Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cuidar de si

     “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, diz o antigo texto bíblico reforçado por Jesus.
     Não começo o texto com essa frase para fazer propaganda religiosa de qualquer espécie, mas porque nossa cultura ocidental muito se fundamenta em bases judaico-cristãs, ou seja, em algum nível, essa máxima está enraizada em todos nós.
     Ao longo dos séculos foi se sedimentando em nós a exigência de amar o outro e, ainda que não consigamos exercer esse amor em plenitude, vemo-nos constantemente a nos esforçar para tal. Entretanto, parece que, ao mesmo tempo em que internalizamos a necessidade de amar o outro, negligenciamos a necessidade de amar a nós mesmos.
     Ora, o texto não prioriza um em detrimento do outro. Podemos entender “como a ti” como “também a ti”, o que coloca os dois objetos (o outro e o si mesmo) com igual necessidade de amor. Pode-se também entender que o “como a ti” coloca o amor a si mesmo como ponto de referência para o amor ao outro, ou seja, que no final das contas amarei o outro da forma como me amo. Em ambos os casos, é notável que não se pode negligenciar a necessidade fundamental de amar a si mesmo.
     E uma consequência imediata do amor é o CUIDADO. No popular, “quem ama, cuida”.
     É inegável a necessidade de cuidarmos uns dos outros. Ninguém é capaz de fazer tudo sozinho; necessitamos sempre da cooperação uns dos outros. E é bom e rico que assim seja, pois crescemos como pessoas através dessa troca.
     Mas inegável também, embora nos esqueçamos frequentemente disso, é a necessidade de cuidar de si. O cuidado consigo mesmo não pode ser encarado como luxo ou necessidade secundária do tipo “se der tempo, eu cuido de mim”! O cuidado consigo mesmo é expressão fundamental dessa exigência tão vital: amar a si mesmo.
     Mas o que é cuidar?
     Cuidar é dar atenção. Cuidar é dedicar-se. Cuidar é responsabilizar-se. É prover necessidades. É fortalecer capacidades. É não deixar morrer ou se esconder aquilo que se tem de bom. Cuidar é a expressão mais prática do amar.
     Ame-se: lembre-se de cuidar de si. Não se esqueça de que a primeira pessoa por quem você é responsável é você mesmo!

Reilia Keith Ferreira e colaboradores
Reilia Leão Ferreira (II)
Enviado por Reilia Leão Ferreira (II) em 13/01/2020
Código do texto: T6840840
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Reilia Leão Ferreira (II)
São Lourenço - Minas Gerais - Brasil, 34 anos
108 textos (672 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 25/01/20 08:35)
Reilia Leão Ferreira (II)