Caminhando com a violência e a busca de soluções...

Antes de Cristo, depois, a violência avança em cenários diferentes, por homens em busca de poder.

Na antiga Grécia, os filósofos buscavam maneiras de conter esse mal e a educação já era apontada como solução para que houvesse transformações na conduta humana. Defendiam o freio do entendimento, a retidão nas ações, o bom senso no convívio em sociedade. Assim, haveria mudanças que ocasionaria uma vida mais justa para todos que desejassem o seu bem estar e do seu próximo.

Se fizermos um passeio pela história da humanidade, observaremos que batalhas foram travadas em disputas por terras, ouro, prata, enfim, pelo acumulo de bens materiais. O que importava na realidade era que seus objetivos fossem alcançados.

E o que dizer da pior forma de violência, a escravidão, que sempre predominou. E como não deixar de citar o sentimento de ódio que continua a germinar dentro de cada homem que subjugado pela injustiça, desamparado, fazem uso da violência como forma de vingança. Assim sendo, caminham desgraçando cada vez mais suas vidas e do seu próximo. Sem deixar de falar na ostentação que continua sendo o reflexo do orgulho, sustentado por dogmas. E desta maneira, executam, objetivando sustentar seus privilégios, violentando o direito de igualdade entre os povos.

Hoje, em pleno século XXI, continuamos vivenciar esse caos que aniquila sonhos, interrompem projetos, nos aprisiona. Certamente, se não existisse os guerreiros que defendem a educação como remédio para o fim da violência, o que seria de nós?

Maria Eugenia – 20/10/2007.