Sobre o Espirito Santo

Quem é a Pessoa do Espírito Santo? O Espírito Santo é o Ruah, o sopro da vida, é a vida na vida. Denomina-se santo tudo o que está relacionado com Deus, pois Deus é o santo dos santos (Ap. 4,8). Por muito tempo o homem tem fundamentado sua vida na Lei, na razão e nas bases cientificas, e não consegue enxergar a docilidade da presença harmoniosa do Espírito. A humanidade vive uma fase de redescoberta espiritual, que consiste a busca do ser humano às raízes de sua fé, levando a conhecer a Deus, através de Jesus, no Espírito Santo. O homem dentro da perspectiva do Espírito.

O modelo do verdadeiro cristão encontra-se na Pessoa de Jesus, Ele é o maior exemplo de quem viveu e vive dentro desta perspectiva do Espírito. A relação entre Jesus e o Espírito Santo é de intimidade, de união e de oração, por isso que Jesus nos comunica o Espírito para nos guiar no caminho para nossa salvação. Por Jesus ter vivido segundo o Espírito podemos chama-lo de o homem espiritual. Por este motivo somos chamados a viver como Jesus viveu. Mas é necessário viver segundo o Espírito na Pessoa de Jesus, se chegarmos a “separa-los”, podemos cair em um desvio ou uma heresia, como aconteceu com o montanismo, que tornou uma vida muito espiritual e não viveu as diretrizes dos ensinamentos de Jesus. Um movimento cristão que ansiava viver conforme o espírito, mas afastou-se de Jesus.

No séc. XX observamos este protagonismo do Espírito. É neste século que vemos o surgimento do pentecostalismo, o Concilio Vaticano II e o movimento carismático, com isso chamamos de redescoberta do Espírito. O Papa Leão XIII movido pela ação da beata Helena Guerra consagrou o século XX ao Espírito Santo. Dentro da caminhada eclesial houve novidade, no Concilio Vaticano II foi determinado que o Espírito Santo é a ação constitutiva da Igreja, tudo na Igreja provém da presença santificadora do Espírito de Deus.

Portanto, todo o conhecimento que o ser humano realiza na sua existência é fruto da ação do Espírito. Observamos isso desde as experiências relatadas nas Sagradas Escrituras, como também hoje na ação missionária da Igreja. Assim como o Espírito falou pelos profetas como rezamos na profissão de fé ele agiu de forma ainda mais intensa na Pessoa de Jesus, e hoje através da vivência dos ensinamentos da Igreja, da sua estrutura catequética fundamentada nos ensinamentos de Cristo, transmite a mensagem de paz e de salvação. O Espírito Santo nos leva a acentuar uma renovação constante do cristianismo, pois o cristianismo é uma realidade humana que esta sempre em constante mudança e o Espírito Santo nos capacita para participar da salvação dentro da realidade divina.