Ser criança ontem e hoje. Diferença?

Ao falar de criança, lembro-me de forma saudosa, minha infância e percebo a grande diferença em ser criança nos dias de hoje. Lembro-me das brincadeiras de roda; barrancos que viravam estradinhas; chuchus e limões que viravam boizinhos. Quanta criatividade se desenvolvia! À tarde, pique esconde; garrafão; petecas; queimadas. Diante dos mais velhos: -Sim senhor! -Sim senhora! Pais e professores eram respeitados e eram espelhos, exemplos. Às refeições, todos ao redor da mesa e, à noite, animadas conversas e oração em família.

Comparando com nossos dias, percebo a transformação. Hoje, ser criança é ter como primeiro brinquedo o vídeo game; a televisão substitui a família; e os mais velhos são chamados de você. Ser criança hoje, em sua maioria, é passar a maior parte do tempo com babás e para evitar choros e questionamentos, pais fazem em tudo a vontade dos filhos, se tornando “subalternos” a estes. Vivemos uma era de competição em que valores são esquecidos e nossas crianças são “formadas” para concorrer e vencer, independentemente dos meios, pois o importante é ser o melhor. Infelizmente etapas da vida são puladas e percebo que teorias de psicólogos e estudiosos diversos já precisam ser reformuladas para que se possa compreender esta nova fase do desenvolvimento infantil.

Será que já está na hora de ter cursos de formação para pais? E quem vai aplicá-los? Os filhos? Ou, já que chegou a tecnologia e nossas crianças amadurecem antecipadamente em conhecimentos diversos, conhecimentos que grande parte dos adultos ainda desconhecem ou ainda os têm por tabus, será a internet, instrumento por eles utilizados para brincar e perigosamente se relacionar, a responsável pela formação de pais que em sua maioria olham assustados para um vídeo de computador?

É certo que ser criança em nossos dias é bem assustador, e não sei até que ponto estamos preparados para o desafio educacional. Digo, sem medo de errar, que estas crianças têm a nos ensinar, e só conseguiremos ser porto seguro para elas no momento em que tivermos a humildade de reconhecer nossas limitações e ao invés de castrá-las, nos associarmos a elas. Hoje se faz necessário um aprender juntos; demonstrar confiança, sem demonstrar fragilidade. Ser criança hoje é ser o adulto de ontem. Esta idéia é desafiadora, mas hoje, mais que nunca, se faz necessário penetrar no universo infantil, onde falar de vida/morte; sexualidade; atualidades; drogas; conhecer games; internet, se tornou fundamental para ajudar a criança no seu processo evolutivo da formação do caráter, cidadania e vida social.

Estão nossos pais e educadores preparados para este desafio? O questionamento fica em aberto para que cada pessoa possa se auto-avaliar.

BJ Duarte
Enviado por BJ Duarte em 12/10/2007
Código do texto: T691792
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.