Identidade e alteridade no mundo contemporâneo

O mundo contemporâneo está cada vez mais exigente quanto às habilidades que cada ser humano tem a oferecer. Um exemplo claro da pressão exercida na sociedade são os jovens que pelo fato de se verem na obrigação de contribuírem e evoluírem sempre, não dão o devido valor às suas origens, e dificilmente são capazes de moldar sua própria personalidade e essência, pois para isso, é necessário olhar também para tudo aquilo que já foi conquistado, o que é pouco estimulado, e considerado até mesmo ultrapassado e falho.

Historicamente, pode-se afirmar que o continente africano, berço do neocolonialismo, construiu sua identidade preponderantemente através de costumes impostos por nações imeperialistas, um fenômeno semelhante ocorrera no Brasil, pois o país foi fortemente influenciado por povos indígenas, africanos escravizados, portugueses e demais colonizadores europeus. As tentativas de elaborar e trazer à tona uma identidade genuinamente própria foram inúmeras, e continuam se manifestando até os dias atuais em meios como a dança, a música, as festas típicas, a literatura, o cinema e as artes plásticas.

A contemporaneidade trouxe consigo o advento das mídias digitais e das redes sociais, que propiciaram uma maior participação ativa em um mundo alternativo e altamente tecnológico, ao passo que permitiu as relações anônimas, um refúgio que uniu a possibildade de expressão sem a obriagatoriedade de um nome, um rosto ou uma marca, o que coloca todos em um estado de indagação quanto à veracidade dos perfis. Desta forma, criou-se um pseudomundo virtual associado aos valores que o universo das propagandas valoriza, apoiando assim ideais norteadores e padrões que devem ser seguidos em todos os âmbitos da vida para que o indivíduo sinta-se pertencente a um grupo, o que é fundamental conforme os princípios civilizatórios de coletividade.

Permanecer íntegro, não permitir que determinadas influências corrompam negativamente o caráter e construir-se a cada dia como ser humano consciente são essenciais para que a alteridade se preserve. Não é simples impor-se no mundo e ganhar espaço e reconhecimento sendo quem se é verdadeiramente. Uma das grandes virtudes que se pode aprender com verdadeiros empreendedores do futuro é a possibilidade de ser autêntico e deste modo, orgulhar-se de si por aquilo que se conquistou.

Flora Fernweh
Enviado por Flora Fernweh em 02/03/2020
Reeditado em 30/10/2021
Código do texto: T6878871
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.