Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Consciência ecológica

Se mudar é preciso e emergente, por que não começar desde cedo?
É um dos questionamentos que me preocupa e com certeza incomoda aqueles que verdadeiramente estão ocupados na busca de mudanças significativas para a  nossa sociedade.
Um dos principais objetivos é a preservação do nosso planeta que rapidamente está destruindo-se, retificando: a natureza não extermina a si própria, o homem sim, é quem a está fulminando-a com seus hábitos pensados e impensados.
A todo o momento e diante de qualquer acontecimento,  poderemos  através das lições no  nosso cotidiano, consequentemente, pensar em soluções.
Estava preparando um café para o lanche de minha família e subitamente meu neto apareceu eufórico mostrando-me seu novo brinquedo. Naquele momento meu instinto de proteção entrou em ação e ainda tentei freá-lo para que não se encostasse ao bule. Não evitei o toque do seu dedinho e a dor. Felizmente, não passou de um susto e de um dedo vermelho. Após dar as devidas atenções, prontamente, procurei transformar o ocorrido em aprendizado e enfatizar o “dodói”:
- Você não deve chegar assim, quando a vovó estiver no fogão. É perigoso! Você poderá se machucar feio. Dói muito, não é?
Ele ficou olhando para seu dedo e balançou a cabeça afirmativamente.
- Você sabia que os bichinhos, as plantas, sentem dor também, quando a floresta pega fogo?
- Faz “dodói”?
- Claro que sim, você não chorou?
- Dói mesmo, muito.
- Então, tudo sofre, e depois morre.
Procurei depois desconversar pois sei que ele não entende direito ao que me referia, pois está com apenas três anos , mas já é uma forma de começar a inserir valores em sua cabeçinha no que diz respeito a consciência ecológica. Por isso afirmo e defendo:
É preciso começar bem cedo a plantar essa semente. O quanto antes melhor.
          Maria Eugenia – 03/10/2007.




camomila
Enviado por camomila em 03/10/2007
Código do texto: T678659
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Maria Eugenia Oliveira Chiaretti). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
camomila
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
256 textos (10857 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 23:14)
camomila