SIMULADO DE SOCIOLOGIA

01) “Trabalham para viver, para prover ás festas, para presentear. Mas nunca mais que o estritamente necessário: a labuta não é um valor em si, não é algo que tem preço, que se oferece no mercado...” Rodrigues, José Carlos. Antropologia e Comunicação. O texto refere-se a dois assuntos, que são:

Sociedades primitivas e como se relacionam com o trabalho.

Alternativas corretas em relação ao trabalho nas sociedades feudais.

Os trabalhadores tinham direito ao usufruto e ocupação das terras, mas nunca a propriedade .

Além de cultivar as terras a ele destinadas, o servo era obrigado a trabalhar nas terras do Senhor e na construção e manutenção de estradas e pontes.

Havia os servos (não tinham plena liberdade, nem eram escravos).

Defina Mais Valia: a mais-valia de 8 horas diárias de trabalho, entre 3 e 5 horas, o trabalhador já produziu pelo trabalho que recebeu. As horas restantes formam a mais valia para o burguês.

Mais Valia Relativa: é o trabalho com uso de máquinas e com o esforço humano.

(UEL - 2008) O capitalismo vê a força de trabalho como mercadoria, mas é claro, que não se trata de uma mercadoria qualquer. Ela é capaz de gerar valor. O operário é o indivíduo que, nada possuindo é obrigado a sobreviver da sua força de trabalho”(Costa, 2005). Segundo Karl Marx, a força de trabalho é alugada ou comprada por meio: do salário.

(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram: A Revolução Industrial E A Revolução Francesa.

A ciência que tem como objetivo compreender os conflitos, as permanências e as transformações das sociedades contemporâneas: sociologia.

O que é correto sobre as sociedades feudais?

As terras eram o principal meio de produção.

O trabalho tinha uma conotação negativa e geralmente era realizado por escravos.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 07/04/2019
Código do texto: T6617884
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.