Bolsonaro e Greta Thunberg podem se entender

BOLSONARO E GRETA THUNBERG PODEM SE ENTENDER
Miguel Carqueija

Não sou propriamente contra Bolsonaro e não sou propriamente a favor. Como oposição conservadora não faço o jogo da esquerda, que é, por via de regra, a oposição facciosa, simplesmente porque desejam o poder para impor sua cartilha marxista ou liberal.
Assim, discordo do que minha consciência diz para discordar e concordo com o que minha consciência diz para concordar. Elogios por exemplo para o Ministro Tarcísio de Freitas e as obras que ele vem realizando nas estradas brasileiras, descuidadas pelos governos petistas.
Não concordo porém com as atitudes estouvadas do Presidente, que não parece pensar muito no que fala. Verdade é que, ao taxar Greta Thunberg de “pirralha” ele estava sorrindo e não parecia querer insultar a brava garota; apenas minimizá-la. (Basta ver que foi muito diferente contra a Globolixo, estava realmente irado) O termo usado pode até ser visto como elogio, pois “pirralha” quer dizer uma criança que age como adulta. E poucos adultos teriam a coragem dessa extraordinária Greta, que corre até risco de vida ao desafiar os poderes econômicos e políticos do mundo.
Parece-me porém que, mesmo sendo legalmente uma criança, a sueca Greta Thunberg já se impôs ao mundo e, por mais que eu assista vídeos no Youtube, não consigo achar nada errado nas suas palavras, no seu discurso que é fundamentalmente ambientalista. Até aqui foi possível para muitas vozes defender princípios ecológicos sem receber insultos pesados pela internet; agora parece que a situação mudou e não se tem escrúpulo de mover campanha internacional de difamação contra uma criança. Não imaginei chegar a assistir tais coisas.
Voltemos porém a Bolsonaro. Seu governo tem sido um desenrolar de excelentes iniciativas (como a redução dos ministérios) e erros lamentáveis (como a liberação maciça de agrotóxicos). Nesse meio a meio Bolsonaro ganha e perde pontos e no caso da jovem ambientalista sueca, para mim ele perdeu pontos. A meu ver Bolsonaro e Greta podem se entender e isto ajudará o Brasil. Presidente, convide Greta Thunberg para vir ao Brasil, para falar com o senhor no Planalto. Se possível vá com ela à Amazônia, falem com índios. Conversem e cheguem a um acordo. Afinal de contas o governo brasileiro também tem interesse na ecologia. Não há desonra nenhuma em dar atenção a uma adolescente, ainda mais quando se trata de uma geniazinha idealista e corajosa como Greta Thunberg.

Rio de Janeiro, 23 de dezembro de 2019.