Nota sobre trabalhar em equipe

Nota sobre trabalhar em equipe

Segundo o dicionário equipe significa: “é um conjunto ou grupo de indivíduos aplicados na realização de uma mesma tarefa ou trabalho.”.

Fazendo uma pequena analogia em que uma equipe seja as engrenagens de um relógio trabalhando no mesmo ritmo para que os ponteiros se mantenham alinhados sem correr o risco de um atraso das horas. Agora vamos olhar de outra forma todas as engrenagens deste relógio sabem sua função, mas uma decide não executar sua tarefa da melhor maneira, consequentemente aos pouco começa a gerar uma sobrecarga nas demais engrenagens. Que a principio vão conseguindo administrar essa pequena falha, mas que com o tempo o cansaço e a indignação por nada ter sido feito para solucionar os problemas acarretam na diminuição dos ritmos das demais engrenagens gerando um transtorno no qual na questão do relógio o atraso das horas.

Partindo desde principio vamos levar para as nossas relações profissionais onde cada pessoa tem postura, caráter e personalidades diferentes, mas vão trabalhar em uma mesma empresa na qual as diferenças precisam ser respeitadas para que haja um fluxo melhor das atividades. Todos tem uma função definida, mas como no exemplo do relógio alguns passam a efetuar sua função pensando somente em si, gerando uma insatisfação dos demais colegas que precisam suprir essa falha para desenvolver sua função. De alguma forma são direcionados avisos para que ocorra uma mudança de comportamento e nada é efeito.

É preciso compreender que um gestor seja ele, supervisor, gerente, encarregado tem como função ajustar as peças para que não haja descontentamento e insatisfação na equipe. O mesmo precisa agir como um relojoeiro e consertar ou adequar uma nova engrenagem nesta equipe para que todos possam trabalhar sem estarem sobrecarregados.

Sabendo da importância ativa de um bom gestor, é preciso que a equipe tenha a sensibilidade de perceber que vem falhando quando pensa somente em si e não no bem estar de todos.

A comunicação é essencial para um bom trabalho em equipe!

Júlio Assis

Júlio Assis
Enviado por Júlio Assis em 28/09/2018
Código do texto: T6462105
Classificação de conteúdo: seguro