Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

HÁBITOS/ROTINA

  Hábitos são criados em nosso dia a dia até virar rotina. Todos os dias fazemos algo que consciente ou inconscientemente, acabam se tornando hábitos. Psicólogos, analistas, médicos já tentaram descobrir como os hábitos se instalam em nossas vidas.
  Rotina nada mais é do que hábitos cotidianos, porém pode ser bom, ou seja, te fazer bem. Assim como, funcionam para te fazer mal, como qualquer coisa, concordo. Porém, pensamos todos os dias em mudar "maus hábitos", seja para nos alimentarmos melhor, fazer mais exercícios, gastar menos dinheiro ou até mesmo aproveitar mais o tempo. E porque não conseguimos?
  Existe um estudo que se baseia no loop do hábito, que funciona como uma grande roda, primeiro sua mente encontra uma deixa para fazer algo, transforma em rotina (hábito) e aí vem a recompensa.
  Por exemplo: Dentes sujos = deixa  Escovar os dentes = Rotina  Dentes limpos = Recompensa.
 Você lembra se hoje pela manhã na hora de escovar os dentes, colocou a pasta na escova com a mão direita ou esquerda? Ou então na hora de amarrar os cadarços dos tênis, amarrou primeiro o esquerdo ou o direito? Provável que não lembre, porque são hábitos que são repetidos pelo nosso inconsciente, nosso sistema psicológico já se acostumou com aquilo que virou automático. (Rotina)
 Bem, vejamos que se ao invés de chegarmos do trabalho e sentarmos no sofá pra assistir televisão, déssemos a deixa para o nosso cérebro, que deve fazer exercício, poderíamos ter mas controle sobre nossa rotina, além de mais saúde, ainda teríamos a recompensa em endorfina e realização.
  Mudar hábitos não é fácil, mas também não é impossível, refletir sobre nossos maus hábitos é essencial para que possamos mudá-los e de alguma forma ter controle sobre a rotina e assim se livrar de hábitos ruins e transformar em bons.
De Branco
Enviado por De Branco em 10/10/2018
Código do texto: T6472647
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
De Branco
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil, 20 anos
30 textos (341 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/12/18 09:02)
De Branco