CIRCO ROMANO MODERNO

Liturgia

A exibição do vídeo de ontem, 22/05, contendo a reunião ministerial de 22/04/2020 (trecho das falas), onde o Presidente Jair Bolsonaro e alguns dos seus ministros estiveram presentes, apresenta - nos como algo extremamente grave do ponto de vista constitucional.

Na cabeceira da mesa, o homem tido como 'tirano', tomado pela raiva e pelo ódio. Sem medir as palavras, insulta. Sem pensar no erro, apela. Insulta dois governadores e um prefeito. Apela para a falta de bom senso. Dito isso, o Chefe de Estado perde o pouco, mas significativo respeito que alguns orgãos governamentais ainda nutriam pela sua pessoa.

Assisti parte da gravação na página virtual O Antagonista. O que vi? Uma discurssão sem pé nem cabeça, onde tudo que corria ou parecia correr eram assuntos fora da pauta. O decano Celso de Melo, por certo, foi feliz na sua inciativa: divulgar, publicamente, essa situação gritante, mesmo que trazida no pior momento (pandemia). Precisa sim, ser visto e revisto pelos brasileiros. Percebe - se ainda.. 'Poderes - irmãos' (legislativo, executivo e judiciário), seguindo caminhos diferentes.

Importa lembrarmos da COVID-19, a 'doença do século', tratada por JB como 'leve gripizinha'. O grau de perigo fala por si, os hospitais 'super lotados' também. E o aumento expressivo no número de funerais? O isolamento social é, sem a menor dúvida, o melhor remédio para fazermos o mau desparecer de uma vez por todas. Funcionar, apenas, serviços considerados essenciais (comércio alternado, bancos e lotéricas).

A democracia nunca se viu 'atentada' como agora, pelo menos nos últimos 30 anos, após o fim do regime militar.

Seja esse o momento para repensarmos o BRASIL.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 23/05/2020
Reeditado em 28/05/2020
Código do texto: T6955813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.