Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Viver na cidade, opção ou imposição?

  Viver na cidade, opção ou imposição?

Viver no campo ou sobreviver na cidade? Opção ou imposição? O ser humano está sendo levado a essa decisão por conveniência, vontade própria ou por medos?
          Segundo a revista Veja, no ano de 2007, pela primeira vez na história mundial, o número de habitantes urbanos ultrapassou o da zona rural. Esse é um processo irreversível que teve sua crescente, principalmente no Brasil, a partir da terça parte do século XX, devido ao início do processo de industrialização, à falta de incentivos àqueles que viviam no meio rural e à mecanização da lavoura, fazendo com que famílias inteiras fossem retiradas de seu trabalho e tivesse que voltar seus objetivos para a cidade.
          Apesar de o campo apresentar algumas vantagens para se viver, tais como, menos violência e maior tranqüilidade; sobreviver na cidade já se tornou algo inevitável, principalmente pelas comodidades e oportunidades que se apresentam; porém, não devemos tratar o campo somente como área de lazer ou para o turismo rural.
          Mesmo que a zona urbana apresente, a cada dia, um novo desafio, "sobreviver" na cidade ainda parece ser a melhor opção, principalmente pela gama de recursos oferecidos, sejam eles no trabalho, na educação, na saúde, na cultura ou no lazer.
           Para que essa sobrevivência transforme a cada dia num viver melhor, basta não ignorar a cultura raiz, voltada para o campo, trazendo um pouco da vida "caipira" para dentro da cidade, amolecendo assim o coração desta floresta de pedra.
           Diferente do poeta caipira, "Eu troco meu ranchinho, amarradinho de cipó, por uma casa na cidade...".
Cido Cipriano
Enviado por Cido Cipriano em 03/09/2007
Código do texto: T636676

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Cido Cipriano
Barretos - São Paulo - Brasil, 51 anos
9 textos (8070 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/17 17:29)