O eterno ato de aprender

O eterno ato de aprender

A vida é um eterno ato de aprendizagem. Ela nos convoca a aprender algo novo todos os dias. Desde o momento de nosso nascimento já precisamos aprender algo novo.

Aprendemos a chorar, ou será que é involuntário? Já nascemos sabendo?

Aprendemos a abrir os olhos, a buscar o leite materno.

Aprendemos a sorrir, a falar, a caminhar...

Aprendemos coisas interessantes nos primeiros anos de vida.

Aprendemos que existem bruxas, fantasmas, coelhinho da Páscoa, Papai Noel...

Aprendemos logo em seguida que Papai Noel não existe, que coelhinho da Páscoa é invenção... Aprendemos que fantasmas também não, mas muitos ainda preferem acreditar que existam sim. Negamos a aprender que os maiores fantasmas estão dentro de nós mesmos, criados por coisas que aprendemos.

Aprendemos a brincar com outras crianças, aprendemos que precisamos ir para a escola. Aprendemos que é preciso viver em sociedade, e ao mesmo tempo aprendemos que a vida não é tão linda quanto parecia. Aprendemos a lidar com dificuldades, com percas, e também com derrotas. Aprendemos que existe injustiça ainda nos anos do ensino fundamental primário. Mas aprendemos que existe um mundo a ser descoberto, a ser buscado, a ser sonhado e conquistado.

Aprendemos depois que o primeiro beijo, a primeira transa podem até ser inesquecíveis, mas certamente não foram os melhores. Aprendemos que o melhor pode ser sempre o último e não o primeiro.

Aprendemos a acreditar em promessas, mas aprendemos também que promessas podem ser falsas. Aprendemos que ouvir palavras bonitas podem ser muito bom, mas aprendemos também que ouvir duras verdades nos fazem crescer. Aprendemos que muitas pessoas mentem, mas poucas dizem o que sentem. Mas estas poucas é que fazem a diferença.

Aprendemos que sonhos podem ser realizados ou não. Aqueles que forem realizados nos formam, os que não foram devem nos impulsionar para conquista-los.

Aprendemos que as coisas ruins demoram mas passam, e que as boas se ainda não chegaram, chegarão.

Aprendemos que sonhar é o que faz a vida correr, é o que sentido a vida.

Aprendemos só nossa meta deve ser sempre inatingível porque nunca devemos parar de sonhar.

Aprendemos que nossa vida é um eterno aprendizado. Aprendemos que ao chegarmos ao final desta, teremos a certeza que nada sabemos

Ansel Antony
Enviado por Ansel Antony em 29/07/2018
Código do texto: T6403983
Classificação de conteúdo: seguro