Os impactos da discriminação do jovem

Existem inúmeros tipos de discriminação ao jovem, dentre as que mais se destacam está a intolerância de certos grupos à recusa de inseri-lós no mercado de trabalho e pode ser vista também discriminação dos jovens em escolas motivados pela classe social e poder aquisitivo.

Ainda que haja programas de inserção para todos nas redes de escolas, é comum relatos de alunos que sentem-se inferiores pela questão econômica na qual se encontra em relação aos outros colegas. Isso pode ser um fator prejudicial na formação intelectual do aluno, uma vez que tal etapa da vida é essencial para a obtenção de conhecimentos.

O meio ocupacional não dispersa dessa realidade, segundo uma matéria publicada no jornal "O Globo", muitas empresas resistem em contratar profissionais com mais de 40 anos, isso exclui o jovem de uma experiência profissional que poderia lhe render bons frutos no meio econômico e social.

É notável que o governo tem feito vastos investimentos para a inserção do jovem tanto na educação de qualidade quanto no mercado de trabalho, mas observa-se ainda uma relutância em ampliar essa inclusão. O que pode ser considerado um atraso nos ideais nacionais, já que a integração dos jovens nos citados meios trará novas ideias e uma visão mais ampla e inovadora.