Redação sobre cibercondria

A internet trouxe vários benefícios à humanidade, informações sobre quase tudo, incluindo temas relativos à saúde, e esse último fez surgir, no meio digital, uma patologia que não se trata de vícios em redes sociais, mas sim de automedicações descontroladas baseadas em meras pesquisas no google, tal fenômeno, apelidado de cibercondria, pode ironicamente trazer doenças de porte físico e psicológico.

No que tange à primeira consequência, têm-se indivíduos que, por não se consultarem e confiarem apenas nos dados digitais, se medicam inadequadamente ou em excesso, adquirindo complicações ou até doenças graves, como por exemplo, uma pessoa a qual toma variados antibióticos que conhece pela internet diante do mais ínfimo sintoma, podendo, segundo a ciência, selecionar superbactérias no seu organismo, o que a levaria ao óbito.

No que se refere à segunda consequência, a obsessão pelo vigor aliada à ferramenta virtual pode resultar em uma psicopatologia chamada hipocondria, daí o termo cibercondria, cujo sintoma é o medo irracional de estar doente, todavia essa condição pode se agravar, tornando-se em síndrome do pânico, crença de qualquer coisa pode machucar ou matar, portanto nota-se o quão grave meros diagnósticos na rede podem ser.

Assim, o google pode até ajudar na busca de um medicamento ou tratamento, no entanto, ela não deve substituir o diagnóstico tradicional, para isso, cabe ao Estado, por meio do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde, à escola, a organizações sem fins lucrativos e à mídia conscientizar acerca da importância da consulta e dos riscos da automedicação, utilizando, para isso, propagandas, outdoors, palestras, mesas-redondas, eventos municipais, tudo a fim de valorizar a saúde pública, esclarecendo sobre os perigos da cibercondria.

Patoelho
Enviado por Patoelho em 22/02/2020
Código do texto: T6872202
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.