Não basta

Como eu gostaria de voltar atrás e fazer com que a sociedade entedesse a imensidão do problema que destruiu o nosso planeta, agora não há mais possibilidades de salvar a terra. Advertiam que era preciso cuidar do meio ambiente, mas ninguém fez caso. Todos os dias acompanhávamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estavam ocorrendo rapidamente no clima mundial. Nunca tinha-se visto mudanças tão velozes e com efeitos tão devastadores, mas ninguém deu atenção e entendeu a sua real importância. O aquecimento global se agravou consideravelmente, onde se deu em grande parte ao aumento da concentração de poluentes na atmosfera, provocada pelas atividades humanas. Não devíamos ter fechado os olhos, e sim, enxergado o presente, agora, em pleno ano 2050 estamos arrependidos. Porém arrependimento não faz voltar no tempo. O planeta está doente e a causa somos nós.

Mesmo se deparando com tantas conseqüências causadas pelo aquecimento global, as pessoas continuaram sem compreender a gravidade do problema. Com a elevação da temperatura, o nível dos oceanos foi aumentando, e graças a isso, hoje as calotas polares encontram-se derretidas, ocasionando a submersão de muitas cidades litorâneas. Morreu várias espécies animais e vegetais, desequilibrando o ecossistema; as florestas foram totalmente desmatadas, fazendo com que aumentasse muito as regiões desérticas em nosso planeta. Houve maior evaporação das águas dos oceanos, aumentando o número de furacões, tufões e ciclones; potencializando ainda mais estes tipos de catástrofes climáticas. Regiões de temperaturas amenas sofreu com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, uma intensa onda de calor, provocou até mesmo mortes de idosos e crianças.

O protocolo de quioto era um acordo internacional que visava a redução da emissão dos poluentes que aumentavam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo era que ocorre-se a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emitia poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país. E agora é um dos países que mais sofre com as conseqüências do aquecimento global, onde prejudicou definitivamente sua economia, antes tivesse feito a escolha certa e não agir com tanta ignorância, no final das contas não teria acabado com o planeta e nem com sua pátria.

Os seres humanos estão sim sentindo muito mais calor, mas se adaptaram a mudança de temperatura; porém quem mais sofre com tudo isso são os animais que estão praticamente todos em extinção e os que se encontram vivos estão sentindo os efeitos do calor desvairado, até mesmo no mar está havendo mortandade. È absolutamente triste acreditar no rumo que esse mundo levou, tinha tudo para dá certo, era tudo tão lindo, tão maravilhoso; não podia está terminando assim.

pamziinha
Enviado por pamziinha em 25/09/2007
Código do texto: T668327