A EDUCAÇÃO EM TEMPOS OUTRORA

00.332

Sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Às vezes tento lembrar-me do meu primeiro dia de aula, no primário. Mas confesso que não o consigo, salvo um relance. Da expectativa desse acontecimento. E lembro-me de estar uniformizado, bem alinhado, apesar da simplicidade em que vivia.

Naquela época dá pra lembrar, sim, que tudo era muito diferente desses nossos dias atuais. Um dos fatores mais observados era o respeito e a disciplina. A professora era uma verdadeira autoridade em nossas vidas. Do que me lembro os homens, se existiam como professores naquele tempo, eram amiúde.

Era exigido dos alunos uma impecável vestimenta. Ou seja, o uniforme tinha que estar de acordo com as normas da escola. Um aluno não assistiria as aulas se não estivesse totalmente de acordo com tais exigências.

Antes do início das aulas, logo na entrada, todos deveriam entrar em formação alinhada para cantar o Hino Nacional e hastear o Pavilhão Nacional, a nossa bandeira. Era uma rotina determinada e ninguém podia fugir dela.

É impressionante como as coisas hoje são tão diferentes. E muita gente ainda se pergunta porque já não existe tal rigor educacional. Nem mesmo ao observar a ignorância de muitos, bem como a ação nefasta que um ou outro pratica nesse nosso cotidiano. Eis a questão.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 05/11/2018
Código do texto: T6494855
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.