RELATÓRIO DAS AULAS DE INGLÊS NO PROJOVEM URBANO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES

PROJOVEM URBANO EDIÇÃO ESPECIAL

ESCOLA MUNICIPAL ANÉSIO LEÃO E AROLDO CRUZ FILHO

DISCIPLINA: LÍNGUA INGLESA

RELATÓRIO DAS AULAS DE INGLÊS E INTEGRAÇÃO

PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO SILVA

CAMPINA GRANDE-PB

DEZEMBRO DE 2019

Maria do Socorro Silva

Relatório apresentado como um dos requisitos para avaliação das disciplinas de Língua Inglesa e Integração, componente curricular obrigatório do curso Projovem Urbano, ministrado pela Profª. Maria do Socorro Silva

Campina Grande- PB

Dezembro de 2019

INTRODUCÃO

O presente relatório objetiva descrever como foram trabalhadas as atividades nas aulas de Língua Inglesa em sala de aula no Projovem Urbano, (programa de políticas públicas que oferece um curso na modalidade de jovens e Adultos possibilitando aos alunos a conclusão do ensino fundamental). A disciplina de língua inglesa é um componente curricular obrigatório no ensino básico, com a finalidade de integrar os estudantes a outras culturas e tornassem capazes de atuar em uma sociedade diversificada.

No curso do programa, os conteúdos necessários à composição curricular são apresentados por unidades formativas, I, II, III, IV, V e VI. Cada unidade formativa aborda tópicos gramaticais e situações reais através de textos, filmes, jogos, entre outras temas que retome o conhecimento prévio do estudante. Entretanto, os conteúdos devem ser trabalhados partindo do contexto do aluno, visto que a construção do conhecimento deve acontecer de forma gradual, pois o aluno deve ser capaz de relacionar os conteúdos escolares com a sua prática social. A partir desse saber, ele será capaz de ler, produzir textos, e, sobretudo, saber como se expressar em inglês de acordo com seu nível de compreensão da língua. Também, se faz necessário possibilitar ao discente o estudo e a reflexão sobre a língua e linguagem nas diversas práticas sociais, destacando concepções, funções e usos, articulando a língua e a linguagem numa perspectiva história, social e cultural.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CADA UNIDADE FORMATIVA

Unidade I – Juventude e cultura

Nesta unidade pretende-se apresentar a introdução a Língua Inglesa como: funções básicas da linguagem, como cumprimentar, apresentar-se, despedir-se, agradecer e mais visando recuperar os conhecimentos do aluno nas modalidades oral e escrita.

• Funções básicas da linguagem;

• Greatings;

• Knowing your friend I e II; personal Subject and adjectives and Possessive pronouns;

• Verb To Be; There is/There are; Affirmative, Negative and Interrogative forms;

• Word Questions; Numbers and Modal Verbs (can).

Unidade II – Juventude e cidade

Nesta etapa objetiva-se levar ao aluno novas funções da linguagem e desenvolver as habilidades de leitura em inglês, compreensão de texto, expressão oral e reflexão sobre o funcionamento da língua escrita.

• Pedir ajuda em inglês;

• What´s are you doing? Perguntar e responde sobre o que estar fazendo;

• Present Tense: Verb To Be; Affirmative, Negative and Interrogative forms.

• Is this yours? This/That (singular and plural);

• Tag - Questions; Knowing your Family; Adjectives.

Unidade III – Juventude e trabalho

Nesta unidade pretende-se que o aluno aprenda as funções da linguagem e habilidades de leitura, compreensão de texto, identificar informações no texto, expressão oral e reflexão sobre o funcionamento da língua escrita, bem como aumentar o conhecimento de vocabulário em inglês.

• Do you work? Do/does;

• Simple Present; My house; Vocabulary Parts of the house; Regular Verbs;

• Looking for a Job; Professions; Nouns and Verbs;

• Prepositions at, on, in, from and to;

• Would like; present Simple; Negative and Affirmative Forms.

Unidade IV – Juventude e comunicação

Nesta etapa pretende-se aprenda a falar sobre fazer algo, sobre o local onde se encontra, expressar mal-estar físico, descrever alguém. Afirmar, negar e fazer perguntas no passado com o verbo To Be.

• Objects and locations: Simple Present; Use of don´t/doesn´t;

• Modal Would and should; Our Body;Adjectives;

• Asking for Directions; Prepositions of Place;

• Back to the Future; To Be and There To Be in the Simple Past.

Unidade V – Juventude e tecnologia

Nesta unidade objetiva-se reforçar as habilidades de compreender e interpretar letra de música; observar, das imagens, como os elementos utilizados para construir o texto contribuem para transmitir e enfatizar ideias; analisar o uso do superlativo de adjetivos em inglês e verbos no passado com did/didn´t.

• Simple Past Tense; Did/didn´t;

• Did you come back to work? And Short Answers;

• Talking about movies; Regular and Irregular Verbs in the Past;

• Verbs with -ing in the Simple Past;

• The future with will ang going to.

Unidade VI – Juventude e cidadania

Nesta etapa pretende-se revisar e consolidar as funções das palavras, do vocabulário, e dos tempos verbais apresentados ao longo do curso.

• Interrogative form with the verb To be;

• Use of the Modal Can;

• Cardinal and Ordinal Numbers;

• Vocabulary: days of the week; days of month and Seasons of the year;

• Word-questions and short answers; Regular and irregular Verb and the use of will.

DESCRIÇÃO DAS AULAS

O ensino de língua inglesa em sala de aula no Projovem urbano é desafio para o professor. Em nossa prática buscamos atividades que motivassem os alunos a participarem das aulas efetivamente, trabalhos com alguns gêneros nas aulas de Língua Inglesa em sala de aula como, música, receitas, textos sobre instituições estrangeiras, diálogos, histórias em quadrinho, jogos, sinais de trânsito e por fim o livro didático que contém textos relativos ao que os alunos necessitam saber para cumprir com o componente curricular dentro das normas do programa, bem como as avaliações que são partes importantes do nosso trabalho como docente.

Nesse sentido, a avaliação de aluno é uma das coisas mais difíceis de fazer, pois temos de ter consciência e avaliar o aluno como sujeito de sua aprendizagem e em que meio social e econômico está inserido, não só como passivo do saber do professor. Dessa forma optamos por uma avaliação somativa e cumulativa do desempenho do aluno.

Partimos agora para as aulas de Integração, onde em cada unidade formativa foi trabalhado vários temas como produção escrita, aulas de informática, mostra pedagógica em que os alunos desenvolveram várias atividades educativas, jogos de palavras; aqui os alunos aprendem as regras gramaticais jogando com as palavras para descobrir a que classe pertence, qual forma correta do plural, sinônimos, antônimos etc. Na produção escrita alunos com mais habilidade escreveram; poemas, bilhetes, receitas, encenação, pesquisa sobre temas tecnológicos e saúde, temas sobre inclusão e exclusão social, também foram abertas discussões sobre a juventude negra e as dificuldades de inserção no mercado de trabalho, violência e participação em grupos e ações sociais.

Sendo assim, trabalhamos empreendedorismo em que os alunos representaram em maquete os pontos mais importantes de começar um negócio, fizeram cartazes contando a trajetória de planejamento que administra e contribui para o crescimento de um empreendedor, apresentaram o passo a passo de como organizar uma rotina diária de um lojista, confeccionaram panfletos, para divulgação e ofereceram brindes aos clientes na inauguração do comércio, também produziram textos, acessórios e maquetes.

Os alunos além dos estudos de interpretação textual e da gramática em língua inglesao, produziram textos, cartazes sobre sinais de trânsito em inglês, como mostram as fotos abaixo. Eles também fizeram cartazes sobre empreendedorismo utilizando termos em inglês na área de Business e termos da internet em inglês para a organização do trabalho como planner, Google, ou Google Keep It.

Atividades em aulas integradas as de língua inglês

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desse modo, ensinar uma LE na rede pública seja difícil com relação à aceitação da disciplina, considero nossa atuação em sala de aula muito importante, sempre temos algo a aprender e a compartilhar com outras pessoas. Consegui passar o conteúdo para os alunos de modo que eles compreenderam o que estava sendo transmitido. Isso é um ponto importante considerando nosso público que é de jovens com longo tempo fora de sala de aula. Porém, é importante para o professor se atualizar compartilhar experiências e receber orientação de modos diferentes atuarem como professor de LE de modo interdisciplinar. Os trabalhos feitos com os alunos nas aulas de Integração foram bastante satisfatórios, considerando o desempenho dos alunos em produzirem texto, participação em grupo de dança em evento, produção de textos (gêneros textuais), carta, texto jornalístico, receitas e poemas. O trabalho com gêneros textuais que expresse o dia a dia do aluno é relevante em sala de aula, pois ajuda o aluno desenvolver sua habilidade de leitura e de escrita, como também o relacionamento social.

REFERÊNCIAS

Guia de Estudo: Unidades Formativas I, II, III, IV, V e VI / Organização: Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral; Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012. (Coleção Projovem Urbano) 2ª edição.

Manual do Educador: Unidades Formativas I, II, III, IV, V e VI / Organização: Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral; Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, 2012. (Coleção Projovem Urbano) 2ª edição.

ANTUNES, Irandé. Novas concepções de língua e suas repercussões. In: _____.Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007, p. 145-157.

LIMA, Diógenes Cândido de Lima. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011.

LOPES-ROSSI, M. A. G. (org), Gêneros discursivos

MARCUSCHI, Luiz Antônio, 1946- Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008.

Maria Lais Silva
Enviado por Maria Lais Silva em 17/12/2019
Reeditado em 21/12/2019
Código do texto: T6821002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.