VIDA DO JOVEM PROFISSIONAL

Somos jovens buscando o nosso caminho profissional. Uma parte de nós estudou até o terceiro colegial. Logo, decidimos por uma faculdade. E quando nós formamos escolhemos entre o caminho empresarial e o caminho acadêmico.

Os jovens que escolhem o caminho empresarial. Se vêm em um dilema a procuro do primeiro emprego. São dias de procura em sites de recrutamento, muitos currículos cadastrados e poucas vagas por indicação. O mercado está cada vez mais competitivo para todos os jovens.

Do outro lado, os jovens que estão trilhando o caminho acadêmico. Iniciando o mestrado e outros o doutorado. É um caminho longo que parece não ter fim. Mas, ultimamente tem aumentado a procura de jovens pela carreira acadêmica nas universidades.

Sabemos que um dos fatores preocupantes para eles é o valor das bolsas de mestrado e doutorado. Visto que faz anos que o governo não faz reajuste dos valores. Em algumas universidades como, por exemplo, a USP o valor da bolsa para mestrado é de 1.100 reais e o valor da bolsa para doutorado é de 2.200 reais. Muitos deles precisam pagar aluguel, condomínio e outros gastos diários. Dessa forma, em alguns casos sobra menos da metade do valor. Essa questão tem sido preocupante para os jovens que precisam se sustentar. Sem ajuda financeira de suas famílias.

Do outro lado tem os jovens que não estão totalmente sozinhos nesse caminho. Sendo assim, moram com suas famílias na cidade da universidade. O que faz com que não precisem alugar um lugar e pagar valor de condomínio e outros gastos.

Também tem os jovens que mesmo com a bolsa do mestrado e doutorado. Tem mais uma ajuda financeira. Que no caso são os: “pai patrocínios”. É uma benção ter o apoio da família para uma carreira acadêmica. Mas, comparando com os jovens que se viram sozinhos com o valor da bolsa sem ajuda financeira da família. Seria mais justo oferecer a bolsa para as pessoas que realmente precisam. E também as bolsas terem um reajuste a fim de incentivar esses jovens a continuar os estudos.

Contudo, essa é a vida do jovem profissional. São anos de estudo e de luta diária. Para conquistar seus espaços profissionais. Que com o passar dos anos vem se tornando mais concorrido. São poucas vagas para dar aulas nas universidades e no mercado empresarial a concorrência só aumenta.Nós jovens temos que persistir.A luta é diária!

Kat Ferreira
Enviado por Kat Ferreira em 05/11/2018
Código do texto: T6495343
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.