“Ai, ai como eu sou linda”

Perder cabelos ou raspar a cabeça é um assunto meio assustador para algumas pessoas. Nossa sociedade ensina que o cabelo te deixa mais belo. Há milhares de cortes, um diferente do outro, que realmente destaca as pessoas.

Quando perguntamos uns aos outros se rasparia os cabelos a resposta em peso é o não. Para o ortodontista Danilo França, “raspar a cabeça é muito libertador. Todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida.”

“Nunca gostei do meu cabelo e me atrapalhava muito no dia a dia. Raspar a cabeça me deu confiança e passei a gostar de mim mesmo. Não sinta medo de fazer o que você sente vontade de fazer, desde que não machuque outra pessoa”, acrescenta Danilo.

Azucena Weise sentia queimação na mama quando então se formou um nódulo. Quando deu positivo a casa caiu. “Eu fui fazer primeiro a quimioterapia para depois fazer a cirurgia. Quando fiz a operação não encontraram nada de câncer de mama, porém tinha células cancerosas no linfoma”, comenta.

Mais conhecido como linfonodo, o linfoma são as sentinelas que estão espalhadas pelo nosso corpo para assegurar as infecções que a gente tem pelo organismo. No caso de Azucena os linfomas presentes no corpo dela estavam agindo contra a dissipação do câncer.

“Eu tinha um cabelo muito comprido. Com a questão do câncer e da quimioterapia eu resolvi cortar curtinho, pois já sabia que iria ficar careca daí pelo fato que o médico já havia comentado que em até quinze dias depois da primeira sessão meu cabelo cairia”, ressalta.

Azucena diz foi para casa e ficou se olhando já com um olhar diferente e, então, dias depois foi tirar o resto dos cabelos, pois quando tomava banho e eles saiam dentre suas mãos.

“No início foi diferente, um pouco esquisito, mas eu gostei. Comecei a me admirar mais. Eu me olhava no espelho e via meu próprio rosto. Foi encantador me conhecer melhor. E gostava do que eu via. Dizia para mim mesma ‘ai, ai como eu sou linda’”, diz sorrindo.

Raspar a cabeça é como uma repaginação em nossas vidas. A gente aprende a se amar da forma que é e isso eleva nossa auto-estima. Começamos a se admirar; olhar coisas que a gente não é acostumado a ver. Nada de se preocupar com cabelo e para que lado arrumar.