A REFLEXÃO DO PATO

Um dia na floresta, os animais decidiram se reunir para discutir o ambiente em que conviviam e procurar efetuar melhoras cada qual no seu espaço.

A convocação se deu as margens do rio, um local de fácil aceso a todos os interessados que prontamente se direcionaram a tal reunião.

No primeiro ato, no rio apresentou-se Sidão o bagre. Sidão em voz brava e rude soltou:

-Que ótimo esta reunião, preciso mesmo falar a vocês como tenho me sentido aqui no rio, no meu lar pois os danos que "VOCÊS" tem causado me prejudicam, são inúmeros lixos, cascalhos e demais entulhos que me impossibilitam de nadar, de criar, na verdade de viver saudável. Preciso que vocês cuidem mais de vossas imundices pois dos rios vem a água que matam vossas sedes, sem os rios, vocês morrem desidratados.

Ríspida com o que recebeu neste momento, Dona Jacira a onça repeitada em terra de imediato soltou o verbo:

-Epa epa, olha lá como você fala Sidão. Aqui em terra as coisas não andam nada fáceis, do nada a turma do rio vem com enxurradas e tomam conta de meu espaço com suas enchentes, dos céus vem tormentas que nem tempo de me abrigar ou abrigar meus filhos tenho. Ultimamente tenho andado na espreita e me cuidando pois do nada posso ser surpreendida. Sem deixar de mencionar que a terra gera o alimento que vocês desfrutam, é a área mais necessária de ser cuidada.

Sem deixar para trás, do alto de uma árvore Araci a gralha "GRALHOU" como uma desesperada querendo falar:

-E aos céus, vocês tem olhado? Tem erguido vossas cabeças para observar o meu ambiente? São tantas queimadas que poluem o ar e nos impedem de voar, alem de destruir as arvores onde costumamos repousar. E tem mais, vocês esquecem que do alto eu tenho a visão privilegiada para alarmar qualquer risco a vocês, cuidem de meu ambiente pois ele é o mais importante.

E a discussão tomou grande proporção onde já ninguém mais se entendia e cada qual querendo defender seu espaço, até que no meio do fervo em voz alta "Neneco" o pato rengo chamou a atenção e pediu a palavra:

-Vocês perdem tempo defendendo vossos próprios interesses quando o melhor é a harmonia e saber que dependemos sim de todos os ambientes. Eu sou um pato e não nado direito, não ando direito e não voo direito. Consequentemente eu convivo nos três ambientes sem ser o melhor em nenhum mas entendendo a importância de todos, com propriedade eu vos digo que o certo a saber sim da importância de seu ambiente, mas alem disto respeitar o ambiente dos demais. Nem um ser prospera nos seus ideais sozinhos.

Assim é a vida, muitas pessoas pensam de forma egocêntrica esquecendo ou mesmo prejudicando os demais para sua própria satisfação. Pense como o pato, não precisa ser o melhor ou achar que seu espaço seja o melhor mas saiba conviver com todos e em todos os espaços.

Eron Rosa

ERON ROSA
Enviado por ERON ROSA em 14/09/2019
Código do texto: T6745104
Classificação de conteúdo: seguro