Morrendo de fome

Há muitos anos atrás eu assisti no cinema um filme de Orson Welles intitulado "O homem que viu o amanhã". Tratava da vida e das profecias de Nostradamus.
Era uma película original e interessantíssima em torno de assunto polêmico. Welles, apresentador do filme, mostrou cenas da vida de Nostradamus, que viveu no século 16, e vaticinios confirmados durante a sua vida. Em seguida avançou na História abordando versos proféticos que aparentemente se referiam a Napoleão, Hitler, a viagem a Lua e outros fatos históricos. Depois, porém, Welles dirigiu-se ao futuro, enquadrando musteriosas premonições sobre eventos ainda por acontecer.
E uma dessas previsões é especialmente impressionante: após a passagem do Cometa de Halley (1986) viria uma era de seca universal e fome universal. E mais: a fome será tão grave que "o homem se tornará canibal".
O que houve de lá para cá? A crise climática se tornou evidente, inclusive a crise hidrica trazida pelo desmatamento contínuo. Reservatórios começaram a secar. Falou-se muito da necessidade de chuvas mas esqueceram do reflorestamento. A fome veio muito forte na Etiópia e outros países.
Agora, porém, com a crise trazida pelo vírus chinês, com as autoridades pelo mundo afora pegando a mania de proibir o trabalho a pretexto de isolamento social para impedir o contágio, as empresas estão quebrando às centenas de milhares, o desemprego cresce de forma monstruosa, consequentemente a fome será avassaladora e milhões de pessoas (Deus queira que eu esteja enganado) irão morrer de fome nos próximos meses e anos.
E com certeza o presidente da OMS, o Rodrigo Maia e a Rede Globo não irão salvar essas pessoas de morrer de fome.
A profecia de Nostradamus se cumprirá? O homem se tornará canibal?