Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Todos são conservadores

TODOS SÃO CONSERVADORES
Miguel Carqueija

No Brasil, pelo que eu noto, é grande o preconceito contra o conservadorismo. A grande mídia, predominantemente esquerdista, refere-se ao adjetivo “conservador” dando-lhe um tom pejorativo, até de xingamento, quando na verdade é um elogio. E empresta-se ao termo uma equivalência ao obscurantismo, atraso, essas coisas. Ora essa, nada impede uma pessoa ser ao mesmo tempo conservadora e progressista, já que os dois termos não são excludentes. Só se pode de fato progredir sem destruir o que já existe; o contrário disso é o nihilismo, ou destruir tudo, por assim dizer, para recomeçar do nada.
Pois bem: já cheguei à conclusão de que todos os seres humanos são conservadores, com exceção apenas das pessoas que pela idade ou deficiência mental não possuem o uso da razão.
Acredito que, a essa altura do texto, tem esquerdista revolucionário ou modernista “prafrentex” subindo pelas paredes. Como assim, cara? Não sou conservador, odeio o conservadorismo, sou da esquerda, sou progressista etc.
É assim mesmo? Tem certeza? Então faça o seguinte: pegue uma marreta e saia pela sua casa, arrebentando tudo de sólido que tiver: móveis, utensílios, aparelhos eletrodomésticos, computador etc. Os livros e outros pertences de papel, rasgue, corte a tesoura, queime tudo numa fogueira, inclusive os livros que você mais aprecia. Rasgue todas as roupas, inclusive as de cama.
Não, é claro que você não vai fazer isso. Então, lamento dizer, ao menos nesse aspecto você é uma pessoa conservadora, pois conserva os seus haveres, os seus objetos pessoais, os seus cartões bancários.
Com certeza o grau de conservadorismo varia de pessoa a pessoa. Mas conservadorismo existe em todo mundo, em maior ou maior grau. Não se envergonhe; ninguém tem do que se envergonhar pelo seu conservadorismo. Não vá na onda de mídia esquerdista.

Rio de Janeiro, 5 de novembro de 2019.

Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 05/11/2019
Código do texto: T6787880
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
3021 textos (194237 leituras)
56 e-livros (5097 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/11/19 23:35)
Miguel Carqueija