Programação de nascença

Escrito em 9/4/2019

TEMA: Criminalidade entre os jovens brasileiros

O modo de vida que nós brasileiros levamos é refletido claramente no caminho que a nação vai seguindo e suas atitudes. O jeitinho brasileiro mesmo não sendo um fator genético parece hereditário na população, o que pode ser uma barreira para um concerto do bem-estar social.

As influências sociais, familiares e de outros grupos vão gradualmente formando a consciência de quem as adquire, e quando jovens, temos tendência a apresentar uma mente mais aberta. É um período de absorção constante de informação, de muito contestar para que na fase adulta, o indivíduo tenha sua consciência límpida e saiba interagir em sociedade.

O porém enorme é a condição em que as coisas vão andando. Em Sociologia, socialização primária é o contato com a família e socialização secundária é o contato com os outros demais que se conhece. Logo, é trivial admitir que os pais, com o conceito que obtiveram, terão filhos (na maioria das vezes) que seguirão os passos observados.

Nesse percurso de aprendizagem e socialização, o que leva à marginalização é a falta de informação e responsabilidade. Estando convencido de que ele pode fazer o que bem entende, o jovem pode perder o senso de moral, chegando a um nível à deriva de normas e leis, podendo ser excluído da sociedade.

Em virtude dos fatos mencionados, resta aos jovens adquirirem a informação de fontes condizentes à lei. Rousseau disse que a família é a primeira (e única natural) sociedade. É possível o que pode acontecer com o futuro se analisarmos o presente e o passado. Se perdermos o senso de moral e ética desde cedo, talvez o futuro possa estar perdido.