RELATÓRIO DAS AULAS INTEGRADAS NO PROJOVEM URBANO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROJOVEM URBANO EDIÇÃO ESPECIAL

ESCOLA MUNICIPAL ANÉSIO LEÃO E AROLDO CRUZ FILHO

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

RELATÓRIO DAS AULAS DE PORTUGUÊS E INTEGRAÇÃO

PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO SILVA

CAMPINA GRANDE-PB

DEZEMBRO DE 2019

Maria do Socorro Silva

Relatório apresentado como um dos requisitos para avaliação das disciplinas de Língua Portuguesa e Integração, componente curricular obrigatório do curso Projovem Urbano, ministrado pela Profª. Maria do Socorro Silva

Campina Grande- PB

Dezembro de 2019

INTRODUÇÃO

O presente relatório objetiva descrever como foram trabalhadas as atividades nas aulas de língua portuguesa em sala de aula no Projovem Urbano, (programa de políticas públicas que oferece um curso na modalidade de jovens e Adultos possibilitando aos alunos a conclusão do ensino fundamental). A disciplina de língua portuguesa é um componente curricular obrigatório em todos as áreas da educação, seja na educação básica ou superior.

Nesse curso, os conteúdos necessários à composição curricular são apresentados por unidades formativas, I, II, III, IV, V e VI. Cada unidade formativa aborda tópicos gramaticais e situações reais através de textos que retome o conhecimento anterior do estudante. A língua portuguesa precisa ser estudada considerando sua funcionalidade, de modo que os aprendizes consigam articular os conteúdos teóricos com sua prática cotidiana juntamente com professores, e a comunidade em que vivem. Entretanto, os conteúdos devem ser trabalhados partindo do contexto do aluno, visto que a construção do conhecimento deve acontecer de forma cíclica, pois o aluno deve ser capaz de relacionar os conteúdos escolares com a sua prática social. A partir desse saber, ele será capaz de ler, produzir textos, e, sobretudo, falar de forma formal. Também, se faz necessário possibilitar ao discente o estudo e a reflexão sobre a língua e linguagem nas diversas práticas sociais, destacando concepções, funções e usos, articulando a língua e a linguagem numa perspectiva história, social e cultural; estudar a língua portuguesa em situações reais de comunicação oral ou escrita no contexto de ensino/aprendizagem.

Dessa forma, desenvolver estudos e discursões sobre o ensino de língua portuguesa, oportunizando aos alunos enquanto usuários da língua, interagirem como sujeitos do processo ensino/aprendizagem contemplando o estudo e a relação da teoria com a prática enfocando aspectos teóricos e metodológicos, o planejamento e a prática de sala de aula no ensino de língua portuguesa de forma interdisciplinar.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CADA UNIDADE FORMATIVA

UNIDADE I

Nesta unidade pretende-se apresentar as propostas de ensino da língua e recuperar os conhecimentos do aluno nas modalidades oral e escrita.

1. Concepções de linguagem;

2. Trabalhando as sílabas;

3. Concepção de gramática;

4. substantivos apresentação pessoa;

5. Autores e obras literárias contidas no livro didático;

UNIDADE II

Nesta etapa objetiva-se retomar as habilidades de leitura, compreensão de texto, expressão oral e reflexão sobre o funcionamento da língua escrita.

1. Uma grande: funcionamento das sílabas e rimas;

2. Divisão silábica;

3. Escrevendo certo: estrutura da língua;

4. Tipologia textual, gêneros textuais e práticas pedagógicas;

5. Estudo dos pronomes; Produção de texto.

UNIDADE III

Nesta etapa pretende-se aprofundar as habilidades do aluno de leitura, compreensão de texto, identificar informações no texto, expressão oral e reflexão sobre o funcionamento da língua escrita.

1. Funções das palavras;

2. Sons das sílabas representadas por mais de uma letra;

3. Verbos, dígrafos;

4. Modos verbais;

5. Estrutura de texto; pontuação; concordância entre palavras.

UNIDADE IV

Nesta etapa pretende-se refletir sobre variação linguística e o uso da linguagem, como também explorar o conhecimento dos alunos sobre as variações regionais e por determinados grupos numa mesma região ou comunidade.

1. Diversas formas de uso da língua;

2. Interpretação de texto;

3. Uso da vírgula;

4. Sintaxe: sujeito, predicado, objeto direto e objeto indireto;

5. Gêneros textuais e o uso da crase.

UNIDADE V

Nesta unidade objetiva-se reforçar as habilidades de compreender e interpretar letra de música; observar, das imagens, como os elementos utilizados para construir o texto contribuem para transmitir e enfatizar ideias; analisar o uso do vocabulário, das rimas e das estruturas gramaticais.

1. Linguagem usada pela internet;

2. Textos dissertativo argumentativo;

3. Classe das palavras;

4. Gêneros textuais e o uso das conjunções;

5. Produção de texto: coerência e coesão.

UNIDADE VI

Nesta etapa pretende-se que o aluno fixe a aprendizagem que obteve a cada unidade formativa através de revisões do que foi estudado e produzido de modo integrado com as outras disciplinas. Revisar itens gramaticais com estudo de vários textos.

1. As diversas formas do uso da língua;

2. Direito de ter direito;

3. Cidadania e meio ambiente;

4. A necessidade de união;

5. A participação e a solidariedade e outros textos.

DESCRIÇÃO AULAS INTEGRADAS

Nas estratégias de ensino o professor busca atividades que motivem os alunos a participarem das aulas efetivamente, trabalhos com alguns gêneros nas aulas de Língua Portuguesa em sala de aula como música, receitas, textos que abordem assuntos do cotidiano do alunos, diálogos, histórias em quadrinho, jogos e por fim o livro didático que contém textos relativos ao que os alunos necessitam saber para cumprir com o componente curricular dentro das normas do programa, bem como as avaliações que são partes importantes do nosso trabalho como docente. Nesse sentido, a avaliação de aluno é uma das coisas mais difíceis de fazer, pois temos de ter consciência e avaliar o aluno como sujeito de sua aprendizagem e em que meio social e econômico está inserido, não só como passivo do saber do professor. Diante disso, optamos por uma avaliação somativa e cumulativa do desempenho do aluno.

Partimos agora para as aulas de Integração, onde em cada unidade formativa foi trabalhado vários temas como produção escrita, aulas de informática, mostra pedagógica em que os alunos desenvolveram várias atividades educativas, jogos de palavras; aqui os alunos aprendem as regras gramaticais jogando com as palavras para descobrir a que classe pertence, qual forma correta do plural, sinônimos, antônimos etc. Na produção escrita alunos com mais habilidade escreveram; poemas, bilhetes, receitas, encenação, pesquisa sobre temas tecnológicos e saúde, temas sobre inclusão e exclusão social, também foram abertas discussões sobre a juventude negra e as dificuldades de inserção no mercado de trabalho, violência e participação em grupos e ações sociais. Tivemos também dentro dessas aulas integradas, a semana de mostra pedagógica foram desenvolvidos trabalhos referentes ao dia da consciência Negra, em que os representaram de maquete os pontos da cultura africana no Brasil, fizeram cartazes contando a trajetória da chegada dos negros aqui em nosso país e como influenciaram e formaram a nação afro brasileira. As estratégias de ensino tomaram por base os estudos de gêneros textuais propostos nos citados livros, considerando a exposição dos capítulos em cada etapa das Unidades Formativa.

Sendo assim, a escolha desse corpus se deu em função de conteúdos significativos baseados nas necessidades e na realidade dos alunos do programa. Trabalhar com aluno conteúdos no qual ele se sinta familiarizado e motivado a desenvolver suas habilidades como profissional e como um ser social. Os textos trabalhados como os gêneros textuais durante as aulas de Língua Portuguesa no Programa Projovem Urbano promoveram aos alunos um conhecimento das diversas formas de comunicação no âmbito social e cultural. A metodologia adotada para a realização deste trabalho foi a de apresentar diversas literaturas e pesquisas bibliográficas, comparada ou fazendo uma ponte com a realidade dos alunos.

Dessa maneira, os alunos colocaram em prática a leitura e a pesquisa em busca de mais conhecimento. Esse caráter exploratório visa também, o autoconhecimento do aluno e que ele se perceba como sujeito de sua própria aprendizagem, levando o aluno se integrar aos trabalhos desenvolvidos em grupo como produção de textos, cartazes, maquetes, jogos (capoeira), exposição de trabalhos em Feira cultural na escola e data comemorativas.

Mostra de trabalhos desenvolvidos referentes as unidades formativas.

Fotos das atividades em aulas integradas

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo que, ensinar uma LP na rede pública, (em especial no Projovem Urbano) seja difícil com relação à assimilação da disciplina, devido os alunos terem ficado afastados da sala de aula por um longo período, considero nossa atuação em sala de aula muito importante, sempre temos algo a aprender e a compartilhar com outras pessoas. Conseguir passar o conteúdo para os alunos de modo que eles compreenderam o que estava sendo transmitido é gratificante. Isso é um ponto importante considerando nosso público que é de jovens com longo tempo fora de sala de aula. Porém, é imprescindível para o professor se atualizar compartilhar experiências e receber orientação de modos diferentes atuarem como professor de LP de modo interdisciplinar. De acordo com (Mollica, 2009),” [...] as ações educativas devem levar em conta a escolarização anterior, incompleta ou inexistente num contexto mais amplo de exclusão social e cultural.” Desse modo, os trabalhos feitos com os alunos nas aulas de Integração foram bastante satisfatórios, considerando o desempenho dos alunos em produzirem texto, participação em grupo de trabalhos em evento, produção de textos (gêneros textuais), carta, texto jornalístico, receitas e poemas. O trabalho com gêneros textuais que expresse o dia a dia do aluno é relevante em sala de aula, pois ajuda o aluno desenvolver sua habilidade de leitura e de escrita, como também o relacionamento social.

Dessa forma, foi alcançado os objetivos necessários para que o formando possa interagir de maneira adequada como cidadão no âmbito social e obtenha crescimento pessoal e profissional.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Guia de Estudo: Unidades Formativas I, II, III, IV, V e VI / Organização: Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral; Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012. (Coleção Projovem Urbano) 2ª edição.

Manual do Educador: Unidades Formativas I, II, III, IV, V e VI / Organização: Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral; Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012. (Coleção Projovem Urbano) 2ª edição.

LOPES-ROSSI, M. A. G. (org), Gêneros discursivos.

MARCUSCHI, Luiz Antônio, 1946- Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

MOLLICA, Maria Cecilia. Letramento em EJA. São Paulo: parábola editorial, 2009.

https://revistas.pucsp.br/intercambio/article/viewFile/3680/2405

https://scholar.google.com.br/citations?user=UuauL8YAAAAJ&hl=pt-BR

Maria Lais Silva
Enviado por Maria Lais Silva em 17/12/2019
Reeditado em 21/12/2019
Código do texto: T6820998
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