Santa Paciência

SANTA PACIÊNCIA

12 de outubro, feriado nacional, dia de celebrar a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Para a maioria dos avós, pais, tios e padrinhos, também é hora de fazer a festa da criançada – e do comércio - comemorando o Dia das Crianças. Mas, como estará a cabeça da garotada neste início de 3º milênio?

Como pano de fundo nessa corrida ao comércio, numa tentativa de alegrar filhos, netos e sobrinhos, está o comportamento da garotada, e seus relacionamentos com os adultos. Além da festa, da comemoração, temos também que estar atentos aos reflexos da sociedade moderna - com sua alta tecnologia, sua mentalidade consumista e competitiva e o culto cada vez maior do descartável – na formação da personalidade e na estruturação emocional das crianças.

Para a psicóloga Maria Virgínia de Almeida, 34 anos, as crianças estão mais espontâneas, com uma atuação mais ativa na sociedade, devido a uma grande mudança na relação com os pais. “Antes os pais tinham uma postura de não permitir questionamentos, o respeito era por medo e pelo poder. Hoje existe muito mais diálogo. Os pais estão mais próximos das crianças. É uma relação mais verdadeira, sem medo”, concluiu.

Para a psicóloga, mãe de Ana Julia, 2 anos, e Fernanda, 9 meses, é natural que as crianças adquiram responsabilidades, sobre seus atos, mais cedo. “Os pais devem mostrar para os filhos que toda ação deles vai ter uma conseqüência, que vai ser agradável ou não para eles”, explicou.

Maria Virgínia ainda alertou aos pais que trabalham o dia todo fora, que não cometam o equívoco de tentar compensar a ausência com presentes ou não dando limites aos filhos, e aconselhou, “a educação e o tempo dedicados à um filho devem ser pensados antes da gravidez. Tem que ser algo bem elaborado pelo casal.”

Eduardo Marcyano – 01/09/2007

Eduardo Marcyano
Enviado por Eduardo Marcyano em 04/09/2007
Código do texto: T638934