Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Direito Obrigatório? A CLT contra o trabalhador.

 Após uma crise tanto econômica quanto política, o governo de Michel Temer tanta "dar um tranco" num Brasil já bem debilitado através de medidas polêmicas, entre elas um que destaca-se é a flexibilização da CLT, haja vista que seu caráter reformista bate de frente com a obrigatoriedade dos direitos trabalhistas.
    Hoje a CLT faz-se necessária em quaisquer trabalhos formais, logo aumenta muito o preço mínimo para empregar um funcionário na mais simples posição ao exigir um advogado e contador do empregador, impossibilitando o micro, pequeno e médio empresário de contratar mais funcionários - ou muitas vezes de sequer ter um -, além de diminuir a estabilidade daqueles já empregados. E esses mesmos empresários de pequeno e médio porte são empregadores de grande parcela da população e cerca de 27% do PIB brasileiro.
    Toda essa burocracia só beneficia o Estado e os sindicatos. O primeiro que pode controlar estamento burocrático para auxiliar em grandes empresas - que são menos prejudicadas pelos custos gerados e por consequência enfrentam competição branda - e pelos sindicatos que - através do imposto sindical - recebem o dinheiro dos trabalhadores representando os trabalhadores ou não. Ademais, ao invés de fazer com que o salário de todos aumente através do aumento de produtividade, eles fazem com que seja aumentado através da conhecida "canetada", o que faz com que mais empregadores - com o mesmo lucro, mas mais custos - mandem mais pessoas ao mercado informal.
    O único jeito para tornar a CLT legítima é tornando-a opcional, pois qualquer direito que alegue ser obrigatório não passa de um dever travestido. E para resolver a condição do trabalhador é preciso o incentivo a abertura de novas empresas  não através de juros artificialmente baixos, mas por uma facilitação na abertura de novas empresas, assim aumentando a demanda até dos serviços mais básicos, portanto criando novos empregos e aumentando o salário até mesmo dos mais humildes.
José Fluminense
Enviado por José Fluminense em 10/07/2018
Código do texto: T6386387
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Fluminense
São Gonçalo - Rio de Janeiro - Brasil
2 textos (30 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/11/18 11:16)
José Fluminense