Os hábitos de consumo no Brasil

Percebe-se desde o inicio do século XVIII, período em que se inicia as revoluções industriais, o quanto o sistema capitalismo veio crescendo junto com a tecnologia. Resultando em um sistema complexo, na qual incentiva a sociedade ao consumo abusivo. Entretanto, desperta um desejo de comprar algo que não se necessita. Impactando diretamente a sociedade e o meio em que vivem, mas será que esse consumo exagerado é realmente necessário?

No Brasil, estatísticas do SPC e da CNDL, diz que, 3 de cada 10 consumidores, consideram o ato de comprar como um prazer. Além disso, a classe social que mais compra é a classe baixa. Isso graças a diversas formas de pagamento e promoções dos produtos ofertados, sem falar do grande incentivo da mídia sobre os consumidores, os tornando alienados neste sistema. Basicamente, toda essa influência de criar hábitos de consumo na sociedade, se tem em um único propósito, que é obter-se lucro, enriquecendo uma classe e empobrecendo outra. Gerando-se um impacto não só social, mas também ambiental. Pela grande extração de recursos naturais e o descarte de produtos utilizados, tudo isso para um sustento de um sistema econômico.

Sabendo que esses fatores já estão sendo observados nos dias atuais, onde veio acarretando desde um passado não tão distante, é mais do que preciso tomarmos atitudes para que isso não traga problemas no futuro das novas gerações. Devemos cobrar uma educação que se inicie cedo nas escolas, para que oriente o consumista a ter-se um consumo adequado. É preciso tomarmos simples atitudes, como por exemplo, comprar produtos a empresas que se importam com o meio ambiente; implementando um sistema de logística reversa; descartar resíduos sólidos corretamente; utilizar os produtos de uma forma consciente, para que sua vida útil prolongue; entre tantas outras que possam amenizar impactos ambientais. São propostas que a sociedade deve contribuir para o bem de todos.