MEMBRANAS DE CASCAS DE OVOS PARA AS ARTICULAÇÕES

Conhecida em inglês como NEM (de “Natural Eggshell Membrane”), a membrana da casca do ovo é aquela película fina que forra a casca de ovo por dentro, sabe? Pois ela tem efeito incrível sobre as articulações. Estudos (listados abaixo) demonstram que a ingestão de membrana de cascas de ovos por pacientes humanos e caninos reduz de maneira rápida e dramática a dor e a rigidez nas articulações e o incômodo pós-exercícios.

O segredo está na mistura de substâncias que forma essa melequinha: colágeno tipo I, elastina, desmosina, isodesmosina, glicosaminoglicanos (inclui glicosamina, condroitina e ácido hialurônico), que garantem elasticidade do tecido conjuntivo e lubrificação das articulações, e o Fator de Crescimento Transformador beta, proteína que regula a função imunológica e a diferenciação celular.

Então, quebrou um ovo? Quebre um cantinho da casca e puxe a película de fora para dentro, delicadamente, como mostramos na foto, ou raspe o interior da casca dos ovos com uma colherinha, cru mesmo, e adicione à dieta do seu pet. Ainda não sabemos se os efeitos são os mesmos usando as membranas congeladas ou refrigeradas – aqui em casa sempre oferecemos as membranas frescas de ovos recém quebrados. Acreditamos que não tenha problema congelar ou refrigerar, mas não temos a experiência nem as referências para recomendar ou contra-indicar o uso dessa forma.

Quantidade recomendada:

membranas de meio a 2 ovos para cães de porte pequeno (até 10kg)

membranas de um a 3 ovos para cães de porte médio (10kg a 25kg)

membranas de 2 a 4 ovos para cães de porte grande (+ de 25kg)

Diariamente, ou sempre que você tiver cascas disponíveis e quiser oferecer.

Em alguns países é possível comprar comprimidos ou cápsulas de membranas de casca de ovo para tomar como suplemento. Para esses casos a dose indicada é de 150mg para cada 10kg de peso do cão.

Referências:

dx.doi.org/10.2147/VMRR.S101842

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2697588

ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5822842

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 25/08/2019
Código do texto: T6729043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.