGENSTEIN, EMPURRA A ÉTICA PRATICAMENTE PARA FORA DA FILOSOFIA. OS JUÍZOS MORAIS NÃO SERIAM FATUAIS, OU VERDADEIROS, E NÃO TINHAM LUGAR NO MUNDO DO TRACTATUS. MOORE SUSTENTOU UMA CURIOSA METAFÍSICA DOS “FATOS MORAIS”, DEU O TOM, QUANDO NOS DISSE QUE DEVERÍAMOS DISTINGUIR COM O MAIOR CUIDADO A QUESTÃO: “QUAIS SÃO AS COISAS BOAS?” DA QUESTÃO “O QUE SIGNIFICA “BOM”?”. DEUS, POR EXEMPLO, NÃO É BOM. É JUSTO.

DÁ-NOS O QUE MERECEMOS VERDADEIRAMENTE.

GÉSNER LAS CASAS

RADIALISTA, ARTISTA PLÁSTICO, COMENDADOR DE TOBIAS DE AGUIAR & JORNALISTA

GÉSNER LAS CASAS

Enviado por LAS CASAS em 14/06/2018

Código do texto: T6364205

Classificação de conteúdo: seguro

LAS CASAS
Enviado por LAS CASAS em 14/06/2018
Reeditado em 14/06/2018
Código do texto: T6364205
Classificação de conteúdo: seguro