A Família do Sol

O Sol é uma gigante esfera de energia, e em volta dele há oito planetas.

Planetas são esferas menores que sempre giram em volta de uma estrela. Os oito planetas são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os planetas são classificados em rochosos e gasosos. Os planetas rochosos são sólidos; os gasosos são planetas que não possuem superfícies sólidas, eles são compostos principalmente de hidrogênio e hélio. Os planetas rochosos são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte; os planetas gasosos são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Entre os planetas gasosos e rochosos existe o cinturão de asteróides, que é uma região circular do Sistema solar que possui corpos celestes chamados asteróides. Os asteróides são detritos de outros planetas e satélites ou podem ser restos da formação do Sistema Solar.

Alguns planetas possuem satélites que são corpos celestes que orbitam nos planetas. A Terra possui somente um satélite: a lua, Marte tem dois satélites, Vênus e Mercúrio não possuem satélites e os planetas gasosos têm 143 satélites (este número é a soma de todos os satélites dos planetas gasosos).

Há cerca de cem anos, foi descoberto um novo planeta: Plutão. Contudo, hoje em dia (a partir de 2012) ele é considerado planeta anão. Alem de Plutão, no nosso sistema solar há mais quatro planetas anões: Éres, Makemake, Ceres e Haumea.

Todos estes corpos celestes formam um sistema planetário, que é o conjunto de vários planetas que orbitam uma estrela. O nome do nosso sistema planetário é: Sistema Solar. Além do nosso sistema planetário, existem outros, eles podem se localizar até em outras galáxias em outros universos.

Pequeno Esopo
Enviado por Pequeno Esopo em 01/07/2020
Código do texto: T6992739
Classificação de conteúdo: seguro