Viver na cidade, opção ou imposição?

Viver na cidade, opção ou imposição?

Viver no campo ou sobreviver na cidade? Opção ou imposição? O ser humano está sendo levado a essa decisão por conveniência, vontade própria ou por medos?

Segundo a revista Veja, no ano de 2007, pela primeira vez na história mundial, o número de habitantes urbanos ultrapassou o da zona rural. Esse é um processo irreversível que teve sua crescente, principalmente no Brasil, a partir da terça parte do século XX, devido ao início do processo de industrialização, à falta de incentivos àqueles que viviam no meio rural e à mecanização da lavoura, fazendo com que famílias inteiras fossem retiradas de seu trabalho e tivesse que voltar seus objetivos para a cidade.

Apesar de o campo apresentar algumas vantagens para se viver, tais como, menos violência e maior tranqüilidade; sobreviver na cidade já se tornou algo inevitável, principalmente pelas comodidades e oportunidades que se apresentam; porém, não devemos tratar o campo somente como área de lazer ou para o turismo rural.

Mesmo que a zona urbana apresente, a cada dia, um novo desafio, "sobreviver" na cidade ainda parece ser a melhor opção, principalmente pela gama de recursos oferecidos, sejam eles no trabalho, na educação, na saúde, na cultura ou no lazer.

Para que essa sobrevivência transforme a cada dia num viver melhor, basta não ignorar a cultura raiz, voltada para o campo, trazendo um pouco da vida "caipira" para dentro da cidade, amolecendo assim o coração desta floresta de pedra.

Diferente do poeta caipira, "Eu troco meu ranchinho, amarradinho de cipó, por uma casa na cidade...".