Redação do Enem

Por favor, avaliem minha redação do Enem 2007. Sejam sinceros e - por misericórdia! - deixem comentários.

No mundo globalizado já não existem distâncias entre sociedades e povos e a multiplicidade das culturas se faz evidenciar. Contudo, as relações mais intensasque a atualidade propiciou podem não ser harmônias, equilibradass e sustentáveis. Para que o mundo contemporâneo congregue diversidsades culturais e individuais, sem animosidade, a demão que oferecem dois grupos brasileiros distintos, a saber, Engenheoros do Hawaii e Titãs, os quais, respectivamente, apresentam a diversidade de indivíduos e o prisma diferente pelo qual cada um vê o mundo e a igualdade que reside no fato de haver uma única espécie, a Homo sapiens, é de grande estima.

A premência de preservar a diversidade cultural pressupõe a existência de ameaças a sua subsistência, que não faltaram durante a história e podem-se presenciar na insuflada hostilidade entre israelenses e palestinos, árabes e ianques. Com efeito, a idéia de uma casta superior, arrogando-se pleno direito de sobrepor-se aos demais se constitui na degradação da diversidade e da igualdade.

O filósofo Rosseau reconhecia dois modelos de desigualdade: uma física, que se baseia na na força, nos múltiplos talentos e visões de mundo; outra moral, que reside no fato de um homem se atribuir privilégios, em detrimento dos demais.

Muitos exemplos históricos de agressão à diversidade cultural, social e biológica poderiam ser enunciados. Todavia, urge que se delimite a desigualdade, a fi9m de que ela obedeça aos preceitos da razão universal, testemunhando apenas benefícios compartilháveis, sem desembocar numa desigualdade moral ou numa famigerada " missão de civilizar o mundo".