REDAÇÃO FÁCIL: TÉCNICAS PARA UM TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO

ESTRUTURAS LINGUÍSTICAS PARA O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO

NÍVEL 1

Não sabe como começar seu texto? Fique tranquilo. Veja algumas ideias para você iniciar sua redação.

Cuidado! Não se pode plagiar uma redação. Utilize sinônimos e construções frásicas diferentes.

INTRODUÇÃO - A introdução do seu texto dissertativo-argumentativo pode conter três períodos básicos: apresentação do tema no contexto atual; dois fatores que contribuem para a problemática; uma reflexão/opinião central sobre o tema e/ou uma afirmação de que será possível buscar caminhos para reverter o problema. ( claro, na conclusão você oferecerá uma proposta de intervenção). Não se esqueça de problematizar seu texto, ou seja, identificar e discutir o problema social relacionado ao tema proposto .

Veja a seguir algumas formas básicas de começar uma redação :

EXEMPLO A

Ao analisar a temática da/do________________________________________, observa-se que ____________________________________________. São fatores que contribuem para essa problemática o/a ____________________________________________ e o/a__________________ __________________________. Assim, é necessário repensar ________________________a fim de propor medidas urgentes para reverter a situação.

EXEMPLO B

No contexto da sociedade contemporânea, é possível observar que o problema da/do________________________________

apresenta-se de modo preocupante em nosso país. Diante disso, é importante analisar o /a___________________

_______e /o_________________ porque configuram-se como elementos centrais que desencadeiam o problema em questão. Nesse contexto, não há dúvidas de que é preciso analisar ___________________________________________.

EXEMPLO C

É possível definir a/o como_____________________________________________________________________________________________________________________, ou seja, é _______________________________________________. Atualmente, pode-se notar que essa questão exige uma reflexão , uma vez que os principais aspectos relacionados ao tema exposto podem ser a /o________________________________________________ e a/o____________________.

EXEMPLO D

__________________.___________________. __________________. Essas são algumas palavras que representam bem a /o _________________________________em nossa sociedade. Nesse sentido, medidas devem ser tomadas para reverter essa situação, uma vez que___________________________________________________________________________________________________________________ .

EXEMPLO E

A questão da/do_________(tema)____________ encontra uma série de empecilhos em nossa sociedade. Isso ocorre porque _____________________________________________________________________. Nesse contexto, ações devem ser pensadas para que ____________________________________________________________________________.

DESENVOLVIMENTO - O desenvolvimento do seu texto dissertativo-argumentativo pode conter dois parágrafos. O tipo de argumento que você usará no texto vai depender, obviamente, do tema proposto. Geralmente, o esquema de causa e consequência, com exemplos , funciona para fazer um texto razoável. Dependendo do tema, você também poderá fazer comparações entre o passado e o presente, ou, ainda, mostrar aspectos positivos e negativos de uma ideia.

CONCLUSÃO - A conclusão do seu texto dissertativo-argumentativo deve fazer uma retomada do tema/opinião central do texto e propor medidas de solução/redução do problema. Essas formas de resolver a problemática precisam estar detalhadas, informando :

• Quem vai fazer?

• O que será feito?

• Como será feito?

• Para quê será feito?

Veremos agora um texto dissertativo-argumentativo que segue esse modelo que estamos propondo:

Tema: O racismo no nosso país

Ao analisar a temática do racismo, observa-se que essa forma de preconceito continua existindo na atualidade . São fatores que contribuem para esse problema: a falta de educação moral no âmbito familiar e a lenta mudança de mentalidade social. Assim, é necessário repensar certas práticas a fim de propor medidas urgentes para reverter a situação em nosso país.

É válido considerar que a família é a primeira instituição social do indivíduo. Diante disso, é nela que as pessoas devem aprender noções de certo e errado, respeito e solidariedade. Lamentavelmente, o diálogo familiar e a instrução moral das crianças e jovens estão ficando em segundo plano, quando, por exemplo, os adultos não encontram tempo e meios necessários para o ensinamento de valores para reduzir preconceitos raciais. Com efeito, é comum vermos nas mídias digitais perversas formas de discriminação racial, como por exemplo, o caso da apresentadora Maju , do Jornal Nacional, que foi vítima de racismo na internet.

Além disso, não restam dúvidas de que o Brasil ainda mantém certas heranças do racismo oriundo da exploração da mão de obra dos escravos negros , fato este que contribui , historicamente, para que o preconceito seja passado de geração em geração, como se a pessoa negra fosse inferior à pessoa branca . Nas grandes mídias televisivas, apesar de haver avanços para promover a diversidade racial, ainda é comum vermos afrodescendentes atuando em papéis secundários e brancos tendo papéis de destaque nas telas da televisão. Consequentemente, isso contribui para fixar no pensamento coletivo a ideia perversa da discriminação que inferioriza os negros.

Portanto, para que o racismo possa ser combatido , é necessário haver um esforço coletivo. A Escola deve promover debates, palestras e projetos em parceria com a comunidade , a fim de formar cidadãos respeitosos e sem preconceito racial. Nesse sentido, faz-se importante a participação das famílias nas escolas para que juntas – família e escola- possam encontrar caminhos com a finalidade de manter o diálogo e o ensinamento de valores às crianças e aos jovens. Ademais, as grandes mídias poderiam incentivar a representatividade negra, colocando constantemente pessoas de diferentes etnias e raças em papéis de destaque nas novelas, propagandas , nos filmes e comerciais. Através dessas e outras medidas, a sociedade brasileira poderá agir de forma eficaz no combate ao racismo.

O.B.S: Esse texto é considerado uma redação de NÍVEL 1, isto é, poderia ser melhorada nos argumentos e na criatividade. Este é apenas um modelo de redação. Não se esqueça de que existem outras formas de desenvolver o texto.

BONS ESTUDOS!