DEVOÇÃO A SÃO JOÃO BATISTA

No ano de 1876, segunda relatos de nossos antepassados, era celebrada a primeira novena em honra a São João Batista nas terras de Areia Branca, então, povoado pertencente ao município de Pio IX, hoje, Alagoinha do Piauí - PI.

As Novenas aconteciam na residência da senhora Isabel Pereira, filha de Pedro Velho e Margarida de João Raimundo. Os festejos atraíam pessoas de várias cidades e povoados da região.

Sem transporte, a fé estava presente no andar do povo que ía / vinha a pé para as Novenas em devoção ao Santo querido.

A tradicional fogueira de São João Batista nas Novenas em Areia Branca tinha um diferencial. Em prova viva de fé, homens e mulheres tiravam os calçados e pisavam sobre as brasas, claro, não se queimavam, era grande a alegria ao redor da fogueira.

A Família BRITO, desbravadora das terras que hoje corresponde a vários municípios do semi-árido piauiense, entre eles, Alagoinha, sempre teve grande devoção nos santos juninos. Até meados do século XX no mês de junho, Santo Antônio, São João e São Pedro eram celebrados pelas famílias no povoado de Areia Branca.

No ano de 1946, foi construída a igreja dedicada a São João Batista em Alagoinha. Retratos comprovam, a fé do nosso povo em São João Batista só aumentou com o passar do tempo, eis a religiosidade, cultura e tradição da cidade.

Tradicionalmente, de 15 a 23 de junho tem novenas, e hoje dia 24 de JUNHO é dia da festa de São João Batista. É festa em Alagoinha do Piauí.

Lembrando, que Santo Antônio continua sendo celebrado em Areia Branca, com festa no dia 13 de junho.

Texto:

Poeta Samuel Nascimento

Alagoinha do Piauí - PI, 24/06/2017

Genealogia da Família BRITO
Enviado por Genealogia da Família BRITO em 19/08/2018
Código do texto: T6424007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.