O impacto da Fake News

De acordo com Albert Einstein, tornou-se aterradoracimente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. Logo, a era informacional constantemente avança. Desse modo, criam-se as fakenews, onde provocam dúvidas,enganos, além das revoltas e pânico na sociedade em relação a esses fatos.

Com a globalização e os avanços dá tecnologia e aceleração dos meios de comunicação ,facilitou que notícias falsas se espalhem rapidamente. Dessa forma ,a distribuição deliberada de desinformação ,é publicado com a finalidade de chamar atenção e com as manchetes exageradas e sensacionalistas para enganar o leitor na intenção de obter ganhos financeiros e políticos.

Ainda convém ressaltar que essas notícias, são uma investida direta ao direito à informação, consequentemente podem prejudicar a democracia ,danos a instituições e podem arruinar reputações sólidas,assim como um dos líderes da chamada bancada da bala, escreveu que Marielle era “ex-esposa do Marcinho VP”, traficante que comandava o tráfico na zona sul do Rio, “usuária de maconha”. Enfim notícias falsas repetidamente tornam-se verdade diante do público, no qual acreditam facilmente em uma ideia compartilhada em massa e as seguem, antes mesmo de uma confirmação concreta.

Em virtude dos fatos, a ação das autoridades é necessária para identificar e punir esses autores de boatos em rede. É preciso apoio do poder público para um trabalho abrangente de conscientização social para as Fake News sejam barradas e não veiculadas.Tambem a cuidados simples que possam ajudar a mudar esse cenário, isto é, verificar a fonte das notícias e não repassar sem a mínima análise.

Tua Rosa
Enviado por Tua Rosa em 28/10/2019
Reeditado em 28/10/2019
Código do texto: T6781740
Classificação de conteúdo: seguro