A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

O cenário atual do Brasil configura-se de intensas mudanças e tomadas de atitudes político-sociais. Com isso, vêm-se discutindo a importância do voto consciente na sociedade, relacionando a necessidade desse mecanismo democrático com os impactos causados no país. Por isso, é necessário que a população reflita sobre a legitimidade e o valor do voto.

A ausência de consenso político e social em relação à escolha de um candidato eleitoral advém de um passado histórico-cultural repleto de autoritarismos que desrespeitam os direitos dos cidadãos, a exemplo, o Coronelismo e o ‘’voto de cabresto’’ durante a República Velha.

Apesar das transformações políticas ocorridas durante o governo de Getúlio Vargas – Revolução de 1930 – a herança do passado influencia a questão eleitoral com a permanência da troca de favores, com a compra de votos e a corrupção em geral. É importante salientar que a ação de aliciação e desvirtuação da venda de votos acarreta consequências que refletem a situação governamental da nação, intensificando a desigualdade, a degeneração e a desmoralização presentes na sociedade.

Portanto, é essencial a atuação do Estado, do corpo social e das instituições em geral na conscientização em relação à democracia saudável, ressaltando a seriedade e a magnitude desse sistema que tem poder de transformação. Os segmentos do Governo Federal devem criar projetos eficazes e também ampliar políticas vigentes durante o processo eleitoral, sinalizando maior participação dos setores administrativos no acompanhamento de fiscalização das infrações nas eleições e na garantia da autenticidade do voto, para que a população exerça o seu direito de maneira hábil.

(dissertação de minha filha Oleanna, 20 anos)

Oleanna Galdino de Almeida
Enviado por Francisco Ohannah Oleanna Osannah Galdino em 31/07/2020
Reeditado em 09/09/2022
Código do texto: T7022000
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.