Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ótimos Benefícios Da Prática Do Karatê - Parte III

Ajuda a melhorar a autoestima e o controle emocional.

Ao iniciar todos os treinos, é realizada uma meditação como preparação para o que será praticado, deixando para fora do dojo todas as questões que não sejam pertinentes. Isso, além do treino em si, ajuda a relaxar, extravasar os problemas e ganhar tranquilidade. Outro ponto é que à medida que você treina vai aprendendo mais sobre si mesmo e seu potencial, consequentemente adotando uma postura confiante e assertiva para superar as dificuldades dentro e fora do dojo.

 É defesa pessoal.

Quando o Karate foi criado pelos moradores das ilhas de Okinawa, atualmente parte do Japão, a questão era de vida ou morte. Eles não podiam andar armados e contavam apenas com a sua habilidade para sobreviver a ataques bandidos e soldados. Por terem se estabelecido e chegado até nós nos dias de hoje, é óbvio que as técnicas desenvolvidas nessa arte cumpriram seu objetivo de preservar a integridade física dos praticantes. Atualmente as ameaças são outras, mas saber se defender ainda é fundamental.

Possui uma filosofia rica, com base no respeito e disciplina.

Karate não é um mero esporte. É um caminho trilhado para a vida, uma busca constante do indivíduo de ser melhor para si mesmo e para a comunidade. E esses valores são ensinados dentro do dojo para que sejam aplicados também fora dele. Aprende-se a importância de respeitar os colegas e procurar o exemplo dos veteranos. A ser pontual e dedicado. A filosofia dessa arte marcial tem fundamentos no budô, a versão moderna do código dos samurais, com valores como justiça, coragem, compaixão, cortesia, sinceridade, honra e lealdade.

Desenvolve habilidades interpessoais e de liderança.

Um verdadeiro dojo acaba sendo sua segunda casa e você lida com perfis diferentes de pessoas. Ao se tornar mais graduado, você é como um irmão mais velho com a missão de ensinar os mais novos. Com isso, aprende formas de comandar, a ensinar pelo exemplo e também a psicologia para orientar alunos com potenciais e dificuldades distintas.

 Ensina a importância da persistência para alcançar seus objetivos.

Não há jeito fácil de aprender Karate. Cada treino é mais um passo e as técnicas são dominadas pela repetição. Mas cada evolução, cada novo kata aprendido, cada desafio superado traz o sentimento de satisfação, de querer ir mais longe. Ser um karateca é cultivar o espírito de guerreiro que te ajudará a vencer na vida.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 22/07/2019
Reeditado em 22/07/2019
Código do texto: T6702230
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Vinicius Moratta
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
1048 textos (43784 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/10/19 17:47)